• Menu
  • Menu
Dinheiro e Cartão de Crédito para Viagem

Como levar dinheiro em viagens?

Uma das principais dúvidas dos viajantes estrangeiros diz respeito a como levar dinheiro em viagens. Além do dinheiro em espécie (que pode ser dólar, euro ou a moeda local), os cartões de crédito e os cartões de viagem do tipo travel money, existem também as contas digitais internacionais, que ultimamente vêm sendo a escolha de muita gente.

Como sempre, todas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e não existe uma única resposta correta, que seja uma escolha absoluta. Além do seu estilo como viajante, é preciso considerar também as características do seu destino.

Por exemplo: existem casos em que a localidade não possui uma vasta quantidade de caixas eletrônicos, ou então que a reposição de dinheiro nas máquinas acontece apenas uma vez a cada uma ou duas semanas. Assim, se antes mesmo de viajar você já souber que existe a possibilidade de recorrer ao caixa e não conseguir fazer um saque, tem como se programar para deixar o dinheiro em espécie para o pagamento das experiências que não aceitam cartão nem moeda estrangeira.

Neste artigo vamos falar sobre as principais maneiras de como levar dinheiro em viagens para você conseguir comparar, escolher e montar uma solução personalizada para as suas necessidades.

Dinheiro em espécie

Como levar dinheiro em viagens

Como levar dinheiro em viagens em espécie tem como função cobrir pequenos pagamentos, como uma gorjeta, um lanche rápido ou uma corrida de táxi, por exemplo, você não precisa exagerar na quantidade. Mas, para evitar surpresas e “perrengues”, é conveniente já chegar ao destino com um pouco de dinheiro no bolso, mesmo que você pretenda converter um valor maior lá mesmo por conta do câmbio.

Assim, uma boa estratégia é pesquisar as casas de câmbio na sua cidade (lojas físicas e também sites que fazem entrega em casa) e escolher a que oferece o melhor valor. Fique atento, pois a variação pode ser bem grande! A melhor moeda para levar dinheiro em viagens vai depender do seu destino: você pode levar dólares, euros e a moeda local, considerando sempre o que vai ser mais vantajoso para você. Lembre-se que a compra de moeda estrangeira em espécie é tributada em 1,1% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Independentemente da quantidade de dinheiro em espécie que for levar, tome cuidado: não guarde tudo no mesmo lugar, utilize o cofre do hotel e guarde o dinheiro na doleira (aquelas bolsinhas especiais para armazenamento de dinheiro em viagens e também documentos, que ficam por dentro da roupa) quando for sair para passear. Seja precavido para não ter dores de cabeça.

Pochete para levar dinheiro na viagem

Como levar dinheiro em viagens: Cartão de crédito

Durante muito tempo, os cartões de crédito foram a primeira opção do viajante no exterior. Além da praticidade e da conveniência, os cartões são seguros, podem gerar pontos, cashback e milhas. São amplamente aceitos e uma excelente maneira de cobrir emergências e imprevistos que podem acontecer com qualquer um.

Por outro lado, a conversão dos pagamentos em cartão no exterior está entre as opções mais caras. O IOF cobrado para cada operação é de 5,38%, e ainda podem acontecer muitas surpresas ruins, visto que nem sempre o valor pago na transação é o que será cobrado quando houver o fechamento da fatura.

Isso acontece porque cada instituição cobra uma sobretaxa, chamada de ágio ou spread, em cima do câmbio oficial definido pelo Banco Central, sem contar a variação da taxa cambial que pode acontecer durante o período da viagem.

Ou seja: o cartão de crédito ainda é uma opção muito importante para o viajante estrangeiro, mas deve ser preferencialmente utilizado para cobrir emergências e gastos que não estavam previstos inicialmente.

Cartão de Crédito

Recomendações úteis para o uso de cartão de crédito em viagens internacionais

  1. Solicite ao banco o desbloqueio do cartão pelo período específico da viagem, e inclua um ou dois dias a mais no final desse período. Assim, se você tiver qualquer problema com voos atrasados ou cancelados, poderá contar com o cartão para cobrir esses gastos.
  2. Anote o número do cartão que você irá levar na viagem, incluindo o código de segurança, o mês e ano de validade, e deixe esses dados com alguém de confiança que não fará a viagem junto com você. Caso você perca o cartão, seja roubado ou furtado, essas informações serão necessárias para realizar o bloqueio de novas compras. Se preferir, você pode enviar esses dados para si mesmo por e-mail.
  3. Faça um seguro de viagem e confira atentamente os limites, a cobertura, as regras e exceções. Não esqueça de anotar todos os dados e telefones de contato. Você também pode enviar esses dados para si mesmo por e-mail, para tê-los sempre a salvo.

Contas digitais multimoeda e internacionais

Bem parecidas com as contas internacionais, as contas digitais multimoedas permitem que você guarde e movimente dinheiro em mais de uma moeda estrangeira, basta que você tenha saldo disponível para isso. A Wise é uma das mais conhecidas, e vem facilitando muito a vida dos viajantes que buscam praticidade, segurança e principalmente agilidade nas movimentações financeiras.

Já a conta Nomad concentra suas operações exclusivamente em dólar, mas o grande diferencial é ser livre de anuidades e taxas de ativação. Em nosso artigo completo sobre o assunto você encontra detalhes sobre essas duas opções que vão ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Envio e saque pela Western Union

Conhecida como uma das empresas mais seguras e tradicionais quando o assunto é enviar e receber dinheiro do exterior, a Western Union permite fazer depósitos na moeda local em uma de suas agências, pelo site ou aplicativo, e saque na moeda do país onde o destinatário está.

Por exemplo: você pode fazer um depósito em reais na conta e alguém fazer um saque em dólares nos Estados Unidos ou em libras em Londres. Também é possível fazer esse mesmo procedimento para si mesmo, caso em que você insere seus dados tanto como remetente quanto como destinatário.

Uma das vantagens é que além das agências próprias, a Western Union têm pontos de saque em locais variados, como pequenos comércios, agências bancárias e loterias.

Travel Money

Visa Travel Monay

Muitas casas de câmbio oferecem cartões do tipo travel money, que funcionam como um tipo de cartão pré-pago. Você faz o depósito de uma quantia determinada e depois pode utilizar na viagem como se fosse um cartão de débito comum.

Nesse caso também há a incidência do IOF de 5,38%, assim como no cartão de crédito, mas sem os benefícios de acumular pontos, cashback ou milhas. A principal vantagem é o controle de gastos, que pode ser bom para o caso de crianças e adolescentes, por exemplo. É possível fazer recargas mesmo no exterior, e alguns caixas eletrônicos permitem o saque da moeda em espécie.

O mais conhecido é, sem dúvidas, o Visa Travel Money. Em alguns casos pode haver vantagens interessantes, como quando a solicitação é feita por correntistas do Banco do Brasil. Confira nosso artigo sobre o VTM para saber tudo sobre o assunto.

Agora que você já conhece as principais opções de como levar dinheiro em viagens, pode estar se perguntando: “Como eu levo dinheiro para…” e inserindo seu destino no final da pergunta.

A melhor maneira de responder essa questão é pesquisar bastante sobre os locais por onde você irá passar, e fazer um planejamento financeiro mínimo dos seus gastos. Além das passagens, da hospedagem e dos custos com alimentação, não esqueça de incluir os passeios, a locomoção no dia a dia, as lembrancinhas e os pequenos gastos, como gorjetas, um sorvete no meio da tarde ou uma garrafinha de água. Ao final do período, eles podem somar uma quantidade significativa de dinheiro.

Thais Marconatto

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *