• Menu
  • Menu
Destinos mais populares da América Central

Destinos mais populares da América Central

Repleta de praias paradisíacas, cores e clima quente, a América Central é um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo. Com muito a oferecer aos visitantes, os países que a compõem, possuem, além dos idiomas, tradições e histórias diferentes.

A América Central, dividida em continentes e ilhas que resultam em paisagens esplêndidas, é muito querida entre os brasileiros. São 14 países e 11 territórios que, juntos, formam a combinação perfeita para um incrível roteiro.

Se você está buscando pelos destinos mais populares da América Central, tenho uma boa notícia: este conteúdo vai ajudá-lo a encontrar os melhores! Continue a leitura e não se esqueça de anotar as nossas dicas e iniciar a organização dessa aventura! Vamos juntos?

Sobre a América Central

Antes de conhecermos os destinos mais populares da América Central, é fundamental nos localizarmos, não é mesmo? Então, vamos lá!

A América Central é uma fração do continente americano, localizado entre a Colômbia e o México. No entanto, mais que uma fração de terra, ela também é composta por muitas ilhas. Assim, a América Central é formada por 20 países são eles:

  • Antígua e Barbuda;
  • Bahamas;
  • Barbados;
  • Belize;
  • Costa Rica;
  • Cuba;
  • Dominica;
  • El Salvador;
  • Granada;
  • Guatemala;
  • Haiti;
  • Honduras;
  • Jamaica;
  • Nicarágua;
  • Panamá;
  • República Dominicana;
  • Santa Lúcia;
  • São Cristóvão e Névis;
  • São Vicente e Granadinas;
  • Trindade e Tobago.

Além dos países, ela também possui 11 territórios:

  • Anguila;
  • Antilhas Holandesas;
  • Aruba;
  • Guadalupe;
  • Ilhas Cayman;
  • Ilhas Turcas e Caicos;
  • Ilhas Virgens Americanas;
  • Ilhas Virgens Britânicas;
  • Martinica;
  • Montserrat;
  • Porto Rico.

Embora possa parecer um continente pequeno, se comparado com a América do Sul ou a do Norte, por exemplo, a América Central tem mais de 730 mil km². Ou seja, possui um bom tamanho para ser explorado pelos viajantes, concordam?

Por falar nisso, vamos conhecer agora, os destinos mais populares da América Central. É importante destacar que, gostaríamos de falar sobre todos os países. No entanto, o objetivo é apresentar os mais visados pelos turistas, para que você tenha uma boa base para a construção do seu roteiro. Acompanhe!

Destinos mais populares da América Central

Agora que você conheceu um pouco da América Central, é o momento de falarmos sobre os principais pontos turísticos de seus países. Abaixo, você confere os melhores destinos do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Faça as suas anotações e aproveite a viagem!

Panamá

Panama

Para começarmos a falar sobre os destinos mais populares da América Central, vamos citar o Panamá. Isso porque, o país é a porta de entrada para o turismo nesse local e, além disso, ele possui a maior quantidade de voos saindo do Brasil.

O Panamá é um lugar repleto de beleza natural e diversas culturas. É muito conhecido quando o assunto é compras, no entanto, muito além das aquisições, o país também dispõe de inúmeras atividades ao ar livre, pontos turísticos históricos e, inclusive, grande parte das pessoas o comparam com as atrações turísticas dos Estados Unidos.

O que fazer no Panamá?

Como mencionado anteriormente, o Panamá é um destino muito procurado pelas pessoas que querem fazer compras, pois se trata de um lugar repleto de lojas e outlets. Além disso, no local, é possível encontrar as mais diversas marcas conhecidas por todo o mundo.

Entretanto, não são apenas as compras que fazem o lugar ser tão admirado pelos turistas. Na Cidade do Panamá, por exemplo, você pode realizar passeios de barcos no Canal do Panamá, uma das atrações mais desejadas pelos visitantes do país. São 81 km de extensão, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

Ainda na cidade, você pode conhecer o bairro Casco Viejo, centro histórico do local e o Panamá Viejo, que se trata das ruínas da antiga Cidade do Panamá. Ademais, se você deseja entender toda a história do país, pode visitar a Embera, uma aldeia indígena, localizada na província de Darién, na costa do Pacífico.

Agora, se a sua intenção durante a viagem ao Panamá, for conhecer as incríveis praias que o local possui, você precisa ir ao arquipélago San Blas. Um dos destinos mais exuberantes do Caribe, com mais de 300 ilhas. Para chegar ao local, é necessário apenas 03 horas de barco, partindo da Cidade do Panamá.

Além disso, se você curte o surfe, não pode deixar de passar pela Santa Catalina. Recheada de praias, ela também possui ondas que você não vai querer perder. E, por falar em esportes radicais, Puta Charme, península do Panamá, é o lugar ideal para o kitesurf ou windsurf. Isso porque, a região venta bastante e favorece a prática.

Por fim, se você deseja um turismo mais tranquilo, o Parque Nacional de Coiba, no Golfo de Chiquiri, oferece um extenso mar para mergulhar e praticar snorkel. Ah, e não se esqueça de passar por Portobelo, lá você irá se encantar com as belas margens azuis do Caribe.

Costa Rica

Costa Rica

Conhecida por ser o destino dos amantes da natureza, a Costa Rica é referência quando o assunto é o ecoturismo. Isso porque, o país possui numerosos parques nacionais, compostos por praias, cachoeiras, florestas e grandiosas montanhas.

A Costa Rica é o destino que você deve visitar se deseja uma viagem mais tranquila. Dono de uma beleza sem precedentes, o país é inigualável na hora de cativar os turistas. Muito mais que os seus pontos fortes, a Costa Rica transmite o conceito de uma vida mais pura e repleta de gratidão. Ou seja, trata-se de um pequeno paraíso.

O que fazer na Costa Rica?

Como já mencionamos, se você é amante da natureza, a Costa Rica é o destino ideal. Lá, você pode explorar os parques nacionais, como o Manuel Antonio, um dos mais conhecidos pelos turistas. Ele possui trilhas curvadas como atalho para chegar as mais lindas praias e ainda observar os animais selvagens que vivem no local.

O Parque Nacional Tortuguero, também é muito popular por ser composto por tartarugas marinhas e ainda canais navegáveis, nos quais você pode observar e se maravilhar com a vida selvagem. Além deles, é possível se aventurar em uma incrível tirolesa na Floresta Nublada de Monteverde. Uma experiência única, na qual se desliza entre as árvores, enquanto se obtém uma visão privilegiada.

Contudo, se você é fã do mundo aquático, pode experimentar o rafting realizado nos rios da Costa Rica. O Rio Pacuare, por exemplo, é bem famoso pelas suas corredeiras desafiadoras, as quais garantem uma super adrenalina e um momento inesquecível.

Ademais, se o objetivo é relaxar e aproveitar os dias quentes, as belas praias do país estão à disposição para o alcance dessa meta. Santa Teresa e Tamarindo são destinos muito frequentados pelos surfistas, pois dispõem de incríveis ondas e atmosfera tranquila. Além deles, visitar a Península de Nicoya pode ser interessante para conhecer praias intocadas.

Para finalizarmos, além de toda a natureza e beleza natural, a Costa Rica também chama a atenção pela sua cultura e história. Uma forma de explorá-la é visitando San José, local onde há diversos museus como o Ouro Pré-Colombiano, que comporta uma extensa coleção de artefatos de ouro.

E, caso tenha fome durante a aventura, experimente a culinária local que inclui delicias como ceviche – peixe marinado no suco de limão – e gallo pinto – uma combinação do tradicional de arroz com feijão.

Nicarágua

Nicarágua

Um dos maiores países da América Central, a Nicarágua, está localizada na parte continental entre Honduras e Costa Rica. Considerada o terceiro país com mais segurança da América Latina, ela não pode faltar no seu roteiro de viagem.

Conhecida por suas belas praias, lagos extensos, vulcões ativos, cidades históricas e habitantes receptivos, é um destino que, apesar de pouco escolhido pelos brasileiros, é muito desejado pelos turistas.

O que fazer em Nicarágua?

Nicarágua é um destino diversificado e repleto de atrações para todos os gostos e estilos. Podemos começar citando a cidade colonial de Granada, lugar muito popular pela sua arquitetura colonial e suas ruas construídas com paralelepípedos. Lá, você pode visitar a Catedral de Granada e o Mercado Municipal.

Se você for do time dos que admiram a arte e a natureza, as ilhas de Solentiname, localizadas do Lago Nicarágua, são o passeio perfeito. Isso porque, estamos falando de um lugar natural e de muito conforto, localizada no estado do Atlântico Sul de Nicarágua.

Outro destino, é a ilha de Ometepe, que fica no Lago Nicarágua. Composta por dois vulcões: o Maderas e o Concepción. Este passeio é indicado para aqueles que curtem uma boa caminhada e presam pelo contato direto com a natureza.

As aldeias locais, as praias cristalinas e os sítios arqueológicos, também oferecem grande entretenimento aos visitantes. E, se você procura por dias de relaxamento, sol e muito surfe, precisa conhecer o San Juan del Sur, cidade costeira muito popular entre os surfistas.

Seja explorando a natureza, admirando a beleza dos mais diversos pontos turísticos do país ou relaxando nas belíssimas praias, com toda a certeza, você irá encontrar algo apaixonante para fazer em Nicarágua.

Honduras

Honduras

Um dos países que mais preservou a cultura espanhola e é conhecido por ser a segunda maior barreira de corais do mundo, Honduras é um local repleto por ruínas maias, cachoeiras e belas praias.

O país, destino interessante pelos seus muito atrativos, é uma excelente escolha se você deseja aproveitar a natureza. Nele, além de praias, é possível encontrar vida selvagem, florestas exuberantes e uma gastronomia de deixar qualquer um, literalmente, babando.

O que fazer em Honduras?

Se você já mergulha ou deseja aprender, saiba que em Honduras existe uma ilha chamada Útila, que é um dos lugares mais acessíveis do mundo para a prática do esporte. Este é, sem dúvida alguma, um dos maiores motivos da atração de turistas.

Roatán também é uma opção de mergulho, muito popular nas paradas dos cruzeiros pelo Caribe. Outro lugar explorado pelos turistas é o arquipélago de Cayos Cochinos, no qual também é possível mergulhar.

Já se você é adapto aos esportes radicais, o destino ideal é o Parque Nacional Pico Bonito. Isso porque, nele, são feitas trilhas, rafting, kayak e ainda visitas a cachoeiras. Além disso, você também pode conhecer as ruínas maias, localizadas em Copán. O território que já foi de propriedade dos maias e outro povos, hoje está as ruínas para a visitação.

Por fim, não deixe de conhecer a capital Tegucigalpa, pois é repleta de atrações para todos os públicos, incluindo o Valle de Angeles e Santa Lúcia, comunidades pequenas e tranquilas, conhecidas pelos seus habitantes amigáveis.

El Salvador

El Salvador

Vizinho de Honduras, El Salvador é o menor país das Américas e começou a ganhar fama graças aos surfistas que o frequentavam, devido as suas ondas incríveis. Ainda que o objetivo fosse indicar o local para a prática do surfe, era inevitável deixar a beleza, a culinária e tantas outras descobertas fora da propaganda.

Os pontos turísticos do país são numerosos e vão desde atrações arqueológicas, até as belíssimas praias. No entanto, é indicado explorar um pouquinho de cada experiência, só assim, você terá uma visão completa de tudo o que El Salvador pode oferecer.

O que fazer em El Salvador?

Antes de falarmos sobre os principais pontos de turismo em El Salvador, uma curiosidade para chamar ainda mais a sua atenção: Você sabia que o país foi a inspiração de Anthony Saint-Exupery para a criação do planeta do Pequeno Príncipe?

Pois é, foram suas montanhas e vulcões, praias encantadoras, cultura, rica gastronomia e um povo acolhedor, que inspirou o desenvolvimento do ambiente perfeito para o principezinho tão conhecido da literatura infanto-juvenil.

Para iniciar a sua jornada em El Salvador, que tal realizar um trajeto pela Ruta de las Flores. Durante a caminhada, você verá fazendas de café, paisagens verdes, tradições indígenas e ainda feiras gastronômicas.

Ainda falando em natureza, o Parque Nacional Cerro Verde é repleto de boas atividades, como o Lago Coatepeque, composto por exploração vulcânica. Além dele, o Parque El Boquéron também entra nessa lista. Localizado dentro da cratera do vulcão San Salvador – 1,5 km de diâmetro – e altura de 1890 metros, ele está entre os pontos turísticos mais desejados de El Salvador.

As praias do país não podem ficar de fora do seu roteiro. Banhadas pelo Oceano Pacífico, elas são excelentes opções de relaxamento. El Tunco e El Zonte são as mais conhecidas entre os surfistas e oferecem, além de ondas perfeitas, um entretenimento no mar. Entretanto, caso você prefira um ambiente mais tranquilo, pode optar pelas praias Los Cubanos ou Costa del Sol. Nelas, a premissa é relaxar e aproveitar o sol.

Além das praias, as ruínas arqueológicas se fazem presente em El Salvador. A Joya de Cerén, por exemplo, é conhecida como a “Pompeia das Américas” e se trata de um Patrimônio da Unesco. Já as ruínas de Tazumal, dispõem de uma impressionante pirâmide e esculturas antigas, excelente passeio para os exploradores das boas histórias.

A gastronomia também chama muito a atenção dos turistas. Experimentar a pupusa – prato tradicional preparado com massa de milho, recheada com carne, queijo ou feijão – é quase que uma obrigação ao visitar o país. Outras delícias como as bebidas quentes e cremosas feitas de milho são as especialidades do local.

Guatemala

Guatemala

Banhada pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, a Guatemala é um país pequeno, mas um dos mais bonitos da América Central. Ela faz fronteira com o México, Belize, Honduras e El Salvador. Normalmente a sua capital é usada como ponto de partida para outros destinos. No entanto, também é um lugar que chama a atenção dos turistas.

Repleta de cultura e história, a Guatemala possui vários museus, atrações incríveis e uma excelente estrutura artística. Para os amantes da natureza, o país é uma ótima alternativa de roteiro.

O que fazer em Guatemala?

Um país rico em cultura, história e lindos lugares, a Guatemala oferece uma imensa gama de possibilidades para experiências únicas. Começando pela chamada Antiga Guatemala, que é um ponto que você precisa conhecer. A cidade colonial, patrimônio da Unesco é carregada de ruas em paralelepípedos, igrejas deslumbrantes e ambientes nostálgicos.

Você pode explorar as ruínas das antigas igrejas e ainda o tão conhecido Arco de Santa Catalina. Prove também o chocolate guatemalteco, muito comentado e desejado pelos turistas.

Para os apaixonados pela natureza, o Lago Atitlán é parada obrigatória. Isso porque, cercado por montanhas vulcânicas, ele é considerado um dos mais lindos do mundo. O passeio pode ser feito de barco e a vista serão as aldeias indígenas localizadas ao redor. Além disso, é possível escalar um dos vulcões, isso se você tiver espirito aventureiro.

Outro destino que você precisa visitar na Guatemala é o Tikal, sítio arqueológico, conhecido por ser uma dos mais admiráveis sítios mais do mundo. Lá, você irá conhecer templos e antigas pirâmides e ainda mergulhar pela rica história da civilização antiga. Por fim, você precisa prestigiar o nascer e o pôr do sol do local que, segundo os viajantes, se trata de um momento mágico.

O Chichicastenango é o lugar ideal para você visitar, caso tenha interesse na cultura indígena da Guatemala. A cidade é famosa pelo seu mercado colorido. Lá, você irá se deparar com uma vasta gama de artesanatos e produtos locais. Uma excelente oportunidade para conhecer os costumes e tradições dos indígenas guatemaltecos. Lembre-se também de experimentar a culinária guatemalteca que contém influências espanholas.

Anotou os destinos mais populares da América Central?

Ao final da nossa jornada pelos destinos mais populares da América Central, esperamos que você tenha anotado os seus preferidos e que agora precise apenas arrumar as malas para essa aventura. Até aqui, ficou evidente que cada um dos lugares que citamos proporciona experiências únicas e inesquecíveis, por meio de sua história, cultura e pontos turísticos.

A América Central é uma combinação de cores, sabores e tradições. O pequeno continente nos prova que tamanho não é documento e, visitá-lo será, com toda certeza, uma das melhores coisas que você fará na vida.

Portanto, se você ficou curioso para conhecer os locais destacados neste conteúdo, não perca mais tempo. A América Central está esperando você criar o seu roteiro e partir para uma aventura que renderá incríveis memórias.

Lembre-se que, a nossa lista de destinos é só o começo. A América Central pode te surpreender ainda mais. Por isso, se você já visitou lugares que não estão neste artigo, contribua com a gente e comente as suas impressões.

Caso você esteja se preparando para a viagem, anote as nossas sugestões e se divirta muito. Não se esqueça de registrar cada um desses momentos no seu diário de viagens e tirar muitas fotos! Nos vemos nas próximas aventuras!

Vanessa Menegueci

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *