São Paulo: diversidade, união e muito o que comemorar

De povoado à maior cidade da América Latina: a vila bandeirante virou São Paulo e completa, esse ano, seu 459º aniversário com muitos motivos para festejar.

A cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, é, hoje, o maior centro econômico e cultural do Brasil, acolhendo uma população de mais de 11 milhões de habitantes das mais variadas origens e naturalidades. A criação do município, porém, não dava margem a um futuro tão promissor. Em 1553 doze padres jesuítas, entre eles Manuel de Nóbrega e José de Anchieta, subiram a Serra do Mar a fim de encontrar uma pousada segura para instalar uma igreja e catequizar os índios que aqui viviam, até que construíram um grande colégio no alto de uma colina situada entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí: nascia ali a pequena vila de Piratininga, no dia 25 de janeiro de 1554, dia em que foi rezada a primeira missa do colégio. O nome São Paulo é uma homenagem a conversão do apóstolo Paulo, celebrada também em 25 de janeiro pela Igreja Católica. A vila demorou ainda quase 160 anos para se transformar em cidade em decisão oficial do Rei de Portugal. A partir da inauguração da primeira faculdade da cidade, a faculdade de Direito no largo São Francisco, em 1827, a cidade se tornou o pólo político, social e intelectual do Brasil – títulos que nunca mais mudaram de lugar.

Do período colonial, restam atualmente muitos monumentos, museus e pontos turísticos a serem visitados, a começar pelo próprio Pátio do Colégio, situado próximo ao Vale do Anhangabaú, região onde estão também os incríveis viadutos Santa Efigênia e do Chá, o Teatro Municipal, as Praças da República, da , do Correio e João Mendes, a Catedral da Sé demarcando o marco zero da cidade, o Mosteiro de São Bento, Edifício Copan, a Torre do Banespa, o Largo do Arouche e diversas casas de cultura, com o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Unibanco, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado e etc. Esta região é conhecida como o centro velho da cidade, um aglomerado de referências arquitetônicas que transpiram o clássico e o tradicional. As ruas fechadas para a circulação de automóveis são grandes centros comerciais, como as ruas Direita, do Meio, 25 de Março, Santa Efigênia, Barão de Paranapiacaba, José Paulino e suas dezenas de galerias espalhadas por todas elas.

Centro Antigo

Foto aérea do centro antigo de São Paulo

Mas sem abandonar suas raízes, São Paulo é uma cidade moderna e renovada a cada dia. Segundo o Globalization and World Cities Study Group & Network, é a 14ª cidade mais globalizada do planeta e conta com aproximadamente 180 teatros, 200 museus e centros culturais, 80 shoppings, 13 mil restaurantes e 60 áreas totalmente verdes equilibrando o grande amontoado de concreto observado em todos os cantos. Um de seus maiores cartões postais, a Avenida Paulista, é visitada todos os dias por milhares de turistas que vêm a cidade a passeio ou a negócios. É lá onde está o internacionalmente famoso Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que recebe todos os anos as maiores exposições do mundo dos mais renomados artistas, como Caravaggio, Modigliani, Van Gogh, Picasso e muitos outros. Para os que preferem uma área verde, o Parque Trianon é uma das opções mais queridinhas. Mas além de seus museus, cafés e restaurantes, a avenida por si só já é um espetáculo: imponente e majestosa, resume bem o espírito paulista de uma cidade que não dorme nunca. Para os boêmios, a Rua Augusta é ponto obrigatório. Os melhores bares e casas noturnas da cidade estão lá, e para todos os gostos! De uma ponta a outra, ninguém dorme, e você ainda tem a chance de assistir a diversos shows todos os dias.

MASP

MASP na Av. Paulista em São Paulo

Devido a sua característica cosmopolita e a dualidade de sua personalidade econômica e cultural, São Paulo sedia diversos eventos de porta mundial que atraem milhares de turistas de todo país e de todo o mundo, como a Bienal de Arte de SP, que já chegou a receber até um milhão de pessoas; a São Paulo Fashion Week, uma das semanas de moda referência em todo o planeta; a Mostra Internacional de Cinema, mostrando ao mundo cineastas novos e cheios de talentos; o Salão do Automóvel, para os apaixonados por carros; a Parada do Orgulho LGBT, comemorando a diversidade com até três milhões de pessoas; a Bienal Internacional do Livro, reunindo autores de todos os tipos; a Campus Party, para os amantes da tecnologia; e a anual e mundialmente renomada Virada Cultural, que coloca gratuitamente à disposição do público espetáculos de primeira linha durante 24h sem parar, à céu aberto, por toda a cidade.

O Complexo do Ibirapuera, uma das maiores áreas verdes da cidade, centraliza diversas atrações culturais no mesmo lugar, formando assim um grande ciclo de arte e lazer aos que visitam a cidade. É lá que estão o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, o sofisticado Auditório Ibirapuera, o Pavilhão de Exposições, recebendo diversos eventos o ano inteiro, o Museu Afro-descendente Brasileiro e o grande Parque do Ibirapuera. Ao lado da fora das dependência do complexo, são dois monumentos de enorme importância histórica para a cidade: o Obelisco, representando a Revolução Constitucionalista Paulista de 1932, e o Monumento aos Bandeiras, homenageando os bandeirantes que expandiram os limites da cidade em suas caças ao ouro.

Monumento aos Bandeirantes

Monumento aos Bandeirantes

E se você é apaixonado por esportes como todo brasileiro, o Museu do Futebol é um deleite para os olhos. Além, é claro, dos incríveis estádios do Morumbi, Pacaembu, Palestra Itália, Parque São Jorge e o recente Itaquerão, que será finalizado para a Copa de 2014, enquanto o Autódromo de Interlagos sacia os que têm sede de velocidade.

Muitas outras atrações estão de braços abertos a todo o Brasil em São Paulo, como o oriental bairro da Liberdade com seus restaurantes e comércios japoneses, a Cidade Universitária, a USP, onde se pode ter acesso a diversas produções intelectuais de seus alunos e pesquisadores e onde estão o Instituto Butantã e a Estação Ciência, os Jardins do Ipiranga, onde está o famoso Museu do Ipiranga, antiga casa do Impedor, o zoológico da cidade, e uma infinidade de outras opções para todos os bolsos e preferências.

Informações úteis

Polícia Civil: 147
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193

O preço do transporte público é de R$3,00, ônibus e metrô.
O comércio funciona, geralmente, das 9h às 18h, dependendo da época do ano. Em temporadas como natal ou feriados comerciais, pobrem abrir durante mais tempo.

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2019 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie