Tudo sobre as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro

As Olimpíadas são sempre muito esperadas no mundo todo, principalmente entre os amantes de esportes. Para os brasileiros que esperam quatro anos para participar do evento (ou mesmo para acompanhar pela televisão), este ano está com um sabor especial: os jogos olímpicos serão realizados no Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto. Confira as nosso guia especial e saiba tudo sobre as Olimpíadas 2016.

Rio 2016: a primeira sede sulamericana

A escolha do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016 entrou para a história. Afinal, esta será a primeira vez que um país sulamericano receberá os jogos olímpicos. Será também a terceira edição realizada no hemisfério sul (depois de Melbourne 1956 e Sydney 2010).

A tocha olímpica é nossa!

Olimpíadas 2016 - Rio

E como não pode deixar de ser, a tocha olímpica, um dos principais símbolos dos jogos, também virá ao nosso país. O revezamento da chama percorrerá mais de 300 cidades brasileiras até o dia 4 de agosto, quando retornará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura do evento.

Durante o percurso, mais de 12 mil pessoas terão a oportunidade de segurar a chama e carregá-la por cerca de 200m. Acompanhe o calendário e saiba quando o revezamento passará pela sua cidade.

Quais são os esportes olímpicos?

Nas Olimpíadas de 2016, serão realizadas competições de 28 esportes, divididas em 42 modalidades esportivas.

A edição brasileira contará com a adição de dois novos esportes, escolhidos pelos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI): o rugby de 7, que está fazendo a sua estreia em jogos olímpicos, e o golfe, que retorna após 112 anos de ausência.

Estrutura Olímpica

Para acomodar o megaevento, serão utilizadas 35 arenas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. Apenas as competições de futebol serão realizadas fora do Rio, com partidas em Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.

Conheça algumas das instalações:

Vila Olímpica Rio 2016

Vila Olímpica - Rio 2016

A Vila Olímpica é o local onde os atletas e as equipes técnicas ficarão hospedados no período entre os treinos e as provas. Localizada na Barra da Tijuca, a Vila possui 31 prédios espalhados em sete condomínios, totalizando 3.604 apartamentos. A capacidade de hospedagem é para 17.900 pessoas.

No local, as delegações terão acesso a restaurantes, quiosques, área de recreação, academia, clínica médica e centro religioso. Além disso, contarão com serviços como correios, bancos, salão de beleza, café, floricultura e lan house. É uma cidade completa apenas para os atletas!

Parque Olímpico

Parque Olímpico - Rio de Janeiro

Palco das principais competições, o Parque Olímpico possui entre as suas instalações a Arena Olímpica do Rio, o Parque Aquático Maria Lenk, o Centro Olímpico de Tênis e as Arenas Cariocas 1, 2 e 3.

O Parque sediará 16 modalidades olímpicas: basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis.

Complexo Esportivo de Deodoro

 

Complexo esportivo de Deodoro

Nesse complexo serão realizadas as competições de Basquete, Canoagem Slalom, Ciclismo (BMX e Mountain Bike), Hipismo (Salto, Adestramento e CCE), Hóquei sobre Grama, Pentatlo Moderno, Rugby e Tiro Esportivo. As 11 modalidades acontecerão em algumas das instalações do complexo, como a Arena de Deodoro, o Centro Nacional de Hipismo e o Parque Radical do Rio.

Próxima parada: Rio 2016

Agora você já sabe tudo sobre as Olimpíadas 2016  e está pensando em participar dessa celebração ao esporte, mas, antes, é preciso lembrar uma coisa: é muito importante se preparar com antecedência!

Além de se preocupar com hospedagem e transporte, você também precisará adquirir ingressos para assistir às competições. Os bilhetes estão à venda no site oficial das Olimpíadas Rio 2016, com preços que vão de R$20 a R$1.200.

E, é claro, se você ainda não conhece o Rio de Janeiro, a viagem é uma ótima oportunidade para aproveitar os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa – um destino muito procurado o ano inteiro.

Já está com as malas prontas? Comente o que você espera dos Jogos Olímpicos do Rio!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie