Conheça a República Tcheca

A República Tcheca é um país do leste europeu como poucos: livre, culturalmente rico e aconchegante. Seus castelos e pequenas casinhas de madeira mais parecem o cenário de conto de fadas. Pelas ruas, músicos e artistas alegram as cidades e seus moradores.

Desde 1993 independente da Eslováquia e desde 1989 liberta do regime comunista, a República Tcheca é uma nação com costumes muito ocidentais. Possui 12 monumentos inclusos na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. A cena artística da cidade é de vanguarda e serve de exemplo a muitos outros países – Praga é sua cidade mais agitada em todos os aspectos.

Além de linda, a cidade de Praga – capital do País – possui o título de capital cultural da Europa desde 2000. Lá você encontrará representações da arquitetura gótica que quase nenhuma outra região no mundo possui, como igrejas e castelos, incluindo o magnífico Castelo de Praga, situado na Colina Hradcany, local onde a cidade foi fundada, e que hoje funciona como a residência presidencial oficial.

Ainda em Praga, como um ponto turístico alternativo, você encontra o Lennon Wall, uma parede inteira grafitada com homenagens a John Lennon. Em 08 de dezembro de 1980, data em que o músico foi assassinado, um grupo de fãs resolveu homenagear o ex-Beatle registrando infinitas mensagens no muro. Na época, a atitude poderia ser punida com prisão; hoje em dia, o Lennon Wall é visto como uma manifestação à paz. Para visitá-lo, basta ir até Velkopřevorské náměstí, no bairro de Mala Strana, Centro. A Ponte Carlos, que liga Praga a Cidade Velha, é na opinião de muitos a ponte mais bonita do mundo. Toda construída em pedra no ano de 1357, a ponte tem 516m de comprimento, 10m de largura e, de um lado, a Catedral de San Nicolas, em Malá Strana, e, do outro, o Portão da Pólvora (uma torre gótica considerada uma das mais bem preservadas do mundo) e um emaranhado de casinhas históricas.

Cesky Krumlov, ao sul do País, encontra-se na região da Boêmia do Sul, e é hoje uma das maiores representantes da arquitetura medieval renascentista, barroca e gótica do mundo. Seu centro é circundado pelo rio Vltava, uma visão impressionante. Além disso, carros são proibidos por lá, o que permite uma apreciação sem obstáculos. Seu Castelo principal, construído no séc. XII, chega a ser pitoresco. A cidade é um Patrimônio Histórico da Humanidade, segundo a Unesco, bem como a cidade de Kutna Hora, que após grande crise econômica, ainda mantém seus monumentos intactos. Um deles é a Catedral de Santa Barbara, próxima ao centro da cidade. Uma visita certamente surpreendente.

Informações Úteis sobre a República Tcheca

A variação de clima na República Checa não é extrema e, em geral, as temperaturas se mantêm temperadas. No inverno neva e é possível esquiar; no verão, as temperaturas quentes permitem pouca roupa.

Não existem vôos para República Tcheca diretos do Brasil, mas as melhores opções são as conexões Londres, Frankfurt, Amsterdã, Lisboa, Madri ou Roma.

Para visitar a Rep. Tcheca como turista não é necessário visto graças a um acordo bilateral entre os governos. Um passaporte comum válido por 6 meses é o suficiente.

Com relação ao Brasil, o fuso horário é de +4h.

A moeda local é a Coroa Tcheca (Kouna Ceská) – equivalente a R$0,10 reais – e o euro.

O idioma oficial é o Tcheco, mas fala-se muito inglês.

Telefones Úteis

  • Bombeiros: 150
  • Serviço de Primeiro Socorro médico: 155
  • Polícia: 158
  • Polícia Municipal: 156

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2019 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie