Mala ou mochila: qual levar?

Na hora de iniciar os preparativos para a viagem, surge a dúvida: mala ou mochila? Viajantes mais experientes sabem quais as vantagens e desvantagens do uso de cada uma, mas é impossível afirmar qual delas é melhor. É importante levar em consideração o destino, o tempo que você ficará no país e, é claro, sua capacidade de carregar peso. De acordo com o caso, é possível decidir qual das opções será mais confortável e útil.

Quem deseja fazer um mochilão e ver diversos países em uma viagem, pode encontrar mais vantagens na mochila. Já as pessoas que visitarão apenas um destino, podem preferir as malas. Veja o que pode ajudar e o que pode atrapalhar no uso de cada uma delas, e confira a que mais se encaixa no seu tipo de passeio.

Malas para viagem
 

Viajar com mochilas

mochila
Mochilas são ótimas para pessoas mais práticas. Se você optar pelo uso delas, pode escolher entre as pequenas (até quarenta litros), as médias (até sessenta litros) ou as grandes (até noventa litros). Mas é preciso ter um pouco de cuidado: viajar com mochilas abertas não é muito seguro. A solução para isso é o uso de cadeados ou lacres. Também é bom lembrar que é preciso bastante preparo físico para carregar mochilas médias ou grandes, principalmente se você for caminhar longas distâncias com elas nas costas.

Vantagens:

  • A mochila dá mais mobilidade ao viajante. Subir escadas ou caminhar em locais difíceis fica bem mais fácil usando uma delas.
  • Quem dependerá de ônibus, metrô ou van se dará melhor com as mochilas, que geralmente se encaixam nos compartimentos de bagagem desses meios de transporte.
  • Por ser mais maleável, fica fácil encaixar roupas e objetos quando o espaço está acabando.
  • Por ficar mais próxima ao seu corpo, ela é mais segura do que as malas de rodinha.
  • A estrutura de mochilas especiais para viajantes é ótima, pois distribui o peso de maneira regular para causar menos desgaste físico.
  • Se você vai ficar em um hostel, a mochila é ideal. Dependendo do tamanho escolhido, ela pode caber inteira dentro de seu armário privativo.

Desvantagens:

  • Se você tem problemas na coluna ou não aguenta carregar muito peso, nem pense em levar mochila.
  • Elas são mais difíceis de organizar e, por sua maleabilidade, costuma amassar as roupas.
  • Não é recomendado carregar objetos frágeis na mochila. Garrafas de bebidas ou frascos de perfumes, por exemplo, podem acabar quebrando.

 

Viajar com malas

mala
As malas podem ser grandes aliadas de quem vai viajar para um lugar só. Pessoas mais velhas e com pouca resistência física também podem preferir esse tipo de bagagem. Se você ficará em um hotel e não precisará carregar seus pertences por aí, são melhores ainda. Locais com boas calçadas e boa infraestrutura (elevadores ou escada rolante) tornam as malas de rodinha extremamente fáceis de carregar. Mas também é preciso tomar as devidas precauções: identifique sua bagagens e utilize cadeados para evitar possíveis roubos.

Vantagens:

  • O peso não será um grande problema.
  • O espaço interno da mala é grande e mais fácil de organizar. Por isso, as roupas se mantém dobradas e dificilmente amassam.
  • É mais prática na hora de identificar e colocar cadeados, já que possui menos bolsos do que as mochilas.

Desvantagens:

  • Subir escadas e andar por terrenos irregulares fica quase impossível carregando uma mala de rodinhas, bem como andar de metrô ou ônibus.
  • Ela não fica com você durante a viagem.
  • Se você comprar muitas coisas durante o passeio, precisará que uma bagagem extra. Por serem duras, as malas não aceitam excesso de objetos e roupas.

 

Uma boa opção para quem vai viajar é mesclar as duas coisas: em uma mala menor, você pode levar roupas, sapatos e acessórios, enquanto em uma mochila você pode carregar eletrônicos, documentos e dinheiro. Em aviões, mochilas pequenas são aceitas como bagagem de mão, o que garante a segurança de seus itens de maior valor. Além disso, procure levar só o que será extremamente necessário. Excesso de bagagem atrapalha sua locomoção e tira espaços que podem ser utilizados para guardar outras coisas (como as compras de viagem, por exemplo).

No final das contas, o importante na hora de escolher entre mala ou mochila é ser prático e realista, considerando os prós e contras de cada modelo e vendo qual se encaixa melhor no seu tipo de viagem. Afinal, as prioridades são seu conforto e sua diversão!

One thought on “Mala ou mochila: qual levar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *