Grand Central Terminal, em Nova York

O Grand Central Terminal, também conhecido como Grand Central Station, é o terminal de trens com maior número de plataformas já construídas no mundo tudo: ao todo, são quarenta e quatro delas, distribuídas no nível superior e inferior. Ele fica em Nova York, bem no centro de Manhattan, na 42nd Street com a Park Avenue. Além de atrair mais de cento e vinte mil usuários por dia, também é um belíssimo ponto turístico. No enorme edifício, ainda existem diversas lojas e trinta e cinco restaurantes diferentes, prontos para atender clientes com os mais variados gostos.

grand-central-station

Neste ano, o local completa seu centésimo aniversário. Por isso, seu calendário está cheio de eventos especiais e exibições. Se irá visitar Nova York, não deixe de conferir as belezas do Grand Central Terminal. Saiba aqui mais um pouco sobre esta famosa atração de Manhattan.

História

Embora o Grand Central Terminal tenha sido inaugurado em 1913, já existiram outros terminais ferroviários no local anteriormente. O primeiro foi contruído em 1871 e chamava-se “Grand Central Depot”. Ele funcionou até 1889, quando a estação foi inteiramente reformada e expandida, recebendo o nome de “Grand Central Station”. A edificação do prédio conhecido hoje começou em 1903, sendo concluída apenas em 1913. Seu estilo em Beux-Arts pouco sofreu alterações. A reforma mais significativa ocorreu em 1996, e manteve o ponto fechado por cerca de dois anos.

O que ver e fazer no Grand Central Terminal

O Grand Central Terminal é incrível em todos os seus detalhes, que se estendem pela imponente fachada e pelas plataformas. Portanto, antes de entrar, não deixe de admirar as belas estátuas de Hércules, Minerva e Mercúrio, feitas pelo artista francês Jules-Alexis Coutan, que ficam na entrada sul. Entre elas fica um enorme relógio, que completa a fachada clássica de colunas. Depois disso, é hora de ver o terminal por dentro. Lá, além do Main Concourse – o Salão Principal -, existem diversas atrações diferentes, como o Kissing Room e a Whispering Gallery.

Quando estiver no Salão Principal, não deixe de explorá-lo. As escadarias, os belos candelabros e as enormes janelas (de vinte e três metros de altura) compõem um ambiente lindo – que explica sua aparição em diversas produções hollywoodianas, como em “Os Vingadores” e até mesmo na animação “Madagascar”. Não deixe de observar também o grande relógio dourado de quatro lados, que fica sobre a central de informações. Outra grande atração do Main Concourse é o seu teto: nele, foram pintadas as constelações do zodíaco invertidas. O artista Paul Helleu fez mais de duas mil estrelas, sendo sessenta delas iluminadas por fibras ópticas.

Salão Principal do Grand Central Terminal.

Salão Principal do Grand Central Terminal.

O Kissing Room, chamado também de Biltmore Room, fica localizado abaixo do Bank Of America. Antigamente, a área do banco fazia parte do Biltmore Hotel, e era lá onde celebridades, políticos famosos e soldados desembarcavam dos trens e encontravam suas esposas e namoradas. Já a Whispering Gallery é bem curiosa: ela permite que, em extremidades opostas, as pessoas consigam escutar os sussurros umas das outras. Também não deixe de visitar o New York Transit Museum Gallery & Store, que conta com interessantes exposições temporárias e uma loja de souvenires. Ele abre todas as quartas-feiras, das oito da manhã às oito da noite.

O Grand Central Terminal pode ser um ótimo lugar para quem deseja fazer compras. São mais de sessenta lojas presentes no edifício. Dentre elas, destacam-se as de marcas famosas, como a Apple Store, a Banana Republic, a M.A.C e a L’occitane. Também é possível encontrar souvenires no local.

Apple Store no Grand Central Terminal

Apple Store no Grand Central Terminal

Onde comer

São diversas as opções de restaurante no Grand Central Terminal. Porém, o estabelecimento mais antigo e famoso do lugar é Oyster Bar & Restaurant. Nele, os clientes podem escolher entre vinte e cinco tipos de peixes e outros frutos do mar, além de encontrar mais de trinta tipos de ostra. A sua carta de vinhos também é impressionante: são mais de oitenta variedades.

Existem outros ótimos restaurantes, bares e confeitarias. Um deles é o Michael Jordan’s The Steak House N.Y.C, uma churrascaria do astro do basquete Michael Jordan. Quem gosta de doces, não pode deixar de experimentar um cupcake da Magnolia Bakery, conhecida principalmente por causa da série Sex and The City.

Onde fica


42nd Street com a Park Avenue, Midtown East, Manhattan, New York City.

 

Informações importantes

  • O Grand Central Terminal fica aberto das 5h30 da manhã até as 2h da madrugada.
  • A entrada no local é gratuita. Já os tickets para metrô podem variar de acordo com o destino.
  • Para chegar lá de metrô, use as linhas 4, 5, 6, 7 ou S e desça no Grand Central Terminal.
  • Para chegar lá de ônibus, pegue o M1, o M2, o M3, o M4, o M5, o M42, o M98, o M101, o M102, o M104 ou o Q32.
  • Para mais informações sobre eventos ou sobre o local, visite o site oficial do Grand Central Terminal.

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2019 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie