Liverpool, a quinta maior cidade da Inglaterra, possui diversos edifícios históricos na lista
de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Mas essa está longe de ser a razão pela qual é tão procurada pelos turistas. O lugar recebe visitantes do mundo inteiro por ser o berço da banda que revolucionou a história da música: os Beatles. Para os beatlemaníacos, Liverpool é um local de peregrinação. A história de John, Paul, George e Ringo está marcada em ruas, bares, restaurantes, pubs, hotéis, museus e até mesmo no aeroporto. Confira quais são os pontos imperdíveis da cidade para os fãs do fab four.
Cavern Club
Existem algumas controvérsias, mas diversas fontes indicam o Cavern Club como o local onde se iniciaram as apresentações da banda The Quarrymen, primeiro grupo musical de John e Paul. Mais tarde, os Beatles fizeram mais de duzentos shows neste endereço, até o momento em que foram descobertos por Brian Epstein e se tornaram um sucesso mundial. Apesar da fama do Cavern Club, ele foi fechado e demolido no ano de 1973. O fato causou tanta comoção que, durante os anos 80, o bar foi erguido novamente, no mesmo local e até mesmo com os tijolos originais. Atualmente, é uma das maiores atrações de Liverpool, e conta com apresentações de várias bandas novas da cena local (algumas fazendo cover de Beatles).
Penny Lane
Penny Lane é uma rua que fazia parte do dia a dia de todos os integrantes da banda. Nela, ainda podem ser vistos os traços descritos na música: um céu azul suburbano, uma barbearia e um banco Lloyds na esquina. A letra da canção In My Life também faz referência ao local. Durante muitos anos, a prefeitura de Liverpool precisou providenciar novas placas para a rua quase diariamente, pois estas eram roubadas por alguns fãs e guardadas como lembrança. Atualmente, as placas de Penny Lane foram praticamente abolidas, e o nome das ruas passou a ser pintado em prédios e casas do local. Quem visita a rua pode conhecer a Penny Lane Gallery, que conta com exposições de arte, um café e uma loja de produtos dos Beatles.
Strawberry Field
O lugar que deu nome à música era, na verdade, um orfanato do Exército da Salvação. Ele fica na subida da Beaconsfield Road, e era uma construção vitoriana com um jardim imenso e muito bonito. Lá eram realizados diversos festivais, aos quais John Lennon comparecia com sua tia Mimi. Durante as noites, John e seus amigos costumavam invadir o local e utilizá-lo como ponto de encontro. Nos dias de hoje, o que resta da casa são os portões vermelhos e as plantas, entre as quais pode-se encontrar um violão.
Mendips e 20 Forthlin Road
Mendips é o local onde John passou sua infância e adolescência. A casa ainda contém todos os móveis originais da família, então é possível visitar o quarto onde John dormia quando ele era apenas um garoto de dezesseis anos, época em que começou a sonhar com sua primeira banda. Já em Forthlin Road, os turistas podem conhecer a casa onde Paul McCartney vivia. Considerada o local onde os Beatles “nasceram”, era nela que Paul e John se reuniam para ensaiar e escrever músicas. Mas nem todos os fãs podem entrar nas duas casas: elas são protegidas pelo National Trust, órgão que toma conta do patrimônio histórico britânico, e os ingressos para a visita devem ser comprados com bastante antecedência.
The Beatles Story Museum
Localizado em Albert Dock, região portuária de Liverpool, é um lugar maravilhoso para aprender mais sobre a banda e a vida de cada um dos integrantes. Dividido cronologicamente, o museu mostra a cada um dos visitantes todas as peculiaridades e fatos que marcaram a carreira dos Beatles. Os fãs podem visitar o túmulo de Eleanor Rigby, o já citado Strawberry Field e até mesmo passear pelo interior do Yellow Submarine. O The Beatles Story Museum ainda traz um anexo com várias outras atrações, como um cinema 4D e mais peças únicas da história dos garotos. Uma das exposições mais emocionantes é a coleção da primeira família de Lennon. Nela, estão à mostra uma pequena motocicleta de Julian, roupas de John, fotos e diversos cartões postais trocados entre Lennon, sua esposa Cynthia e seu filho. Os ingressos normalmente variam entre £7 e £16, e você pode comprá-los no site do museu.
Magical Mystery Tour
Oferecido pela Cavern City Tours, o Magical Mystery Tour começa em Albert Dock (próximo ao The Beatles History Museum) e termina no lendário Cavern Club, no centro de Liverpool. Durante o passeio de duas horas, você pode andar confortavelmente em um colorido ônibus que imita o do filme. Ele passa por todas as localidades já apresentadas acima, onde os turistas podem descer para tirar fotos e analisar os lugares. No final, a entrada no Cavern é grátis, e, na mesma rua, há uma loja enorme de souvenires. Nela você pode encontrar de tudo: das básicas camisetas até itens mais inusitados, como tapetes dos Beatles. Os ingressos custam £15.95 por pessoa e é recomendado um agendamento prévio, feito por telefone ou no site da empresa.
Hard Day’s Night Hotel
Para completar a experiência, os visitantes podem se hospedar no Hard Day’s Night Hotel, o único do mundo inspirado pelos garotos de Liverpool. Ele conta com cento e dez quartos, todos decorados com referências aos Beatles. Cada um tem estilo único, e os mais famosos são as suítes de McCartney e de Lennon. O lobby também é um tributo ao quarteto, assim como a fachada, os restaurantes e os diversos bares (Blake’s Restaurant, Bar Four, The Lounge & Bar e The Live Lounge). Ele está localizado na esquina da Matthew Street, bem perto de outras atrações como o Cavern Club e o museu. O preço pode chegar ao dobro dos outros quartos comuns na cidade.
Como chegar lá …
… a partir de Londres
Ônibus
- Estação: Victoria Coach Station
- Duração da viagem: de 5h10min a 5h50min
- Custo: de £7 a £20
- Companhias: Megabus e Eurolines
Trem
- Estação: Euston
- Duração da viagem: de 2h10min a 2h30min
- Custo: a partir de £35
- Companhias: National Rail e Virgin Rail
Dicas
Quem está em Londres e não vai ter tempo de visitar Liverpool, ainda pode conhecer mais sobre os Beatles em locais como Abbey Road e Apple Studios.
Para ver outros passeios que podem ser feitos à pé, confira o site London Walks, que tem uma pequena página especial sobre os Beatles.
Não se esqueça de preparar uma playlist especial: a viagem pede os clássicos, como I Saw Her Standing There, Please Please Me, Love Me Do, e é claro que não podem faltar Penny Lane e Strawberry Fields Forever!
Estive em Liverpool em 2017 e vale muito a pena o passeio! Imperdivel!