14 pontos turísticos de Porto Alegre que você precisa conhecer!

A capital do Rio Grande do Sul é uma das cidades mais importantes do país, com rica cultura, várias opções de lazer e diversos locais que valem a pena visitar. Se você está pensando em passar uns dias na capital dos gaúchos, então confira a nossa lista com 14 pontos turísticos de Porto Alegre essenciais para aproveitar o que a cidade tem de melhor. Afie o seu gauchês e aproveite as nossas dicas tri legais!

Pontos turísticos em Porto Alegre para quem ama cultura:

Porto Alegre (ou Porto, para quem já conhece a cidade) é muito rica em roteiros culturais, museus, casas de cultura, teatro, cinemas, livrarias… Enfim, a cidade é ótima para quem adoro viagens culturais. Abaixo você confere alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre nesse aspecto.

1 – Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Perfeito para crianças e adultos, o MCT-PUCRS tem como missão “gerar, preservar e difundir o conhecimento”. E o museu faz exatamente isso através de suas exposições interativas, com experimentos e atrações que deixam você dentro do aprendizado – unindo assim diversão e conhecimento.

Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

Fonte: Reprodução/Facebook

O local possui completa infraestrutura, pessoal qualificado, guias especializados e inúmeras exposições e experimentos de diversas áreas do conhecimento. No museu são permitidas visitas agendadas de terça a quinta-feira, das 9 às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 21h. No site do MCT-PUCRS você confere informações completas sobre horários, atrações e preços.

2 – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)

Com um acervo de mais de 3.600 obras que datam desde meados do século XIX até os dias atuais, o Margs traz o trabalho de artistas gaúchos, brasileiros e também internacionais. Abrangendo as mais diversas áreas das artes visuais (pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, fotografia, arte digital, design e muito mais), o museu conta com mais de 60 anos de história e, não à toa, é o maior do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil.

Museu de arte do RS - MARGS

Fonte: Site do Governo do Rio Grande do Sul

Ou seja, quem ama navegar pela história através de obras de arte e verdadeiras relíquias de artistas do passado terá um prato cheio no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. E não só admirando o que o lugar tem em seu interior, mas também o exterior do prédio de quase 5.000m² que traz uma arquitetura imponente e belíssima. Mais informações (como horário de visitação, localização e até um tour virtual) no site do MARGS.

MARGS Porto Alegre

Fonte: Wikipedia

3 – Fundação Iberê Camargo

Inaugurada em 1995, a Fundação tem o objetivo de preservar e celebrar a obra desse que foi um dos maiores artistas brasileiros do século XX. Além disso, a Fundação Iberê Camargo busca incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Fundação Iberê Camargo POA

Fonte: Marilia Fontana

Em seu acervo estão mais de 7 mil obras na categoria Artística (desenhos, guaches, gravuras e pintura) e Documental, que conta com mais de 20 mil catálogos sobre a carreira de Iberê, entre recortes de jornais e revistas, fotografias, correspondências, cadernos de notas e matrizes.

O espaço traz ainda diversas exposições e organiza oficinas, encontros e visitas – tanto para estudantes das mais diversas áreas/esferas quanto para o público geral. A Fundação fica aberta de terça-feira a domingo, do 12h às 19h, com entrada gratuita (mais informações no site da Fundação Iberê Camargo).

Iberê Camargo Porto Alegre

Fonte: Reprodução/Facebook

4 – Theatro São Pedro

Um dos maiores ícones não só da cultura porto-alegrense, mas de todo o Rio Grande do Sul: esse é o Theatro São Pedro, fundado em 1858. Além do teatro propriamente dito (onde as maiores apresentações cênicas e musicais do país encantam inúmeras pessoas), ele ainda conta com o Multipalco (com espaços voltados para diversos segmentos da Arte) e o Memorial Theatro São Pedro, onde a história do teatro mais antigo da cidade é apresentada através de fotografias, registros de jornais e relíquias.

Theatro São Pedro Porto Alegre

Fonte: Theatro São Pedro

Com uma ampla programação de peças em exibição (que você pode conferir no site do Theatro São Pedro), o espaço abriga também a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, criada em 1985. Sempre primando pela criatividade e inventividade, a orquestra executa obras de repertório histórico, da música popular brasileira e também contemporânea. Por fim, o São Pedro, como é conhecido, já encanta logo à primeira vista com sua arquitetura elegante no estilo neoclássico. Parada obrigatória para quem ama um belo e rico teatro!

Teatro em Porto Alegre

Fonte: Theatro São Pedro

5 – Casa de Cultura Mário Quintana

Inicialmente um dos hotéis mais populares de Porto Alegre, durante as décadas de 30, 40 e 50, desde os anos 90 o espaço é utilizado como uma casa de cultura – nomeada em homenagem a um dos maiores poetas gaúchos. E cultura é o que não falta nesse espaço: cinema, teatro, apresentações musicais, exposições, bibliotecas, cafés, livrarias e mais!

Casa de Cultura Mário Quintana

Fonte: Wikipedia

E como boa parte dos pontos turísticos de Porto Alegre, a Casa une cultura e beleza arquitetônica. O projeto foi concebido para construir aquele que na época era o maior edifício da capital gaúcha e surpreendeu a todos com sua arquitetura arrojada: ocupar os dois lados da Travessa Araújo Ribeiro com dois blocos interligados por grandes passarelas. Além disso, a pintura em um tom rosado ajuda a completar o visual.

Casa de Cultura POA

Fonte: Wikipedia

Para curtir e conhecer a cidade

Depois de absorver a cultura que Porto Alegre tem a oferecer, nada melhor do que aproveitar a cidade em si – suas ruas, estabelecimentos, conhecer seu povo, enfim, viver a capital dos gaúchos de fato. Abaixo você confere pontos onde pode fazer tudo isso!

6 – Mercado Público

Em tempos de compras online e shopping centers, o Mercado Público de Porto Alegre é um resquício de tradição e história bem no coração do Centro da cidade. No Mercado você encontra vários produtos (alguns exclusivos) em uma fusão de aromas, cores, texturas e gostos – desde erva-mate até carne para o churrasco, há de tudo um pouco no mercado.

Mercado Público de Porto Alegre

Fonte: Wikipedia

Com mais de 140 anos de histórias, reformas e revitalizações, o Mercado Público é parada quase obrigatória para quem quer conhecer não apenas um dos cartões postais da capital do RS, mas também viver o clima da cidade e a hospitalidade dos gaúchos – e, de quebra, conferir muita beleza arquitetônica.

Mercado de Porto Alegre

Fonte: Editorial J

7 e 8 – Usina do Gasômetro e o Pôr do Sol no Guaíba – Aqui você pode aproveitar para conhecer duas das atrações principais de Porto Alegre: a Usina do Gasômetro e o Pôr do Sol no Guaíba – que, dizem, não é igual a nenhum pôr do Sol de qualquer outro lugar. Dentro da antiga usina de energia à base de carvão você aproveita um centro cultural; e do lado de fora um belo gramado com vista para o Guaíba.

Gasômetro Porto Alegre

Wikipedia

E enquanto você está lá curtindo um típico final de tarde porto-alegrense, nada melhor do que conferir o pôr do Sol no Guaíba batendo um papo com a gauchada e conhecendo melhor os costumes, hábitos e gostos da cultura do Rio Grande do Sul.

Pôr do Sol no Guaíba - Porto Alegre

Fonte: Cidade Baixa Hostel

9 – Parque Moinhos de Vento

Porto Alegre é muito conhecida por seus parques e espaços ao ar livre, e o Parque Moinhos de Vento – popularmente conhecido como Parcão – está entre os principais.

Parque Moinhos de Vento

Fonte: Wikipedia

Além, claro, de muito espaço para você passar uma tarde com os amigos, o Parcão ainda conta com áreas de jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Já a criançada pode aproveitar os equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

Parcão Porto Alegre

Fonte: PortoAlegre.Travel

10 – Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção ou somente Redenção, não é apenas patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre – ele é quase o quintal dos porto-alegrenses. Na Redenção você encontrará uma extensa área verde e arborizada com lagos, espelho d’água, fonte luminosa,  38 monumentos (como o simbólico Monumento ao Expedicionário) e muito espaço para passar um domingo lagarteando ao Sol, como dizem os gaúchos.

Parque Farroupilha - Porto Alegre

Fonte: Wikipedia

Além de tudo que um ótimo parque ao ar livre precisa ter, o local conta também com diversas outras atrações: um parque de diversões infantil, passeios de trenzinho e pedalinho, playgrounds, minizoológico, orquidário e, aos sábados, a Feira Ecológica. Quem gosta de lembrancinhas e fazer compras em geral vai adorar o Brique da Redenção (uma feira popular com diversas bancas de artesanato, alimentos, antiguidades e mais) e o Mercado do Bom Fim, com lojas de conveniências e bares.

Redenção Porto Alegre

Fonte: Wikipedia

Aproveite a vida noturna de Porto Alegre

Além de muita cultura e belos locais, a capital do Rio Grande do Sul também conta com vários pontos atrativos para quem não dispensa uma boa balada ou barzinho. Com tantas opções propícias para uma noite divertida com os amigos ou sozinho, fica difícil citar todas – por isso, abaixo você conhece mais sobre duas das principais.

11 e 12 – Padre Chagas e Cidade Baixa – Essas opções se destacam porque elas podem interessar diferentes tipos de públicos. Na Rua Padre Chagas você encontra uma grande variedade de restaurantes, lojas, cafés, bares e pubs com um perfil mais sofisticado e intimista. Parada ideal para quem prefere passeios mais requintados e variados.

Vida Noturna em Porto Alegre

Fonte: Jornal do Comércio

Já a Cidade Baixa é considerada o principal bairro boêmio da cidade. Ele é cheio de casas noturnas, restaurantes, bares, pubs, cafés e lojas (tudo com os mais variados estilos, faixas de preço e perfis de público). Andando pelas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo – algumas das mais populares -, você com certeza encontrará um lugar para se divertir.

Noite em Porto Alegre

Fonte: Zero Hora

A capital dos amantes de futebol

Por fim, quem adora futebol tem um prato cheio ao visitar Porto Alegre: com dois dos maiores clubes do mundo (Grêmio e Internacional), a capital conta também com dois estádios de primeiro mundo.

13 e 14 – Estádio Beira-Rio e Arena do Grêmio – Além de conferir uma grande partida de futebol, você pode aproveitar a infraestrutura moderna e qualificada desses estádios. Garantindo muito conforto para seus visitantes, tanto a Arena quanto o Beira-Rio possuem opções gastronômicas, estacionamento, camarotes e museus contando suas histórias de conquistas. Além disso, claro, vale a visita para admirar a arquitetura e beleza de ambos os estádios e as festas proporcionadas pelas torcidas.

Beira Rio em Porto Alegre

Arena do Grêmio em Porto Alegre

Fontes: Facebook/Reprodução

Gostou das dicas? Agora você já tem um roteiro completo, variado e, pode apostar, divertido e prazeroso para curtir o que Porto Alegre tem de melhor a oferecer! Complete nossa programação com aqueles lugares que você morre de vontade de conhecer (como, por exemplo, a Estátua do Laçador), e vá curtir Porto comendo um churras, tomando um chimas e sendo feliz uma barbaridade!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Um comentário :| sobre “14 pontos turísticos de Porto Alegre que você precisa conhecer!”

  1. Benny disse:

    Belas dicas, e também legal a primeira foto.

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie