O que visitar em Curitiba: conheça a capital paranaense em 5 passeios

A capital paranaense já é bem conhecida pelo Brasil afora. Seja pelos seus pontos turísticos que a tornaram conhecida como a “capital verde”, seja pelo trabalho descontraído e próximo do público de sua prefeitura nas redes sociais, o fato é que Curitiba merece um momento da sua atenção.

E, se você tiver o privilégio de passar por essa cidade tão peculiar e repleta de cultura, separamos 5 passeios indispensáveis para quem não sabe o que visitar em Curitiba, mas que quer conhecer a cidade e aproveitar o que há de melhor por lá. Confira a lista!

1. Jardim Botânico

jardim botânico Curitiba

Um dos maiores cartões postais da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba é um ponto turístico que definitivamente não pode faltar na sua lista de lugares para conhecer. Sua estufa metálica tem projeto arquitetônico inspirado nos grandes salões de vidro ingleses e abriga em seu interior diversas espécies de plantas nacionais.

o que fazer em curitiba - passeios

Além da estufa que ilustra os cartões postais, o Jardim Botânico de 245.000 m² também conta com diversas trilhas para andar ao ar livre, como o Jardim das Sensações, e o Museu Botânico Municipal, que conta com uma vasta  coleção de orquídeas. A entrada é gratuita e o funcionamento é de segunda a domingo, das 6h às 20h durante o verão, e das 6h às 19:30min durante o inverno.

2. Viagem de trem pela Serra do Mar

Viagem de trem em Curitiba

A viagem de trem pela Serra do Mar é outro passeio que não pode faltar na listinha que vai vai visitar a capital paranaense. O trajeto passa por diversos bairros, cidades e pontos históricos, mostrando algumas das vistas mais incríveis da região. A viagem dura cerca de 3h e, ao final, se tem a possibilidade de descer em Morretes, uma cidadezinha próxima à Curitiba e que encanta por sua tranquilidade e aconchego.

Passeio de trem pela serra do mar em Curitiba

Os passeios acontecem de segunda a domingo e os valores variam de acordo com a empresa turística e de acordo com o pacote – que vai do econômico ao mais luxuoso.

3. Centro Histórico

Curitiba - Centro Histórico

Também chamado de Setor Histórico ou Largo da Ordem, o Centro de Curitiba é uma região repleta de cultura e que remonta a história da cidade com sua arquitetura de época e ruas estreitas. Com diversos bares, restaurantes, museus, galerias, teatros e casarões preservados, o centro da cidade é parada obrigatória para quem desejar fazer uma imersão cultural em Curitiba.

Centro Histórico de Curitiba

Dentro os espaços para visitar, indicamos a Mesquita de Curitiba (Imam Ali ibn Abi Talib), o Museu da Fotografia – Solar do Barão, o Bar do Alemão, a Praça Tiradentes e o Memorial de Curitiba.

4. Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Também conhecido como Museu do Olho e projetado por Oscar Niemeyer, o espaço é parada obrigatória, visto que é um dos mais conhecidos monumentos arquitetônicos do país. E, além da chance de ver de perto uma obra de um dos maiores arquitetos do Brasil, o Museu Oscar Niemeyer também oferece o que projete: muita cultura e arte.

Curitiba Museu Niemeyer

Além das diversas mostras que acontecem simultaneamente, o MON, como também é conhecido, conta com oficinas e cursos abertos ao público e espaço para café e lazer. O museu fica aberto para visitações de terça a domingo, das 10 às 18h. Os ingressos custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 para quem é estudante, professor, doador de sangue ou pessoas com necessidades especiais.

5. Parque Tanguá

Parque Tanguá Curitiba

O Parque Tanguá é um dos maiores e mais bonitos de Curitiba. Localizado em uma região de pedreiras e com uma área de 235.000 m², o espaço conta com mirante para ver o pôr do sol, jardim em estilo francês e um espelho d’água que tornam o local esplêndido. Como se não bastasse, o espaço ainda conta com um belo lago e um túnel nos rochedos, que possibilita sua travessia. O parque é ideal para passar o dia em contato com a natureza e aproveitando uma vista incrível.

Curitiba Parque Tanguá

 

Pronto! Agora você já sabe o que visitar em Curitiba. Não deixe esses passeios de fora da sua lista. E se você já tiver ido viajar para lá, conte para gente: qual foi seu passeio favorito na capital paranaense?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *