• Menu
  • Menu
Como viajar usando milhas

Como viajar usando milhas

Como viajar usando milhas?

Quer saber como viajar usando milhas? Se você está sonhando em viajar mas não tem muito dinheiro agora, ou se tem um monte de pontos acumulados na fatura do cartão de crédito mas não sabe como nem por onde começar a trocá-los por milhas, esse artigo foi feito pra você.

Os programas de milhas são uma ótima opção se você quer economizar um pouco na hora de emitir suas passagens de avião. Eles podem oferecer descontos ou até mesmo passagens inteiramente gratuitas, dependendo do destino, do período do ano em que vai viajar, da antecedência com que a passagem é emitida e vários outros fatores.

Para se inscrever em um programa de milhas, basta acessar o site da companhia aérea desejada e informar seus dados pessoais. Com isso, você terá acesso ao seu nome de usuário e/ou a um código numérico e uma senha, por meio dos quais poderá fazer o acúmulo das milhas e a emissão de passagens por milhas acumuladas.

Um pouco mais sobre como viajar usandomilhas

Ainda que variem um pouco de uma companhia aérea para outra, a mecânica de funcionamento dos programas de milhas é bem parecida: o usuário vai acumulando pontos, que podem ser provenientes de diversas compras, como uso de cartões de crédito, estadia em hotéis, lojas, abastecimento em postos de combustíveis e até mesmo assinatura de revistas, dentre outros.

Esses pontos precisam, então, ser convertidos em milhas, que futuramente serão trocadas por passagens aéreas. Aliás, precisam não, podem: quem não quiser converter os pontos em milhas pode dar outro destino a eles, como a troca por produtos, benefícios e até dinheiro. Tudo depende das regras de cada programa.

Além disso, viajar também faz com que você acumule pontos e milhas. Por isso, é muito importante não deixar de associar seu nome de usuário ao programa de milhas no momento da compra das passagens.

Escolhendo um programa de milhas

As principais companhias aéreas que operam no Brasil são a Gol, Latam e a Azul.Todas oferecem programas de fidelidade com acúmulo de milhas e, além dessas, existem outros programas de pontos que podem ser trocados por milhas também, mas que não estão associados a nenhuma companhia aérea. São eles: Livelo e Esfera.

Smiles

A Smiles é o programa de pontos da Gol. É possível acumular pontos e milhas tanto viajando com a Gol quanto com algumas companhias parceiras, como a AirFrance, KLM, American Airlines e várias outras.

Para participar, é preciso se cadastrar e escolher uma das categorias, que estão diretamente relacionadas ao número de milhas acumuladas por mês, mesmo sem viajar. Vamos explicar: o total de milhas acumuladas por voo depende da tarifa paga e da distância percorrida, mas se você optar por ser um assinante do Clube Smiles, terá um determinado número de milhas depositadas na sua conta todos os meses, mesmo que não viaje.

Para isso, é claro, é preciso pagar um determinado valor mas, dependendo dos seus planos, pode valer a pena. Além das viagens de avião, a Smiles também oferece outros serviços, como reserva de hospedagem e aluguel de veículos.

Quase todos os meses são oferecidas promoções para acumular milhas, resgatar passagens e reativar milhas vencidas com valores mais baixos do que o normal. É preciso ficar atento ao site e às redes sociais do programa para não perder nenhuma vantagem.

Latam Pass

O programa de milhas oficial da Latam é o Latam Pass, que permite acumular milhas e resgatar passagens não só na Latam, mas também em companhias parceiras como Delta, AeroMéxico, British Airways, dentre outras.

Da mesma maneira que a Smiles, o Latam Pass também pode ser assinado para acumular pontos e milhas mensalmente, mesmo que o usuário não viaje de avião. Esses pontos também podem ser trocados por produtos e serviços, além de alguns benefícios, como upgrade de categoria, por exemplo.

Clube Azul

O programa Clube Azul acumula pontos ao voar com a companhia ou usar serviços parceiros. A pontuação pode variar de acordo com o trecho escolhido, o número de conexões e disponibilidade dos voos.

Esfera e Livelo

O Esfera é um programa de fidelidade e pontos ligado ao banco Santander, enquanto a Livelo surgiu da fusão dos programas de vantagem do Banco do Brasil e do Bradesco. Enquanto cada um tem seus próprios parceiros e vantagens, ambos oferecem a possibilidade de converter pontos em milhas, além de trocá-los por produtos e serviços.

Dicas de como viajar usando milhas

Depois de estudar bastante sobre as vantagens de cada uma dessas opções e escolher o programa que mais combina com você, chegou a hora de começar a acumular as tão desejadas milhas. Mas, para isso, é preciso ficar de olho em algumas dicas importantes. Veja só:

  1. Escolha um programa de milhas considerando as companhias aéreas que viajam para a sua região, e também a partir dela. Do contrário, você terá que viajar até outra cidade ou estado, para só então embarcar usando as milhas que você juntou. E, assim, além de não fazer muito sentido, a economia acaba indo por água abaixo.
  1. Pesquise o cartão de crédito que oferece a conversão de pontos para milhas mais vantajosa possível para você, considerando sua renda e perfil de consumo. Não adianta você concentrar pontos em um único cartão se ele não te oferece vantagens.
  1. Acumule o máximo de pontos possíveis no cartão, todos os meses. Em alguns casos, mesmo as compras em débito já contam como pontos, mas a grande maioria dos cartões exige que a compra seja feita no crédito para fazer a conversão depois. Se for esse o caso, o segredo está na organização das contas, como os gastos com mercado, farmácia, padaria e lanches. Pesquise, também, sobre o pagamento de contas como luz, água e gás com o cartão de crédito, pois é possível fazer isso sem gerar tarifas extras e ainda acumulando mais pontos.
  1. Acompanhe a quantidade de milhas necessárias para fazer a tão sonhada viagem e estabeleça esse número como a sua meta. Não caia na tentação de gastar as milhas ou os pontos com outras coisas, como produtos oferecidos pelos programas de milha.
  1. Fique atento às promoções que os programas de milhas oferecem para transferir pontos, comprar milhas extras ou reativar milhas que estavam vencidas. Geralmente os valores são muito atraentes e você pode dar uma boa incrementada na quantidade de milhas acumuladas, além de ganhar as milhas bônus que essas promoções costumam oferecer.
  1. E, por falar em milhas vencidas, não podemos deixar de falar dos pontos vencidos, que poderiam ter se transformado em milhas e muitas vezes ficam esquecidos na fatura do cartão de crédito. Geralmente os pontos valem por um ou dois anos, e os cartões estabelecem uma quantidade mínima de pontos para permitir a transferência para o programa de milhas.
  1. Quando estiver perto de completar a quantidade necessária de milhas para fazer sua viagem, comece a monitorar nos sites quanto está sendo solicitado para emitir as passagens. Como o valor de milhas por trecho não é fixo, está submetido a uma série de fatores, incluindo a procura das pessoas.

Agora que você já sabe mais sobre como viajar usando milhas, já pode começar a pesquisar sobre as opções disponíveis para encontrar aquela que mais combina com você. Não perca mais tempo e comece agora mesmo a juntar seus pontos. Boa viagem!

*Com a colaboração de Thais Marconatto.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário