Angra dos Reis: bonita por natureza

O Rio de Janeiro não possui apenas uma cidade maravilhosa. Angra dos Reis, dona de uma enorme beleza natural, tem se tornado um ponto forte e muito frequentado do turismo brasileiro. Os colonizadores portugueses descobriram suas 365 ilhas em 1502 e, desde então, suas praias e reservas ambientais permanecem quase intocadas. Localizada entre o Rio e São Paulo, Angra é privilegiada por ser uma mistura de litoral e serra. Além disso, é vizinha de cidades como Paraty e Rio Claro, que também atraem turistas devido a preservação da arquitetura colonial.

 

Atrações Naturais

De praias à quedas d’água, a regra da cidade é agradar aos mais variados públicos. A área litorânea é uma das mais belas de todo o Brasil, e é ideal para mergulhos e prática de esportes aquáticos. Duas das maiores ilhas de Angra dos Reis são a Ilha Grande e a Ilha da Gipóia.

A Ilha Grande é um dos destinos mais procurados de todo o estado do Rio de Janeiro. É repleta de belas praias: as praias da Grumixama, da Cachoeira, da Ilha dos Macacos, de Jaconema e do Bananal, por exemplo. A última é a mais visitada pelos turistas, sendo considerada a mais linda do lugar. Lá, as alternativas de lazer mais procuradas são os mergulhos e as trilhas, favorecidas pela paisagem nativa. Outras opções para se divertir na ilha são a pesca e os passeios de barco. A estrutura do local é excelente, contando com diversos restaurantes, bares, lojas, hotéis e pousadas.

Praia de Grumixama em Angra dos Reis
Praia de Grumixama

A Ilha da Gipóia é a segunda maior de Angra dos Reis, trazendo uma mistura perfeita de tranquilidade e agitação. A Praia das Flechas é ideal para o descanso, com um mar calmo e transparente. As águas são propícias para banho e para passeios de caiaque. Já a Praia Grande é mais selvagem do que as outras da região, atraindo surfistas e esportistas durante toda a alta temporada. Outras praias, como a de Jurubaíba, da Piedade e do Calhau, também são indicadas para pesca, prática de esportes náuticos e caminhadas. São destinos ótimos para quem quer entrar em contato com a natureza.

Praia de Jurubaíba em Angra dos Reis
Praia de Jurubaíba

Angra dos Reis também conta com uma extensa lista de trilhas, unidades de preservação ambiental, quedas d’água, cavernas e grutas. A maior parte dessas atrações é aberta o ano inteiro e não possui custos para a visitação (embora algumas exijam roupas especiais, transporte particular e agendamento prévio).

 

Programações culturais

As atrações culturais de Angra dos Reis são variadas, com festas e celebrações de diversos gêneros. A Festa do Divino é a mais tradicional e popular da região. Ela acontece desde meados do século XVIII , com notáveis manifestações das culturas portuguesas e africanas. A festa teve seu apogeu durante o ciclo do ouro, sendo realizada até os dias de hoje. A data é variável (acontece cerca de cinquenta dias depois da Páscoa). Outro festival da região é a Festa do Peixe, que promove a pesca e o turismo regional através da gastronomia. Além de reunir diversos restaurantes locais, também ocorrem shows e feiras de artesanato.

Embora frequentemente lembrada apenas pela beleza de suas praias, a cidade é dotada de um riquíssimo acervo patrimonial, com muitos edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os prédios mais belos e visitados são aqueles em estilo colonial, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e algumas igrejas, como a Igreja de Santa Luzia, a Igreja da Piedade e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As ruínas do convento de São Bernardino de Sena e o convento do Carmo de Angra dos Reis também são destaques entre as construções religiosas. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa possui um museu com várias peças importantes da arte sacra.

Igreja da Piedade
Igreja da Piedade

Para quem quer fazer compras, o Angra Shopping Center, o Shopping Piratas e o Shopping Verolme são os lugares mais indicados. O Centro de Artesanato José Ricardo Magalhães é ideal para quem procura peças de arte típicas da região ou lembranças da viagem.

 

Gastronomia e hospedagem em Angra dos Reis

A gastronomia de Angra dos Reis é influenciada, também, por outros estados. A culinária mineira é muito presente nos restaurantes locais, como no Restaurante Fogão de Minas. Para quem prefere os frutos do mar, o Barítimo Restaurante é ideal. Os turistas podem contar com diversas opções, dos cafés, sorveterias, pizzarias e pastelarias aos restaurantes mais refinados.

As opções de hospedagem também são diversas, indo das pousadas mais baratas até villas exclusivas, em ilhas e praias particulares. Uma das melhores casas de luxo em Angra dos Reis fica em uma pequena península na Ilha da Gipóia, com vista para o mar, churrasqueira e equipamentos para esportes aquáticos. As mansões possuem de quatro a nove quartos, e podem acomodar até dezoito pessoas.

 

Mais informações sobre pontos turísticos

Para informações mais completas sobre a disponibilidade de cada ponto turístico e o que é necessário para visitá-los, acesse o site www.turisangra.com.br ou ligue para (24) 3367-7826.

One thought on “Angra dos Reis: bonita por natureza

  1. Conheci Andra dos Reis ano passado e adorei o lugar, tanto que pretendo voltar em breve para explorar melhor a região. Estou pesquisando pontos turísticos e pousadas em Andra para minha próxima viagem.

    Adorei as dicas, mais as atrações culturais e menos as praias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *