O que visitar em Praga: 7 lugares que você precisa conhecer

praça central de praga

Fonte: Alma Viajante

A Europa ser um dos destinos mais desejados de todos os viajantes não é nenhuma novidade. O que muitas pessoas não percebem é que nem só de Paris, Roma e Londres vive o Velho Continente – o Leste Europeu é repleto de roteiros incríveis. E entre esses, um que se destaca é a República Tcheca, principalmente a sua capital, Praga. Confira sete lugares imperdíveis para quem quer aproveitar o que a cidade tem de melhor e expandir seus horizontes de viajante!

Para conferir dicas de outras regiões da República Tcheca, clique aqui!

 

1) Old Town Square

O Centro Histórico da capital tcheca, conhecido como Old Town (Staré Mesto), é o ponto inicial perfeito para você começar a desvendar a cidade. Na região, que encanta com sua arquitetura gótica e estilo de cidade medieval (características marcantes em praticamente toda Praga), encontra-se algumas das atrações turísticas mais conhecidas da capital. É essencial conferir a Old Town Square (Staromestské Námestí), a praça da prefeitura que é patrimônio cultural da UNESCO com sua arquitetura imponente e prédios com séculos de história.

praça da cidade velha de rpaga

Fonte: Must See Places

Outra vantagem que você terá por começar a viagem por essa área é a sua localização privilegiada. Seja aproveitando o ótimo transporte público da cidade ou mesmo caminhando (boa parte das atrações turísticas ficam próximas umas das outras), é possível se deslocar com facilidade e rapidez. Além disso, a Cidade Velha ainda é muito rica em vida cultural e também conta com boas opções de comércio e restaurantes.

vista ampla da cidade velha de praga

Fonte: Hotel Sax

 

2) Relógio Astronômico

Na própria Praça da Cidade Velha você já encontrará um dos pontos turísticos mais famosos não apenas da República Tcheca, mas da Europa inteira: o relógio astronômico (Orloj). À primeira vista, ele chama a atenção justamente por seu visual pouco convencional para um relógio. Ele conta com formas geométricas variadas, figuras de apóstolos e caveiras e, claro, um sistema bastante diferente de um relógio convencional.

relógio astronômico de praga

Fonte: Henrique Mouta

Um dos poucos no mundo inteiro a ter esse funcionamento especial, o relógio encanta não apenas pelo seu visual bem peculiar mas também porque, de hora em hora, uma procissão de bonecos de madeira sai do seu interior, entretendo os turistas. Além disso, o próprio prédio em que o Orloj foi construído é uma atração à parte, pois foi construído em 1338 e fez parte da antiga prefeitura da capital tcheca.

relógio astronômico de praga

Fonte: Thousand Wonders

 

3) Ponte Carlos

Uma das construções mais antigas de toda a República Tcheca, a Ponte Carlos (Karlův most) é uma obra datada de 1357 que atravessa o rio Moldava, ligando a Cidade Velha com a Cidade Baixa (área de Praga conhecida por seus restaurantes, hóteis e requinte). Além de sua importância para a vida de quem transita pela capital tcheca – como ela é fechada para carros, se tornou espécie de grande calçadão -, a Ponte Carlos impressiona também, como quase todas as atrações de Praga, por sua arquitetura.

visão da ponte carlos em praga

Fonte: The Journey

Com mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura, a Ponte Carlos é sustentada por 16 arcos. Essa estrutura, juntamente com as suas torres góticas em cada extremidade e as mais de 30 estátuas barrocas espalhadas pela sua extensão, compõem um dos cartões postais mais imponentes da República Tcheca e uma parada obrigatória para quem gosta de arquitetura.

estátuas da ponte carlos de praga

Fonte: Sunday Cooks

 

4) Castelo de Praga

Atravessando a Ponte Carlos se chega à Cidade Baixa e também ao Castelo de Praga (Pražský hrad), um dos pontos turísticos imperdíveis. O local é digno de contos de fadas ou histórias medievais, com arquitetura exuberante e extensão similar a uma pequena cidade – aproximadamente 72,5 mil metros quadrados, o que torna-o o maior castelo do mundo!

castelo de praga

Fonte: Nosso Pequeno Universo

Atualmente o Castelo de Praga é utilizado como a residência do presidente da República Tcheca e, além disso, como um grande complexo cheio de atrações turísticas. Nele estão o Palácio Real de Verão, os Jardins Reais, a Basílica de São Jorge, entre outros pontos que merecem uma visita, como o próximo item dessa lista.

atrações perto do castelo de praga

Fonte: Meus Roteiros de Viagem

 

5) Catedral de São Vito

Dentro da área do Castelo de Praga fica um dos maiores marcos da arquitetura tcheca: a Catedral de São Vito (Katedrála svatého Víta), construída com uma impressionante aplicação do estilo gótico em mínimos detalhes. Toda essa beleza levou tempo para ficar pronta: a obra começou em 1344 e só foi terminada em 1929, após muitas interrupções, especialmente no século XV.

catedral São Vito por fora em Praga

Fonte: Desko.pl

Por fora, a catedral apresenta visual estonteante e, por dentro, conta com muita cultura e história – que vai agradar até mesmo quem não é religioso. Na Catedral de São Vito estão as jóias da Coroa Tcheca, tumbas de santos e antigos reis, pinturas do período medieval, vitrais artesanais e, claro, o próprio estilo gótico da construção.

catedral são vito por dentro em praga

Fonte: Wikipedia

 

6) Teatro Nacional de Praga

Quem ama cultura e belos locais – como se não houvesse dicas suficientes desse tipo nessa lista! – precisa dar pelo menos uma passada pelo Teatro Nacional de Praga (Národní Divadlo). O complexo é um verdadeiro monumento à cultura e à história da República Tcheca, com mais de 130 anos de história representando e solidificando a identidade cultural do povo tcheco.

teatro nacional de praga

Fonte: Jefferson World Trip

O espaço conta com quatro companhias artísticas – Ópera, Drama, Ballet e Laterna magika (uma espécie de teatro não-verbal típico do país) – e quatro palcos, sendo o mais tradicional construído em 1883 e o mais recente em 1983. No Teatro Nacional de Praga se apresentam tanto produções artísticas que remetem a obras clássicas da cultura tcheca, quanto outras contemporâneas.

teatro nacional de praga por dentro

Fonte: Narodni-Divadlo.cz

 

7) Museu Nacional de Praga

Juntamente com o Teatro Nacional, o Museu Nacional de Praga (Národní muzeum) forma os pilares da cultura e da ciência no país – inclusive, ambas as construções foram idealizadas pelo mesmo arquiteto e possuem estilo neorrenascentista. Com quase dois séculos de história (o complexo de edifícios que formam o Museu foi construído em 1818), o local é garantia de proporcionar muita cultura e conhecimento para seus visitantes – por isso, é parada obrigatória para quem gosta desse tipo de roteiro.

museu nacional de praga por fora

Fonte: CI – Central de Intercâmbio

Localizado em uma das principais praças de Praga, a Praça de Venceslau, o Museu Nacional de Praga conta com uma acervo completo e extenso de diversas áreas do conhecimento, e por isso é um dos museus mais visitados da Europa. Ele é dividido em cinco partes: Museu Histórico; Museu de História Natural; Museu da Biblioteca Nacional; Museu de Naprstek Asiático, Africano e Culturas Americana e Museu da Música Checa.

museu nacional de praga por dentro

Fonte: Prague.eu

Com essas dicas do que visitar em Praga, você já tem um ótimo roteiro básico para conhecer algumas das principais atrações que a capital da República Tcheca tem a oferecer. Agora, é só fazer as malas, comprar as passagens e aproveitar a viagem!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie