Florianópolis e Ubatuba são Muito Mais do que Praias!

O que Esconde Florianópolis?

Quando o assunto é natureza, Florianópolis esbanja beleza por todos os lados. Sim, há as praias – Joaquina, com seus picos de surfe; Jurerê, com baladas sofisticadas; Campeche, com suas redes de vôlei, o Riozinho e a ilha homônima logo em frente; a Ilha de Anhatomirim – as lagoas – da Conceição e a do Leste – e o Ribeirão, só para citar alguns desses lugares. Mas a terra dos “manezinhos” vai muito além, com seu Centro Histórico, praças, teatros e museus. Mas, se engana quem já está cansado das praias de Florianópolis e acha que a ilha se resume só a isso.

No Centro Histórico, por exemplo é possível conhecer um pouco da história da cidade, apenas observando a arquitetura dos imóveis e as curvas dos monumentos. A bela Catedral Metropolitana, por exemplo, começou como uma pequena igreja em 1678, e teve ao longo das décadas o crescimento da vila em sua volta.

Na Fortaleza de Anhantorim, em Baía Norte, é possível ver um pouco do que sobrou das lembranças da invasão espanhola de 1777.  Desde 1979 o local é administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. A imponência das fortificações chama atenção de quem vista o local. A mistura de vários estilos, desde o oriental ao barroco, faz com que os visitantes recordem que a cultura brasileira é uma mistura de várias culturas. Por menos de R$10 os visitantes podem entrar no local e ver os canhões de perto. A vista para o mar é incrível!

Para quem gosta de conhecer de perto a arte local, uma passagem obrigatória é a Casa da Alfândega. Em um prédio lindo e bem iluminado, que guarda a arquitetura de 1875, é possível conhecer e comprar por preços acessíveis, peças de artesanato feitas com cerâmica até palha, feitas por artesões locais. As cores e os formatos fazem com que toda a arte seja uma lembrança da ilha. A Casa da Alfândega fica no centro da ilha (Av. Cons. Mafra, 141) e funciona em horário comercial, inclusive aos sábados até 13h. Vale a pena conhecer o local, em meio ao descanso das praias.

O que Esconde Ubatuba?

Com certeza, Ubatuba é um dos poucos lugares em que a natureza conseguiu se manter no estado de SP. São mais de 100 praias em Ubatuba espalhadas e muitas ilhas deslumbrantes, como a Ilha de Prumirim, que guarda uma vista paradisíaca que faz os visitantes duvidarem por um instante que estão tão próximos da capital.

Para quem gosta de ecoturismo Ubatuba é o lugar certo para se visitar. No local, existem trilhas de diversos níveis de dificuldade, desde as mais radicais como a que leva ao Pico do Corcovado até mais fáceis, que levam de uma praia à outra. Animais silvestres ainda se escondem no local se aproximam com curiosidade. Aliás, quando o assunto é diversidade ecológica, os mares das praias de Ubatuba tomam a frente no estado. Tartarugas Marinhas e Baleias são vistos com certa frequência visitando os banhistas. Uma ótima pedida é fazer um passeio de barco até as ilhas próximas. Para os amantes dos animais, uma parada obrigatória é o Aquário. No local é possível conferir de perto o lindo trabalho de preservação das tartarugas marinhas e sustentabilidade no Projeto Tamar.

Para quem quer dar um tempo nas praias, talvez seja interessante visitar a Casa da Farinha. O local é um antigo engenho de álcool e açúcar da Fazenda Picinguaba construída no final do século passado. O engenho foi reformado nos anos 80 para ser utilizada novamente por trabalhadores locais. No local, há rodas d’água e ferramentas rústicas importadas da Inglaterra, feitas de madeira e ferro fundido.

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie