Montevidéu: sete atrações imperdíveis

A capital do Uruguai é, com certeza, uma das cidades mais europeias de toda a América do Sul. Conservando os traços clássicos adquiridos ao longo de sua história, o local foi eleito Capital Ibero-americana da Cultura. A arte e a música estão integradas à cidade, que oferece uma experiência única e nostálgica aos seus visitantes.

Pelas ruas de Montevidéu, o mais recomendado é passear a pé ou de bicicleta, conhecendo as atrações do lugar. Falamos um pouco sobre a cidade e seus principais pontos turísticos em nosso post sobre o Uruguai, mas quem vai viajar para lá pode conhecer diversos outros lugares encantadores. Por isso, fizemos uma pequena lista com sete dicas imperdíveis para quem vai à Montevidéu. Confira!
 

1. Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é uma visita obrigatória para quem vai passar pela capital uruguaia. Ele é o centro da gastronomia da região, então prepare-se: um almoço ou jantar lá deve contar com muito churrasco, vinhos nacionais e sobremesas cheias de doce de leite. Para isso, o prédio antigo é perfeito. É nele que os turistas podem encontrar os melhores cortes de carnes, parrilladas, empanadas e até lojinhas de artesanato. São quatorze restaurantes e outros diversos estandes de produtos típicos.

Mercado del Puerto

Mercado del Puerto

  • Endereço do Mercado del Puerto: Piedras, 237.
  • Funcionamento: todos os dias, do meio dia à meia noite (restaurantes com horários próprios).

 

2. Estádio Centenário

Essa dica é para os fãs de futebol e de cultura. Eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Estádio Centenário foi sede da primeira Copa do Mundo de todos os tempos, que aconteceu em 1930. Ele conta também com um enorme museu dedicado ao esporte, que fala sobre a história de sua construção e dos diversos clássicos que já ocorreram em seus gramados. Para entrar lá, é preciso pagar 100 pesos (o equivalente a $11,00) e pegar um táxi, já que o estádio fica um pouco distante da região central da cidade. O ingresso para quem deseja visitar o museu custa 80 pesos.

Estádio Centenário

Estádio Centenário

  • Endereço do Estádio Centenário: avenida Dr. Americo Ricaldoni, s/n.
  • Funcionamento: o Estádio Centenário abre de segunda à sexta. Já o Museu do Futebol funciona de quarta à sexta, das 10h até as 18h. Sábados e domingos ele pode ser visitado das 10h às 14h30.

 

3. Museu Torres García

No peatonal Sarandí, que abriga diversas livrarias, cafés e lojas, encontra-se também um dos museus mais interessantes de Montevidéu. O Museu Torres García foi fundado em 1949, homenageando um dos artistas plásticos mais famosos do Uruguai. Uma das principais obras de Joaquín Torres García é um mapa invertido da América do Sul, que põe no topo seu tão amado país. Essa imagem é um ícone na região, e estampa desde camisetas até inusitados itens de decoração. Visitantes pagam 70 pesos para entrar.

Museu Torres Garcia

Museu Torres Garcia

  • Endereço do Museu Torres García: Peatonal Sarandí, 683.
  • Funcionamento: de segunda à sábado, o museu abre das 10h às 18h.

 

4. As delícias de Pocitos

Pocitos não é bem um ponto turístico: é um bairro inteiro. Mas visitar suas belas ruas é especial para aqueles que adoram doces, já que o local une algumas das melhores confeitarias do Uruguai. A Pan Caliente merece um destaque pela variedade de produtos oferecidos. São diversas opções açucaradas (como os cupcakes, macaroons, bolos e tortas) e salgadas (que vão dos pães até biscoitinhos). Como o estabelecimento não tem mesas e cadeiras, a praia convida os visitantes a um maravilhoso piquenique a beira do mar.

Pocitos

Pocitos

  • Endereço do Pocitos: J. Benito Blanco, 758.
  • Funcionamento: de segunda à sábado, das 7h30 às 20h.

 

5. Parque Rodó

Famosíssimo entre os moradores de Montevidéu, o Parque Rodó oferece inúmeras opções de lazer. Quem gosta de praticar esportes pode aproveitar as diversas quadras esportivas, espalhadas pelos quarenta e três hectares do parque. Já quem está com crianças ou simplesmente deseja se divertir, pode passar pelo parque de diversões ou pelos pedalinhos do lago. Além disso, ele pode ser um ótimo local para descanso entre os passeios (já que as longas caminhadas podem cansar os mais despreparados).

Parque Rodó

Parque Rodó

  • Endereço do Parque Rodó: entradas pelas avenidas Gonzales Ramirez, Julio Herrera, Sarmiento eou pela rua Dr. Luis Pier.
  • Funcionamento: aberto todos os dias da semana.

 

6. Feira Tristan Narvaja

A Feira Tristan Narvaja já é tradição em Montevidéu: ela acontece há mais de cem anos, todos os domingos. Nesse mercado de pulgas se vende tudo – desde objetos de decoração até especialidades da culinária uruguaia, como parrilladas e empanadas. Em suas barraquinhas, é possível encontrar diversos artigos em couro e souvenires diferentes e criativos. Ao longo da feira, também estão dispostas inúmeras lojinhas de antiguidades, com artigos interessantes por preços bem acessíveis.

Feira Tristan Narvaja

Feira Tristan Narvaja

  • Endereço da Feira Tristan Narvaja: rua Tristan Narvajas, s/n.
  • Funcionamento: todos os domingos, até as 15h.

 

7. Mirador da Intendência de Montevideo

O Mirador é um elevador panorâmico de mais de setenta metros de altura, do qual é possível ver a charmosa cidade de maneira completa. Os tickets de entrada são gratuitos, e devem ser adquiridos no centro de informações ao lado do edifício da intendência. Mas o Mirador não é a única atração do local: seguindo na mesma avenida, ainda é possível ir até a Fuente de los Candados e a Plaza Independencia, além de passar por diversas lojas interessantes.

Mirador da Intendência de Montevideo

Intendência de Montevideo

  • Endereço do Mirador da Intendência de Montevideo: avenida 18 de Julio, na esquina com a rua Ejido.
  • Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 15h30.

 

Hospedagem em Montevidéu

As opções de hotéis e pousadas na cidade são variadas. Confira alguns locais para ficar em Montevidéu.
 

Transporte

Embora vários pontos fiquem próximos e as distâncias possam ser percorridas confortavelmente à pé, é possível contar com um ótimo sistema de transporte público. Para mais informações sobre os ônibus uruguaios, visite o site oficial do SMT, órgão que cuida do transporte metropolitano de Montevidéu. Os táxis também são uma ótima opção: além de mais baratos do que no Brasil, são muito seguros. Você pode ter uma noção dos preços nessa página.

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2019 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie