A Catedral de Notre-Dame, em Paris

Uma das maiores atrações de Paris, a Catedral de Notre-Dame fica ao lado do marco zero da cidade. Construída na Idade Média, sua estrutura tinha como ideal ser a mais alta já erguida em todo o mundo. Ela sobreviveu a mais de 850 anos de guerras, invasões e revoluções. Por muito tempo foi deixada de lado pelos franceses, mas foi completamente reformada após o enorme sucesso da obra prima de Victor Hugo: o Corcunda de Notre Dame. O romance lançado em 1831, que conta a história de Quasímodo e seu amor pela cigana Esmeralda, deu uma nova vida à catedral.

Catedral de Notre Dame

Hoje em dia, a construção é uma das mais belas de toda a capital da França. Os turistas podem conhecer as torres e a cripta do edíficio, bem como assistir algumas apresentações noturnas. Veja aqui um pouco mais sobre a história do local e confira quais suas principais atrações.
 

História

Idealizada pelo bispo Maurice Sully, a catedral é uma homenagem a Virgem Maria. Sua construção começou em 1163 e terminou somente em 1345, após algumas mudanças e reforços na estrutura do belíssimo edifício. A arquitetura gótica da Catedral de Notre-Dame é mostrada em suas abóbadas ogivais, bem como em seus diversos arcobotantes, pilares e contrafortes. Passou pelas Cruzadas, pela Guerra dos Cem Anos e pela Revolução Francesa, ficando extremamente depredada ao fim desse extenso período. Grande parte de suas obras, tesouros e riquezas foram saqueados e até os sinos sofreram atos de vandalismo. Mas em 1845, depois de ser retratada na principal obra de Victor Hugo, a catedral foi inteiramente reformada. Por toda sua tradição, tornou-se a Arquidiocese de Paris, e recebe milhões de turistas todo ano.
 

Atrações da Catedral de Notre Dame

Uma das maiores atrações dessa enorme catedral é sua arquitetura: é difícil de imaginar como, em plena Idade Média, um edifício de seu porte tenha sido tão bem projetado. A fachada principal é composta por três incríveis portais, com imagens diversas trabalhadas nas pedras. Elas retratam cenas da vida da Virgem Maria e de seus pais, de Jesus Cristo e diversas outras personagens bíblicas. O Portal de Santa Ana, considerado o principal, foi feito no início da construção da catedral, enquanto o Portal da Virgem foi edificado na época em que as obras chegavam ao fim. O terceiro, denominado Portal do Julgamento, é o mais novo de todos: ele é datado do século XVIII, quando começaram algumas das obras de revitalização do local.

Detalhes do Portal do Julgamento.
Detalhes do Portal do Julgamento.

O interior da Catedral de Notre-Dame é monumental, e é onde a religião e a arte unem-se para encantar os visitantes. Além dos rebuscados elementos góticos, ainda é possível ver diversas esculturas, pinturas e medalhões. Os vitrais também chamam a atenção: são quase duzentos deles, inclusive alguns dos maiores já feitos na história. É no centro da catedral que se situa uma das principais obras: uma encantadora Virgem Maria, rodeada por medalhões que representam personagens do antigo testamento e algumas outras personalidades historicamente importantes. Dentre eles, estão alguns dos principais profetas, reis e clérigos, que contribuíram para a propagação do cristianismo. Outra atração (esta, um tanto inusitada) é a estátua de Joana D’Arc, que foi beatificada no local em 1909.

Interior da Catedral de Notre-Dame
Interior da Catedral de Notre-Dame

As torres e a cripta são uma visita a parte – por oito euros, é possível encontrar uma das mais belas vistas de Paris. A subida dos 387 degraus vale a pena não só por isso: com ela, os turistas podem contemplar as gárgulas e os demônios desenhados por Viollet-le-Duc. Também são oferecidas visitas ao acervo de tesouros e artigos religiosos da catedral. Muitos dos objetos roubados durante as épocas de crise foram recuperados ou reconstituídos, contando inclusive com doações de Napoleão Bonaparte. Dentre os principais objetos estão cruzes, imagens e esculturas de santos, cálices, vestimentas litúrgicas e livros raros. Uma das maiores relíquias da Catedral de Notre-Dame é a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, guardada em um relicário de ouro, diamantes e outras pedras preciosas.

Alguns dos tesouros guardados na Catedral de Notre-Dame
Alguns dos tesouros guardados na Catedral de Notre-Dame

Em 2013, acontecem as comemorações do aniversário de 850 anos da catedral. Por isso, a prefeitura de Paris realizará eventos musicais e teatrais durante o ano inteiro no local. Entre os destaques, estão apresentações de música medieval, da Orquestra Sinfônica de Notre-Dame e de sucessos clássicos mundiais. Além disso, haverá a troca dos antigos sinos e melhorias na iluminação interna. O calendário do festival pode ser conferido nesse site.
 

Onde fica a Catedral de Notre-Dame

6 Parvis Notre-Dame, Place du Parvis, Notre-Dame, 75004.

 

Informações importantes

Sobre a Catedral de Notre-Dame

  • A entrada na catedral é gratuita.
  • O local está aberto todos os dias, das 8h às 18h45. Para saber mais sobre o funcionamento de visitas guiadas, subida às torres ou acesso aos acervos, visite o site oficial da Catedral de Notre-Dame.
  • O site oficial da catedral também dá informações completas sobre a ida e o acesso ao local, seja por táxi ou por transporte público. Confira nessa página como se chega na Catedral de Notre-Dame.
  • Não é permitida a entrada no local com blusas decotadas ou saias e shorts curtos.

 

Sobre a França

  • Para visitar a França, os turistas precisam de passaporte e visto.
  • A moeda oficial do país é o euro.
  • A língua oficial é o francês, mas os principais pontos turísticos oferecem visitas guiadas nas mais diversas línguas (inclusive em português).
  • É obrigatório o seguro de viagem, que cobre despesas médicas em caso de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *