Como tirar o passaporte?

O passaporte é sempre um tema que gera dúvidas a quem deseja começar a viajar. Ele é necessário como atestado de nacionalidade e naturalidade do portador. O documento também garante proteção legal ao indivíduo enquanto ele estiver em território estrangeiro, bem como um retorno seguro ao seu país. O processo, antes extremamente demorado e burocrático, ganhou mais facilidade e rapidez com a ajuda da internet. Mas, ainda assim, quais documentos são necessários? A quais países podemos ir sem ele? Confira aqui um passo a passo de como tirar o passaporte comum e uma lista de países que podemos visitar apenas com o documento de identidade.

Passaporte Brasileiro

Passaporte brasileiro

 

O que você irá precisar para tirar o passaporte:

Documento de identidade ou equivalentes (carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou, para menores de 12 anos, certidão de nascimento).
CPF, caso o número desse documento não esteja presente na identidade (se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso o CPF do responsável).
Título de eleitor e comprovantes de voto (ou justificativa) da última eleição.
Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para homens de 19 a 45 anos).
Certidão de casamento (em caso de pessoas casadas ou divorciadas).
Certificado de Naturalização (caso seja naturalizado brasileiro).
Passaporte anterior (se houver).

 

Passo a passo:

  • 1) Preencha o formulário eletrônico disponível no site da Polícia Federal.
  • 2) Será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$156,07. A validade da guia é de vinte dias, mas você pode gerar o boleto novamente caso perca o prazo de pagamento.
  • 3) Compareça a um posto da Polícia Federal com a documentação original citada acima, GRU paga e comprovante de preenchimento da solicitação. Algumas unidades do DPF exigem agendamento prévio da visita. Confira no site quais são elas e entre em contato por telefone, se necessário.
  • 4) No posto da Polícia Federal, serão colhidas as suas impressões digitais e tirarão uma fotografia.
  • 5) Você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (atualmente, ele fica pronto em até seis dias úteis). É necessário retirá-lo pessoalmente, tendo um documento de identidade em mãos. Caso não seja buscado em até noventa dias dias, o passaporte será cancelado e o processo deverá ser realizado novamente.

 

Informações importantes:

O passaporte comum expira após cinco anos. Para menores de quatro anos, a validade é definida de conforme a idade:

Até um ano: um ano de validade;
De um a dois anos: dois anos de validade;
De dois a três anos: três anos de validade;
De três a quatro anos: quatro anos de validade.

Renovação de passaporte não existe. Após seu vencimento, você precisará passar por todo o processo novamente.

Existem países que exigem que o passaporte tenha, no mínimo, seis meses de validade para permitir a sua entrada (mesmo que você fique apenas um mês dentro de seu território). Nesses casos, você precisará de um novo passaporte antes da viagem.

Menores de dezoito anos só podem fazer o documento com a devida autorização dos pais.
A Polícia Federal oferece a emissão de passaportes emergenciais, entregues em apenas 24 horas. A retirada desse tipo de documento só é possível quando comprovada a urgência, em casos de catástrofes naturais, viagens de trabalho e motivos de saúde, por exemplo. Porém, nesses casos, a validade é de um ano.

 

Quais países podem ser visitados sem passaporte?

Não existem muitas opções de viagem para quem não possui passaporte. Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela são países que não exigem o documento ou visto. Quem deseja visitá-los só precisa do documento de identidade (recente e em bom estado). Porém, quem deseja fazer compras em free shops de aeroportos brasileiros precisará do passaporte. Esse tipo de estabelecimento não aceita o RG do visitante como comprovante de identidade e nacionalidade.

 

Dúvidas:

Para maiores informações, entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194 ou pelo site www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte.

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

2 comentários :) sobre “Como tirar o passaporte?”

  1. romana aparecida dos santos disse:

    Minha vontade conhecer a europa principalmente alemanha.

  2. Meu só de conhecer o Uruguai

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie