• Menu
  • Menu
Onde ficar em Buenos Aires

Onde ficar em Buenos Aires: os melhores bairros

Se você está planejando uma escapada para a capital dos nossos hermanos argentinos, precisa saber onde ficar em Buenos Aires e descobrir, antes de embarcar, quais são os melhores bairros.

A principal cidade da Argentina tem alguns bairros considerados zonas hoteleiras, que são o Centro, a Recoleta, Palermo, San Telmo e Puerto Madero, além de várias outras menores que também oferecem boas opções de hospedagem para diferentes tipos de viajantes.

Definir onde você vai ficar influencia tanto a sua experiência durante a visita, por conta do entorno e das atividades que você pode fazer a pé, quanto o orçamento da viagem, que depende não só do valor da diária do hotel, mas também do quanto você vai gastar em deslocamento.

Onde ficar em Buenos Aires: definindo o que é mais importante para você

Sempre que falamos em dicas de viagem destacamos a importância de considerar aqueles que são os fatores mais importantes para você. Ainda que existam pontos em comum entre a grande maioria dos turistas, o que funciona para um pode não ser adequado para outro.

Então, antes de escolher onde ficar em Buenos Aires, é preciso definir suas prioridades: você quer estar perto das principais atrações turísticas, ou de algumas delas especificamente ou não se incomoda de caminhar? Seu foco está em economizar na hospedagem, encontrando um local simples que seja apenas para dormir, ou você quer investir em um hotel luxuoso que proporcione uma experiência de hospedagem incrível? Sua viagem também será para conhecer a vida noturna local ou você prefere a calma e tranquilidade de um bairro residencial?

Essas e outras perguntas são importantes para entender que tipo de viajante você é, e o que espera da sua experiência na Argentina. Quando estiver claro aquilo que é fundamental para tornar a sua viagem inesquecível, vai ficar mais fácil escolher onde ficar em Buenos Aires. Dito isto, vamos conhecer um pouco mais dos principais bairros para ajudá-lo a escolher aquele que mais combina com o seu estilo.

Melhores bairros para ficar em Buenos Aires

O fato de muitos países não exigirem o visto de brasileiros inspira muitas pessoas a conferirem as belezas que cercam aquela localidade. Entre os que fazem parte do Mercosul, a Argentina tem muitas opções de divertimento, e para extrair o melhor da experiência o turista busca saber o melhor lugar onde ficar em Buenos Aires.

Devido à diversidade cultural que a cidade apresenta, vários bairros contam com características marcantes e atrativos que com certeza despertarão o interesse de pessoas dos mais variados estilos de vida e personalidade. Tenha certeza de que não falta o que fazer em Buenos Aires!

Para descobrir o bairro que mais combina com você, não deixe de conferir as dicas disponíveis nos tópicos a seguir.

Centro

Ficar hospedado no Centro pode ser interessante para agilizar a viagem. Pela localização, chegar em qualquer outra parte de Buenos Aires será fácil tanto de  metrô quanto de carro ou a pé. As hospedagens por ali costumam ser bastante em conta, e também é possível conhecer museus e uma importante parte histórica da cidade.

Bastante movimentado durante o dia, inclusive por trabalhadores e moradores que se deslocam para resolver a vida, o Centro pode ser mais deserto e pouco seguro durante a noite.

Recoleta

A Recoleta costuma ser o bairro recomendado para ficar em Buenos Aires quando se visita a cidade pela primeira vez. É bem verdade existem muitos pontos turísticos por ali, como o cemitério que é considerado um dos mais bonitos do mundo, Floralis Genérica, Basílica de Nuestra Señora del Pilar, livraria El Ateneo Grand Splendid, Centro Cultural Recoleta, Museu Nacional de Bellas Artes, Biblioteca Nacional, Plaza Francia, além do Museu Evita, que conta a trajetória dessa grande mulher argentina.

Mas a verdade é que o bairro, em si, já é uma grande atração: com arquitetura belíssima, e ruas que inspiram longas caminhadas, a Recoleta é pura poesia. Ali, também, ficam os hotéis mais bem avaliados (e caros) da cidade, mas não se deixe inibir: há opções para todos os bolsos.

Se um dos seus requisitos em relação a onde ficar em Buenos Aires é estar perto de tudo, escolha a Recoleta.

Palermo

Considerado o maior bairro da cidade, e certamente o mais badalado, Palermo é dividido de maneira não oficial em várias outras partes menores, como Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Chico, Palermo Alto, Palermo Botánico, Palermo Nuevo, Viejo e Las Cañitas.

Descolado e com uma vida noturna variada e bastante ativa, é um importante polo gastronômico da cidade e conta com um grande número de parques. Em Palermo você encontra bares, restaurantes e hotéis sofisticados, para quem não está tão preocupado em seguir o planejamento financeiro da viagem, além de lojinhas de todos os tipos.

A vida noturna tem muitas opções que se estendem até bem tarde – é preciso programar como será o retorno para casa, já que a região não tem muitas estações de metrô e fica um tanto distante do Centro.

Palermo também foi o bairro do importante líder socialista Che Guevara, e abriga a Universidade Tecnológica Nacional e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA).

San Telmo

San Telmo é o mais antigo bairro de BUenos Aires, e provavelmente são essas as ruas que inspiram as imagens e referências que muitas pessoas têm da cidade. Antiga zona nobre da cidade, é repleta de casarões históricos que vem dividindo a paisagem com novos bares, restaurantes e hotéis, que aos poucos vão trazendo mais modernidade e movimento para a região.

Ideal para quem busca uma experiência bem semelhante ao que os argentinos vivem no dia a dia, San Telmo é um bairro mais calmo nos dias de semana (que alguns viajantes podem achar até calmo demais). Nos outros dias, é um bom lugar para conhecer uma típica casa de tango, antiquários, galerias de arte e lojinhas descoladas, e a Feira de San Telmo, que acontece aos domingos e deixa o bairro completamente lotado.

É um dos bairros mais baratos para se hospedar, e ainda que não tenha uma estação de metrô própria, há outras próximas que são possíveis de alcançar caminhando um pouco.

San Telmo também abriga a famosa estátua da personagem Mafalda, criação do artista argentino Quino, e fica bem próximo do bairro La boca, onde fica o famoso El Caminito e o estádio do Boca Juniors.

Puerto Madero

Área portuária de Buenos Aires, Puerto Madero tem armazéns, fábricas e galpões recuperados que são vizinhos de prédios modernos e hotéis de grandes redes. A revitalização deste bairro deu origem a um dos lugares mais modernos e caros da cidade, com uma arquitetura que impressiona e tem seus adeptos.

É ideal para os turistas que não se incomodam em fazer deslocamentos quase que exclusivamente de carro, pois não há muito o que fazer por lá além dos restaurantes e do porto em si, e também para executivos que estão na cidade a trabalho.

Caso esteja à procura de um lugar luxuoso para curtir sua lua de mel, não perca as opções que o bairro Puerto Madero oferece. A localidade apresenta muita modernidade, é próxima a Casa Rosada, é cercada de lindas vistas para serem contempladas, e, por ser à beira-mar, dispõe de restaurantes com deliciosos pratos frescos.

Onde ficar em Buenos Aires

Durante a leitura deste artigo você conheceu algumas opções de onde ficar em Buenos Aires considerando atrações culturais, arquitetônicas, variedade de restaurantes, vida noturna e tipos de hospedagem. Faça uma boa pesquisa antes de reservar seu local preferido, e procure fazer tudo isso com o máximo de antecedência, garantindo assim preços melhores.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas do seu ciclo possam conhecer e conferir as maravilhas de Buenos Aires.

*Com a colaboração de Júlia Burg.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *