Como viajar usando programas de milhagem?

Os programas de milhagem são uma ótima opção se você quer economizar um pouco na hora de viajar. Eles podem oferecer descontos ou até mesmo passagens inteiramente gratuitas. Para se inscrever, basta entrar no site da companhia aérea desejada e informar seus dados. Será disponibilizado um usuário ou um código numérico, por meio do qual você poderá ter acesso a sua conta e que deverá ser apresentado na compra das passagens.

O programa funciona por meio de pontos, que podem ser adquiridos de diversas maneiras. Cartões de crédito, hotéis, lojas, postos de gasolina e até mesmo assinatura de revistas: tudo isso pode render uma boa quantidade de milhas. Porém, o meio mais fácil de conseguir pontos é viajando (principalmente em vôos com conexões). Cada companhia aérea possui uma política de milhagem diferente, então é importante estar atento. Veja aqui quais são as regras para utilizar o programa de milhas em viagens com as principais empresas do país.

Avião Decolando

 

TAM Fidelidade

A TAM possui o programa TAM Fidelidade, que dá pontos Multiplus a cada viagem com a companhia ou com qualquer outra empresa da aliança (rede AEGEAN, ANA, Adria, Air Canada, Air China, Air New Zealand, Asiana, Austrian Airlines, Avianca, Blue1, bmi, Brussels Airlines, Continental, Copa Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, Swiss, TACA, TAP, Thai Airways, Turkish Airlines, US Airways e United).

Os pontos acumulados por trecho podem variar bastante: o número depende do destino escolhido, da tarifa em questão e do tipo de cartão fidelidade. Enquanto viagens pelo Brasil ou pela América do Sul rendem mil pontos, viagens para a Europa valem seis mil. A tabela de acúmulo de pontos pode ser conferida no site da TAM. Além de passagens, seus pontos podem ser trocados por mudança de classe, produtos da loja virtual Multiplus e alguns roteiros completos da companhia TAM Viagens.

A partir de dez mil pontos, você pode trocar as milhas por passagens para a América do Sul (em classe econômica). Para outros destinos mais caros e concorridos, a quantidade de pontos muda: para ir à América do Norte usando o programa de fidelidade, o valor padrão é vinte mil pontos. Já para a Europa, são precisos trinta mil deles. Mas tome alguns cuidados: a reserva de passagens deve ser feita pelo menos uma semana antes do vôo. Também é preciso consultar a validade dos seus pontos (até dois anos).

Veja a tabela de resgate de pontos da TAM.

 

Smiles GOL

Com o programa de milhagem da GOL, os clientes cadastrados podem ganhar Smiles. É possível trocá-los por passagens da própria empresa ou de outras companhias aéreas afiliadas, como a AirFrance, a KLM, a Qatar Airways e a Delta Air Lines. Você ganha milhas em diversos ao utilizar diversos serviços, como lojas virtuais, restaurantes e locadoras de veículos. Para saber quais são todos os parceiros da GOL, você pode visitar o site da companhia.

O total de milhas acumuladas por voo depende da tarifa paga e da distância percorrida (nesse caso, as escalas não são incluídas na contagem. Uma viagem nacional, por exemplo, vale até mil pontos. No site Smiles, é possível fazer uma simulação e descobrir quantos pontos você ganharia por viagem. Esses pontos podem ser trocados por Bilhetes Smiles (válidos somente para voos nacionais ou para o Caribe) ou passagens de outras companhias aéreas da aliança.

Com dez mil pontos, você pode viajar para destinos nacionais ou da América do Sul. Passagens para a Europa equivalem a mais Smiles: são trinta e cinco mil por bilhete. As viagens pelo programa de milhagem são todas em classe econômica. A empresa GOL faz diversas promoções relâmpago, nas quais os bilhetes podem ser adquiridos com uma quantidade bem mais baixa de milhas. Para conferi-las, basta seguir as redes sociais da companhia, como o Twitter @VoeGOLoficial.

 

AVIANCA Programa Amigo

Quem voa com a empresa AVIANCA acumula pontos, que podem ser trocados por passagens-prêmio (válidas apenas para voos nacionais). A cada viagem doméstica, o passageiro ganha mil pontos. Mas tome cuidado: a validade é de apenas dois anos e é preciso ler atentamente as regras da companhia, pois alguns destinos não participam de seu programa de milhagem.

Para um voo gratuito, é necessário acumular dez mil pontos. Você tem a opção de criar uma Conta-Família: nela, é possível incluir mais quatro parentes de primeiro grau (cônjuge, e filhos, por exemplo) e ganhar o benefício mais rapidamente. Para se inscrever no programa, basta entrar no site do Programa Amigo.

 

Tudo AZUL

Com o programa Tudo Azul, acumula pontos ao voar com a companhia ou usar serviços parceiros. A pontuação pode variar de acordo com o trecho escolhido, o número de conexões e disponibilidade dos voos. A cada real gasto, Os pontos não incluem taxas adicionais ou outros serviços, e expiram em dois anos.

Com cinco mil pontos, os clientes já podem trocar suas milhas por uma viagem nacional de graça. Para se cadastrar, tirar dúvidas e saber quais destinos entram nessa promoção, visite o site Tudo Azul.

One thought on “Como viajar usando programas de milhagem?

  1. Quero incluir minhas milhas da viagem que fiz para a Turquia e não sei como fazê-lo.
    Por favor , me auxiliem passo a passo.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *