• Menu
  • Menu
Lençóis Maranhenses

Lençóis maranhenses: quando ir, como chegar e mais!

Os lagos azuis cristalinos em meio a planícies de areia branca fazem dos lençóis maranhenses um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Então, não é difícil se encantar pela região, já que, apesar de termos um litoral extenso, os lençóis maranhenses são um dos poucos desertos brasileiros. Em suma, um local com características únicas e extremamente fascinante.

Por isso, no post de hoje eu trouxe informações sobre os lençóis maranhenses e dicas práticas para quem deseja conhecer e aproveitar o melhor deste paraíso nordestino!

Onde ficam os Lençóis Maranhenses?

Os lençóis maranhenses são uma extensa região desértica no litoral oriental do estado do Maranhão, a cerca de 260km da capital São Luís. A área tem mais de 150 mil hectares.

Apesar do clima desértico, que sofre influência da região do Cerrado, em determinadas épocas do ano afloram lençóis freáticos a partir do subsolo, formando imensas lagoas límpidas na superfície de areia.

O deserto e a lagoas ficam compreendidos dentro dos limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, sendo uma área protegida e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Lençol Maranhense
Fonte: Freepik

Quando ir aos Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses tem duas estações bem demarcadas: entre fevereiro e maio, período de chuvas intensas; de junho a janeiro, período de seca.

Portanto, quem deseja aproveitar as praias de água doce da região deve descartar o primeiro semestre, mas também evitar o fim do ano, pois a seca faz as lagoas praticamente desaparecerem por volta de novembro.

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é entre junho e setembro: período em que a chuva já parou e as lagoas ainda estão cheios, tornando as paisagens mais bonitas e a diversão garantida.

Como chegar aos lençóis?

Há várias maneiras de chegar aos Lençóis Maranhenses tendo como base algum dos três municípios vizinhos: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Para os turistas que vêm de outras regiões do Brasil, há voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, entre outras cidades, até a capital do Maranhão, São Luís.

Ademais, partindo de São Luís, há algumas opções. São elas:

  • 240 km até Santo Amaro (de carro, van ou micro-ônibus)
  • 260 km até Barreirinhas (carro, van ou micro-ônibus)
  • 260 km mais uma 1 hora de barco até Atins.

carros autorizados (no estilo Jeep com tração 4×4 e snorkel) podem entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Entretanto, várias empresas especializadas oferecem rotas, mas também é possível fazer os passeios privativos.

Lençol Maranhense Pôr do Sol
Fonte: Freepik

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?

O melhor da viagem aos Lençóis Maranhenses é conhecer as dunas, curtir as lagoas e assistir ao magnífico pôr do sol nas planícies de areia.

Além disso, os pontos mais populares entre os turistas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita (ambas em Barreirinha), a Lagoa da Andorinha e a Lagoa Gaivota (que ficam em Santo Amaro) e a Lagoa Tropical (em Atins).

Então, para quem vai se hospedar em hotel, resort ou pousada (há dezenas na região), uma boa pedida é dar um pulo também nas cidadezinhas e vilarejos próximos para conhecer a cultura local e provar a culinária típica.

Conclusão

Enfim, os Lençóis Maranhenses são um destino brasileiro imperdível! Daqueles que todo mundo deveria ir uma vez na vida para se maravilhar com as belezas construídas pela natureza!

Então, bora colocá-lo na sua lista de viagens? 🙂

Mas antes de partir para a aventura, veja como organizar sua mochila para conseguir levar tudo o que você precisa!

Júlia Burg

Jornalista em aventura no marketing digital, redatora de conteúdo e viajante nas horas vagas. Morei um ano e alguns meses em Londres, capital da Inglaterra, e conheci uma porção de lugares incríveis. Agora quero dividir todas as minhas experiências com vocês! :)

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.