• Menu
  • Menu

O que levar na mala de viagem? Dicas essenciais para não esquecer nada

Se você também quebra a cabeça para pensar o que levar na mala de viagem toda vez que vai viajar, não está sozinho.

Bem pelo contrário — organizar a bagagem por si só já pode ser um pesadelo para muita gente, isso sem considerar a possibilidade de chegar no destino e ver que esqueceu aquela coisinha tão essencial.

É por isso que separamos algumas dicas importantíssimas para garantir que tudo que você precisa vai acompanhar você na sua jornada. Veja a seguir!

Por onde começar: faça seu checklist de viagem e organize tudo que vai levar

Antes de pegar algum guia sobre o que levar na mala de viagem e levar ao pé da letra, considere que suas necessidades podem ser diferentes de outros viajantes.

Nossa dica é que você crie seu próprio checklist de viagem baseado nos materiais que você encontrar, como esse post. No papel mesmo, para ir riscando o que entrar na mala depois!

Assim, você garante que nada vai passar despercebido enquanto você estiver correndo pela casa, tentando juntar tudo que você lembra que vai precisar levar.

Em seguida, antes de pensar em começar a organizar a bagagem, coloque tudo que você pretende levar em um lugar visível. Garanto que vai ficar bem mais fácil para entender se tudo é necessário, e, depois, para acomodar dentro da mala.

Ah, e se você precisar economizar ainda mais espaço, faça uma última revisão para excluir os itens que você não considera absolutamente essenciais.

O que levar na mala de viagem?

Na mala de viagem, leve apenas objetos “perdíveis” — ou seja, nada que vá gerar uma catástrofe caso seja extraviado. Afinal, sempre existe a possibilidade de roubo ou perda da bagagem.

Também é bastante comum que a mala fique presa em algum destino e volte para você dias depois. Por isso, lá vai só o que não é essencial para a sobrevivência nos primeiros dias de viagem!

Veja nosso post sobre como escolher a melhor mala para acertar na compra da sua bagagem!

Roupas, sapatos e acessórios

Nada de levar o guarda-roupa inteiro para conhecer o mundo com você. Pense que menos é mais — quando estamos viajando, usamos basicamente uma roupa por dia.

No máximo, duas. Mas só se você for do tipo que gosta de voltar para o hotel e se antes de sair para jantar. E sem contar que temos o costume de comprar roupas novas que acabamos usando na própria viagem!

Por isso, na hora de decidir o que levar na mala de viagem, tente selecionar apenas as peças que forem estritamente necessárias para os dias em que você vai ficar fora.

A dica de ouro é: pesquise a previsão do tempo e separe os looks de antemão. Você vai economizar muito espaço e ainda vai gastar menos tempo para se arrumar pela manhã. Afinal, para que ficar escolhendo roupa quando você pode sair para bater perna e turistar bem cedinho?

No geral, tente optar por peças versáteis que podem ser combinadas entre si, como camisetas e calças, saias ou shorts jeans.

Para a praia, separe alguns biquínis, saídas de banho e shorts diferentes para não ficar sem enquanto um estiver sendo usado ou lavado.

Se estiver frio, opte por blusas de manga comprida e alguns blusões quentinhos. Acessórios como cachecóis e luvas também caem super bem e podem ir encaixados entre as roupas.

Ah, mas e o casaco pesado? Só um, para usar todos os dias! E a manha é levar na mão, para não ocupar espaço precioso dentro da bagagem.

Use organizadores e sacos a vácuo para otimizar o espaço

Organizadores não são só para quem é cria de Monica Geller, viu?

Na verdade, eles mais úteis do que você imagina. Os organizadores evitam que seus pertences “dancem” dentro da mala durante o transporte e ainda facilitam encontrar exatamente o que você precisa quando chegar no destino.

Os sacos a vácuo também quebram um baita galho, mas ajudam ainda mais se você está se mudando ou vai passar bastante tempo no destino. Afinal, eles não são muito práticos.

Você vai precisar de uma bomba ou aspirador de pó para tirar o ar dentro dos sacos antes de acomodar dentro da mala. Mas confia: eles otimizam muito o espaço dentro da mala e você consegue levar uma quantidade bem maior de pertences!

O que levar na mala de bordo?

Na mala de bordo, leve tudo que você precisa que esteja de fácil alcance durante a viagem.

E seja enxuto, porque a mala não pode ser muito pesada. O limite de grande parte das companhias é de 10 kg, fora que você vai precisar carregá-la em meio às conexões e isso pode ser bastante cansativo em aeroportos de múltiplos terminais.

Objetos de alto valor

Tudo que você considere de alto valor precisa ir na mala de mão por questões de segurança, já que as companhias aéreas não se responsabilizam pelo conteúdo da bagagem em caso de furto, extravio ou dano.

Ou seja: celulares, câmeras, notebooks, joias e óculos precisam estar com você a todo momento.

Muda de roupas e kit básico de higiene

Recomendamos levar um “kit sobrevivência” na mala de bordo em qualquer viagem, mas especialmente para trechos longos.

Afinal, sempre existe a possibilidade de atraso ou cancelamento do voo, e pode ser que você fique longas horas preso no aeroporto. E não é tão glamuroso que nem um filme do Tom Hanks, não…

Então, separe uma muda de roupas e produtos básicos de higiene, como escova e pasta de dentes, escova de cabelo e desodorante. Garanto que faz toda a diferença e deixa a viagem bem mais agradável cuidar um pouquinho de si na pausa entre voos longos!

Atenção: não esqueça de confirmar as regras da mala de bordo

Antes de organizar a mala de mão, cheque quais são os itens proibidos na cabine.

E saiba de antemão que não adianta tentar dar uma de esperto e levar mesmo assim, porque os agentes do aeroporto vão retirar da bagagem e reter junto à entrada da sala de embarque!

Abaixo, trouxemos uma relação de objetos que entram na lista da Anac, mas sugerimos que você cheque diretamente junto à companhia aérea para garantir.

  • ✔️ Alimentos industrializados e lacrados, como bolos, biscoitos, barrinhas, molhos e temperos.
  • ⚠️ Produtos de higiene e beleza líquidos, como esmalte, pasta de dente, cremes, loções, xampu ou condicionador, podem ser levados em embalagens de até 100ml que estiverem dentro de um saco plástico de fechamento hermético (ziplock) com capacidade de até 1 litro.
  • ⚠️ Bebidas alcóolicas ou não-alcóolicas só podem ser levadas se forem adquiridas na área duty free do aeroporto.
  • ⚠️ Objetos cortantes ou perfurantes, como barbeadores, canivetes, utensílios de manicure, agulhas, facas e seringas podem ter lâminas de até 6cm.
  • ⚠️ Produtos em aerosol, como desodorantes e sprays de cabelo e maquiagem, podem ser levados em até 4 frascos de, no máximo, 300ml ou 300g por passageiro.
  • Alimentos frescos ou de origem animal, como queijos, embutidos, patês e iogurtes.
  • Armamento como armas de fogo (inclusive de brinquedo), spray de pimenta, estilingue e ácidos.
  • Substâncias inflamáveis como explosivos, munições, fogos de artifício, pólvora, isqueiros estilo maçarico, repelente de insetos em aerosol, entre outros.

O que levar na mochila?

Mesmo se já tiver uma mala de bordo, considere levar também uma mochila! Além de ter ainda mais espaço para levar tudo que você precisa, uma bolsa menor é um ótimo lugar para guardar o que deve ficar com você a todo momento.

É só colocar embaixo do assento à sua frente, ao invés de acomodar acima da cabine com a mala de bordo. Assim, você garante a proteção de objetos necessários em caso de emergência.

  • Documentos pessoais (passaporte, RG ou CNH) e seguro-saúde.
  • Vouchers, passagens aéreas e informações de estadia no destino.
  • Carregador de celular (se for portátil, melhor ainda).
  • Dinheiro e cartões de débito e crédito.

Itens indispensáveis para levar na viagem

Já pega a listinha para anotar, porque ficar sem algum desses itens pode ser uma baita dor de cabeça! Aqui, separamos alguns acessórios fundamentais para uma viagem tranquila e segura, sempre pensando em evitar possíveis perrengues.

Máscara PFF2, álcool gel e lenços desinfetantes

Mesmo em um contexto pós-pandemia, precisamos manter os cuidados em relação à transmissão de COVID-19.

Viagens de ônibus e avião apresentam risco de contágio, já que você dividirá o mesmo ambiente fechado com muitas pessoas por algumas (ou muitas) horas com pouquíssimo distanciamento.

Por isso, não abra mão de utilizar máscara PFF2, o modelo mais eficaz para pegar todas as gotículas infectadas que pairam pelo ar. Também carregue álcool gel e lenços desinfetantes para utilizar toda vez que tiver contato com superfícies ou maçanetas.

Kit de remédios e primeiros socorros

Já que muitos países proíbem a venda de medicamentos para estrangeiros, não esqueça de levar alguns remédios para tratamento de sintomas leves e comuns em viagens:

  • Febre e dor de cabeça.
  • Dores musculares.
  • Enjoo e vômito.
  • Tosse e outras reações alérgicas.
  • Cólica menstrual.

Além disso, você provavelmente vai caminhar bastante e acidentes podem acontecer. Nesse caso, é útil ter um kit de primeiros socorros com:

  • Curativos band-aid e esparadrapo.
  • Spray antisséptico.
  • Analgésico tópico.

Identificador de bagagem

Mais comum do que o roubo de bagagens, é a perda. É tanta esteira que às vezes uma mala ou outra sai do caminho e vai parar em um destino longe de seu dono. Mas ela precisa estar bem identificada se você quer que ela volte!

Não abra mão de ter um identificador de bagagem com seus dados pessoais. Inclua nome completo, telefone, e-mail e endereço, além de outras informações extras que podem ajudar na sua localização (como o hotel que você vai ficar no destino, por exemplo).

Doleira

A doleira é acessório indispensável de viajantes frequentes, porque mantém os objetos mais importantes junto ao corpo. No geral, use para carregar passaporte e dinheiro, especialmente em cidades onde os turistas são presas fáceis para batedores de carteira.

Pastinha com documentos

Ter uma pasta com todos os documentos separadinhos é especialmente útil durante seu deslocamento, porque deixa tudo que é importante em um lugar só, de fácil acesso.

Guarde somente aquilo que você não vai precisar regularmente ou que é muito volumoso, como os vouchers de hospedagem ou o seguro saúde. Para documentos como o passaporte, o ideal é levar na doleira mesmo.

Protetor solar

Mesmo que o seu destino seja tradicionalmente nublado (quem nunca sonhou com um dia de garoa em Londres?), você ainda vai passar muito tempo ao ar livre em suas viagens. Por isso, o protetor solar é essencial!

Aplique todos os dias antes de sair para turistar e leve para os passeios, para reaplicar após o almoço e durante a tarde.

E sugiro não ter preguiça, por experiência própria. Deixar o protetor de lado por um só dia pode atrapalhar bastante o resto da sua viagem, caso você tenha pele clara ou seja especialmente sensível à luz solar.

Outros acessórios para tornar sua viagem mais confortável

Tá, a gente sempre quer uma mala levinha e confortável de carregar. Isso é fato. Mas e quando a vontade de ter uma viagem mais confortável ou luxuosa fala mais alto?

Aí, a gente tenta balancear. Os acessórios que selecionamos aqui não vão fazer falta se você deixar em casa, mas eles podem contribuir para tornar seu deslocamento ainda mais completo e relaxante.

Entretenimento

Ninguém merece ficar preso em um voo longo sem nada para fazer, né? Tudo bem que as companhias aéreas oferecem algumas opções de conteúdo para ajudar o tempo passar, mas vale a pena levar de casa para não ficar refém dessa seleção.

Nesse caso, você pode levar o livro que estiver lendo no momento, ou mesmo um tablet para assistir sua série preferida. O notebook é uma boa opção para dar uma adiantada no trabalho durante o deslocamento.

Também dá para encher o celular de músicas e podcasts, sem esquecer do fone de ouvido para não compartilhar sua escolha com os outros passageiros.

Garrafa de água e lanchinhos

Se você é um viajante mais econômico (uma palavra bonita para mão-de-vaca, mesmo) como eu, já sofreu pagando preços abusivos em lanchonetes e restaurantes de aeroporto.

Para evitar gastar esse dindin, que pode ser muito melhor aproveitado no destino, opte por levar uma garrafa de água vazia para encher nos bebedouros na sala de embarque ou pedir para o comissário dentro do avião.

Os lanchinhos também são interessantes para tapear a fome nas viagens longas. Só não esqueça que eles precisam ser selados e não-perecíveis para se adequarem às regras de transporte das companhias!

Máscara de dormir e protetor auricular

São poucos os sortudos que conseguem apoiar a cabeça na janela do avião e cair no sono antes da decolagem. Para o resto de nós, sobra a opção de apelar para uma máscara de dormir para simular o escurinho do quarto.

Os protetores auriculares também ajudam bastante quem tem sono leve e acorda ao menor sinal de barulho, mas um fone de ouvido com uma música calminha ou ruídos da natureza também resolve o problema!

Travesseiro de viagem e cobertor

Para completar o combo da hora do soninho, você pode também optar por um travesseiro de viagem. Esse talvez seja o mais essencial, porque evita que você acorde cheio de dores no corpo e no pescoço.

O cobertor também é uma boa pedida, porque a temperatura dentro da cabine tende a ser bem mais baixa — justamente para induzir o sono em voos mais longos.

A dica é checar se sua companhia oferece cobertinhas para os passageiros. É uma prática bem comum, especialmente em voos internacionais. Mas não precisa se desesperar se não for o caso, porque um casaco mais grosso ou um cachecol grandinho já bastam!

Balança de viagem

Essa é para quem sempre acaba colocando um pouquinho mais do que deveria dentro da mala. A balança de viagem é um equipamento próprio para medir o peso da bagagem, garantindo que você não vai exceder a franquia de peso.

Ela é super prática, barata e não ocupa nadinha de espaço. Vale muito a pena para viajantes mais frequentes!

Agora que você já sabe o que levar na mala de viagem, é hora de organizar!

Mais complicado do que decidir o que levar para uma viagem, é encaixar tudo dentro da mala!

Mas também não precisa se preocupar, porque a gente preparou um post especial com várias dicas para organizar sua bagagem e economizar o máximo de espaço possível! Confere lá e até a próxima 👋

Isadora

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *