6 lugares para conhecer na Serra Gaúcha durante o inverno

Um dos roteiros mais procurados pelos turistas durante a estação mais fria do ano fica no sul do Brasil: a Serra Gaúcha. O inverno é a alta temporada do turismo no Rio Grande do Sul, quando visitantes são atraídos principalmente pelas baixas temperaturas, que não são comuns nos outros estados. Confira o nosso guia de lugares para conhecer na Serra Gaúcha e se apaixone pelas belezas do Sul!

viagem para serra gaúcha

 

As belas cidades da Serra Gaúcha

Você provavelmente já ouviu falar de Gramado e Canela, os principais destinos turísticos da região. As cidades são belíssimas e você certamente terá muito o que fazer em Gramado e Canela – mas, além dessas, também recomendamos que você conheça outras cidades da região.

A Serra é separada em dois núcleos turísticos: a Região das Hortênsias, onde estão Canela, Gramado e Nova Petrópolis, e o Vale dos Vinhedos, onde ficam Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. E o melhor é que as duas regiões são muito próximas, por isso vale programar um roteiro de alguns dias para aproveitar tudo o que a Serra Gaúcha tem a oferecer em ambos os núcleos.

E para garantir que a sua viagem seja ainda mais perfeita, indicamos alguns dos principais lugares para conhecer na Serra Gaúcha neste inverno. Confira:

 

1 – Lago Negro, Gramado

lago negro - serra gaúcha

Fonte: Casais sem filhos

Um dos principais locais para passeios na Serra Gaúcha, o Lago Negro é daquelas paisagens que encantam à primeira vista. Seu nome é inspirado na Floresta Negra, da Alemanha, de onde foram importadas as mudas de árvores plantadas no local. O lago verde escuro, com águas profundas e cercado por natureza, compõe um cenário perfeito para caminhadas e trilhas.

lago negro - gramado

Fonte: CVC

Mas a maior atração do Lago Negro são os pedalinhos em forma de cisne, que permitem desbravar os mais de 17 mil metros quadrados do lago. Depois do passeio, você ainda poderá fazer uma parada para degustar as delícias gastronômicas do local – em especial, o famoso e delicioso chocolate de Gramado!

 

2 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves

vale dos vinhedos - serra gaúcha

Fonte: Enjoy Wine

Lindas paisagens verdes cobertas de parreiras, com casas de estilo colonial e degustação de bom vinho? Tudo isso você encontra no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. São mais de 30 vinícolas espalhadas pela região que oferecem uma experiência única para os apaixonados por vinho.

bento gonçalves - serra gaúcha

Fonte: Turismo Bento

Geralmente, as visitas são guiadas e, portanto, devem ser agendadas com antecedência. Mas com certeza vale a pena! No site do Vale dos Vinhedos você encontra tudo sobre as vinícolas, as atividades e as taxas cobradas pelos passeios.

 

3 – Parque das Cascatas, São Francisco de Paula

parque das cascatas - serra gaúcha

Fonte: Foto Novak

Procurando o que fazer na Serra Gaúcha em uma viagem relaxante? O Parque das Cascatas, em São Francisco de Paula, pode ser o refúgio que você busca. O nome já diz tudo: o local é repleto de cascatas com quedas que chegam a sete metros de altura. O que encanta mesmo nesse lugar é a natureza preservada, o que faz dele um destino mágico.

parque das cascatas rs

Fonte: Trekking RS

O parque é equipado com estrutura para receber visitantes e hóspedes, que podem se acomodar tanto nos belíssimos chalés e apartamentos ou optar por acampar no local. Mas como o inverno gaúcho é muito frio (especialmente na Serra), indicamos desfrutar das casinhas com lareira. No site do Parque das Cascatas você encontra todo o tarifário e as atrações locais.

 

4 – Snowland, Gramado

Snowland - Gramado

Fonte: CVC

A Serra Gaúcha é conhecida pelo frio, mas também pela neve, que de vez em quando resolve dar as caras por lá. Mas se você quer aproveitar um verdadeiro passeio de inverno, recomendamos o parque Snowland, onde há neve o ano inteiro! Esse é o primeiro parque do gênero na América do Sul, então certamente vale a visita.

Snowland - Parque de Neve

Fonte: Guia Viajar Melhor

O Snowland tem mais de 18 atrações em Gramado para você aproveitar na montanha de neve, como snowboard, patinação e esqui. E não se preocupe se você nunca praticou nenhuma dessas atividades: lá são oferecidas aulas e todos os equipamentos necessários para a sua segurança e diversão. Além disso, visite o Vilarejo Alpino, um ambiente inspirado nos Alpes Suíços. Compre o seu passaporte para a Snowland e aproveite um passeio para a família toda!

 

5 – Parque do Caracol, Canela

cascata caracol - RS

Fonte: Joaquim Nery

Um dos maiores cartões-postais de Canela, e da Serra Gaúcha como um todo, é a Cascata do Caracol, que fica localizada no parque de mesmo nome. É um verdadeiro paraíso de beleza natural, cercado de vegetação ecológica e diversas trilhas.

Canela - Serra Gaúcha

Fonte: Guia Viajar Melhor

O legal é que existem formas de observar todo o visual que este local tem a oferecer. Uma delas é o elevador panorâmico, que permite ver todo o parque de cima de uma torre de 30m. Já os bondinhos aéreos do Parque da Serra possibilitam ainda um passeio com paradas em estações espalhadas pelo parque, entre elas um mirante para ver a cascata bem de perto.

 

6 – Cânion Fortaleza, Cambará do Sul

Cânion Fortaleza - RS

Fonte: RZ Turismo

Por último, mas de forma alguma menos importante, uma das mais fantásticas paisagens do Sul do Brasil: o cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, cidade que fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este é o maior cânion da região e seus enormes paredões proporcionam uma vista de tirar o fôlego!

Cânions Serra Gaúcha

Fonte: Turismo Cambará

O acesso ao local é feito pelo Parque Aparados da Serra, onde também existem outros cânions, como o Itaimbezinho. Para chegar ao Fortaleza é necessário fazer uma trilha de cerca de uma hora – mas a vista lá de cima certamente compensa todo o esforço!

Essas são as nossas dicas de lugares para conhecer na Serra Gaúcha neste inverno. Se possível, vá com bastante tempo disponível, pois você ainda encontrará uma variedade de atrações e pontos turísticos por lá e não vai querer voltar tão cedo!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie