6 países para fazer intercâmbio na Europa

Viajar é uma grande oportunidade de crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Conhecer novos lugares, pessoas, culturas e diferentes formas de ver o mundo agrega qualidade de vida a quem viaja. E cada vez mais viajar não é somente sinônimo de lazer, mas também de trabalho e estudo: segundo a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), mais de 230 mil brasileiros fizeram intercâmbio somente no ano passado.

Também está pensando em sair por aí desbravando o mundo? Então veja abaixo dicas de seis países que são ideias para quem busca conhecer lugares interessantes na Europa.

 

França

Famosa pela sua culinária, tradição na moda e seus museus e pontos turísticos, a França é um dos destinos preferidos dos brasileiros. O berço da democracia moderna e da Torre Eiffel apresenta uma ótima oportunidade para quem busca uma viagem rica em cultura e aprendizado, além de aprender uma língua diferente do inglês. A capital Paris, além de museus, cafés e outras opções culturais, tem algumas das principais instituições de ensino do mundo. E se você busca trabalho no exterior, o país da igualdade, liberdade e fraternidade tem outra vantagem: intercambistas têm permissão para trabalhar na França com visto de turista!

 

Inglaterra

A terra da Rainha e do futebol é uma das melhores opções se você quer  aprimorar o seu inglês. Apesar de ser um pouco mais caro do que outros destinos, o país compensa pela oportunidade de viver uma das culturas mais ricas do mundo e estudar em grandes instituições de ensino, como a Universidade de Cambridge, por exemplo. Para driblar – com o perdão do trocadilho – os preços elevados de aluguel em Londres, procure outras cidades da zona metropolitana da capital inglesa.

 

Alemanha

Assim como a França, a Alemanha permite que intercambistas mantenham um emprego no país; ou seja, se você busca adicionar “experiência internacional” ao seu currículo, considere fortemente uma viagem para a Alemanha. Além de chopp e chucrute, você também vai poder experimentar a vivência de uma cultura baseada em disciplina, respeito e compromisso. Outras vantagens são a sua ótima infraestrutura – e não somente na capital Munique – e a proximidade com outros países da Europa (como Áustria, Holanda e Dinamarca) numa rápida viagem de trem.

 

Irlanda

Baixo custo de vida, muita produção cultural, facilidade em conseguir o visto e equilíbrio entre qualidade de ensino e entretenimento: bem-vindo a Dublin, capital da Irlanda. Esse é um destino que tem atraído um número cada vez maior de brasileiros que querem praticar seu inglês e fazer intercâmbio em um país que alia qualidade de vida com preços acessíveis.

 

Portugal

Caso você não se arrisque muito no inglês ou outras línguas estrangeiras, mas ainda assim quer ter a experiência de morar na Europa, então faça o caminho inverso de nossos descobridores e passe alguns meses em Portugal. Além da capital Lisboa, outras cidades, como Porto, são ótimas opções por terem boa bagagem cultural e preços mais baratos do outros destinos europeus. Além disso, várias universidades portuguesas disponibilizam bolsas de intercâmbio para estudantes brasileiros.

 

Espanha

Um dos destinos favoritos dos brasileiros, a Espanha se destaca pelo seu clima agradável, cultura rica e povo acolhedor. O intercâmbio no país tem como uma das vantagens o aprendizado do espanhol, um dos cinco idiomas mais falados do planeta, e a disponibilidade de cursos de especialização e pós-graduação. As cidades mais procuradas são Madrid e Barcelona, que, apesar de terem um custo de vida mais alto, possibilitam uma grande experiência de vida, além de muitas opções de lazer e entretenimento.

Agora que você já conhece alguns dos lugares mais bacanas para se viajar na Europa, é só fazer as malas e #partiu intercâmbio. Escolha bem o seu destino, levando em conta quais seus objetivos, o que deseja aprender e, claro, quanto pode investir nesse projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *