• Menu
  • Menu
Viajar para Europa

O que você precisa para viajar para Europa? Documentos e investimento

Você vai viajar para a Europa, mas ainda está perdido no planejamento não tem ideia do que precisa providenciar?

Diferente dos Estados Unidos, os países da Europa não exigem visto prévio para viagens a turismo. Mesmo assim, você precisa ter alguns documentos regularizados com antecedência antes de viajar. Outra providência importante é fazer uma reserva financeira para cobrir todos os custos envolvidos na viagem.

Me acompanha aqui porque vou explicar em mais detalhes o que você precisa para viajar para Europa e não passar nenhum aperto!

Quais os documentos necessários para viajar para Europa?

Veja a lista de documentos que você precisa providenciar antes de embarcar para a Europa:

Passaporte

O passaporte válido é o documento mais importante para quem vai viajar para Europa. Ele é emitido pela Polícia Federal pelo custo de R$ 275,25 (valor de 2020).

Detalhe importante: para você pode entrar em qualquer país da Europa, seu passaporte tem que estar válido por pelo menos 90 dias depois da data de retorno. Por isso, cheque a data de expiração antes de programar a viagem e renove o documento se estiver perto de vencer!

Passagem de retorno

Se você vai viajar para Europa a turismo, terá que apresentar a passagem de volta no setor de imigração quando chegar ao país de destino.

Conforme o Tratado de Schengen, você pode ficar no máximo 3 meses com visto de turista no país (carimbado no passaporte na imigração mesmo). Então, a data da sua passagem de volta tem que respeitar este limite.

Outros documentos

Muitos turistas são questionados pelo fiscal da imigração qual é a intenção da viagem, onde pretendem ficar e se tem condições para manter seus custos durante a viagem.

Por isso, esteja preparado para mostrar documentos como:

  • reservas de hospedagem;
  • carta-convite (se for ficar na casa de um amigo ou familiar);
  • comprovações financeiras (extrato bancário, limite de cartão de crédito, cartão ou dinheiro em espécie).

Veja como utilizar o Visa Travel Money (cartão pré-pago) para levar seu dinheiro de forma segura!

E o seguro viagem?

Nem sempre o fiscal da imigração pede para o turista apresentar este documento. Porém, ele está previsto como obrigatório para viajar para Europa pelo Tratado de Schengen.

O seguro viagem deve cobrir até 30 mil em gastos com consultas ou internação hospitalar caso o turista precise usar serviços médicos na Europa.

Quanto custa viajar para Europa?

O custo de uma viagem para a Europa depende de vários fatores:

  • duração da viagem;
  • custos por temporada (os valores de passagens e outros gastos costumam ser mais caros em algumas épocas, como verão e Natal);
  • tipo de estadia (você vai ficar em hotel? Hostel? Airbnb? Ou tem casa para se hospedar?)
  • transporte interurbano e entre países (viajar de ônibus, trem e companhias aéreas de baixo custo pode sair mais em conta);
  • custos com alimentação, ingresso para entrar em atrações e outras compras.

Porém, as autoridades na Europa exigem que você tenha em média 70 euros para cada dia de viagem. Além disso, este valor multiplicado pelo número de dias de viagem é o que você deve apresentar na imigração se for solicitado.

Conclusão

Aqui eu trouxe o básico do que você precisa para viajar para Europa. Mas é claro que esta lista pode variar dependendo do seu perfil de viagem, ok?

Enfim, espero que tenha te ajudado! 🙂

Então, veja agora como calcular seus gastos, quais os documentos para quem vai levar crianças e mais dicas de turismo em nosso Guia de Viagem.

Júlia Burg

Jornalista em aventura no marketing digital, redatora de conteúdo e viajante nas horas vagas. Morei um ano e alguns meses em Londres, capital da Inglaterra, e conheci uma porção de lugares incríveis. Agora quero dividir todas as minhas experiências com vocês! :)

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.