Bonito (Mato Grosso do Sul): pontos turísticos que você precisa conhecer!

Gruta em Bonito-MS

Fonte: Belezas Naturais

Uma das cidades mais belas do Brasil, Bonito, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, é repleta de atrações turísticas e muita beleza natural – afinal, o nome da região não é mera coincidência. Cheia de lagos, cavernas e rios com águas cristalinas e formações de tirar o fôlego, o município é garantia de uma viagem inesquecível e apaixonante para quem curte roteiros na natureza.

Se deu vontade de fazer as malas e se mandar para Bonito, não deixe de conferir nossa lista com cinco atrações imperdíveis!

1 – Rio da Prata

Pessoas nadando no Rio da Prata em Bonito-MS

Fonte: Bonito Pantanal

Para os amantes do ecoturismo, o Rio da Prata é um prato cheio. Com um passeio que se inicia próximo ao município vizinho de Jardim, é possível praticar flutuação desde a nascente do rio – quando ainda é chamado de Olho D’água. A flutuação dura cerca de 1h40, mas como é preciso se deslocar até a região e também realizar treinamentos com guias especializados e conhecer algumas trilhas (tudo isso geralmente é incluso no pacote de empresas de turismo), a dica é reservar ao menos uma tarde só para esse roteiro.

O grande atrativo do Rio da Prata é a sua diversidade de vida marinha. Da região toda, ele é o que possui o maior número de espécies de peixes, tem águas com ótima visibilidade e é bastante raso, assim é possível observar os animais bem de perto e com muita clareza. Como na flutuação você se deixa levar pela correnteza, a sensação é de estar dentro de um aquário natural em pleno contato com a vida marinha!

2 – Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Fonte: Rio Formoso

A próxima dica é um verdadeiro cartão postal de Bonito que inclusive é conhecido internacionalmente e já foi até cenário para filmes: a Gruta do Lago Azul. Administrada pela prefeitura, ela proporciona uma vista estonteante de como a ação da natureza durante 60 milhões de anos pode produzir um ambiente incrível. Após uma descida – que é bastante íngreme, então esteja preparado para isso – você chega à gruta.

Repleta de formações rochosas como estalactites e estalagmites, a caverna impressiona por si só e parece ter saído direto de um filme. Mas o melhor mesmo fica em seu interior, com um lindo lago. Ele tem profundidade indefinida – o máximo explorado até hoje foi cerca de 90 metros -, e conta com águas cristalinas que, com a incidência da luz, ganham um tom azulado impressionante.

É garantia de fotos incríveis – pode apostar que nenhum retoque será necessário. Uma curiosidade interessante é que já foram encontrados fósseis de dois animais pré-históricos dentro do lago.

E para conhecer o Lago Azul em seu estado mais bonito, vai uma dica: visite no período da manhã, entre dezembro e janeiro, pois assim o ambiente recebe o máximo de luminosidade (e a água fica muito azul). E vale também lembrar que durante o passeio não é permitido mergulhos; esse é um roteiro contemplativo.

3 – Aquário Natural

Aquário Natural em Bonito-MS

Fonte: TripAdvisor

Trilhas, piscina, conhecer mais sobre a fauna e a flora local e, principalmente, praticar flutuação são as atrações mais marcantes do Aquário Natural. Se o Rio da Prata se destaca pela sua diversidade e extensão do percurso, a flutuação feita no Rio Baía Bonita é mais voltada para quem busca tranquilidade em um trajeto curto. Justamente por isso, é bastante indicada para quem nunca praticou a atividade antes.

Como o rio conta com as águas mais cristalinas de toda a região, a experiência de estar em uma espécie de aquário no meio da natureza é ainda mais marcante. Além disso, o percurso de aproximadamente 900 metros é não leva muito tempo e também é possível percorrê-lo em um barco.

4 – Abismo das Anhumas

Abismo das Anhumas em Bonito-MS

Fonte: Viagem & Turismo

Mas não é apenas de momentos para admirar a beleza da natureza que Bonito é feita. A região também tem atrações para quem gosta de turismo radical e a principal delas é justamente o Abismo das Anhumas. Nele é possível praticar rapel, mergulho e também flutuação para relaxar um pouco.

Sem dúvidas a maior atração é o rapel: você desce por uma pequena fenda no solo com aproximadamente três metros; depois você vê uma incrível caverna submersa surgir diante de seus olhos. Então são mais aproximadamente 70 metros de descida e, ao fim dela, você está em um grande lago.

Já no lago é possível fazer um passeio de barco, mergulho e flutuação – essas duas últimas opções são ótimas pois permitem visualizar a formação rochosa submersa. É um roteiro essencial para quem gosta de atividades que unam adrenalina com locais paradisíacos.

5 – Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras em Bonito-MS

Fonte: TripAdvisor

Quem não adora um bom banho de cachoeira? Nesse parque você conta com sete cachoeiras, cada uma com um estilo bem próprio – há opções mais calmas, perfeitas para crianças, e outras mais altas e volumosas, para quem gosta de se aventurar. Além de se banhar, é possível:

  • fazer trilhas;
  • ver quedas d’água e grutas;
  • descer de tirolesa;
  • aproveitar piscinas naturais;
  • e caminhar por uma passarela suspensa de madeira, no meio da vegetação.

Agora você já sabe o que precisa conhecer quando visitar Bonito, com suas principais atrações turísticas e roteiros imperdíveis. Perfeita para conhecer muita beleza natural e entrar em contato com a mãe natureza, essa viagem sem dúvida será inesquecível!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie