• Menu
  • Menu
Cidade de Maricá, RJ

O que fazer em Maricá?

Maricá é uma cidade brasileira que fica no estado do Rio de Janeiro. Lá você vai encontrar lugares históricos, como suas fazendas de açúcar, belas praias, lugares em meio à natureza, lagos e lagoas.

É um ótimo lugar para passar as férias e feriados, feito para relaxar da agitação do dia a dia.

Quer saber mais sobre Maricá? Então confira seus pontos turísticos.

Fazenda de Itapeba

A origem da fazenda se dá por volta de 1593 quando Salvador Corre de Sá concedeu a sesmaria a João de São João, uma propriedade composta por 2 mil braças ao longo da lagoa de Maricá. Em 1830 a sede da fazenda foi reconstruída, sendo feita uma casa em estilo colonial, modificando completamente a primeira casa feita de pau a pique.

Atualmente a casa se encontra em ruínas, uma vez que suas paredes ruíram e ela não existe mais.

Fazenda do Pilar

De acordo com dados a fazenda sempre foi uma propriedade familiar. João Soares de Lemos Brandão teria recebido as terras por herança, adquirindo novas terras e enriquecendo com as atividades econômicas ligadas à produção canavieira.

Em 1803 ele faleceu e em 1839 seu genro, o Comendador Antônio Joaquim Soares Ribeiro se tornou o novo proprietário. Ele ampliou o engenho e construiu a casa grande, finalizando-a em 1848.

Ela foi ampliada mais com a compra das terras da fazenda de Ubativa, tendo dois engenhos de cana-de-açúcar. Consta que em 1868 a princesa Isabel e o Conde D´Eu ficaram hospedados na fazenda.

Igreja Matriz da Senhora do Amparo

Igreja Senhora do Amparo, Maricá, Rio de Janeiro
Igreja Senhora do Amparo, Maricá, Rio de Janeiro

 

Encontra-se no centro da cidade, sendo construída em 1815 em estilo barroco e rococó.

Farol de Ponta Negra

Foi ponto de referência para os antigos navegadores. De seu mirante é possível observar toda a cidade, suas praias, construções e lagoas. Ele tem esse nome, pois de acordo com a lenda os navegadores portugueses avistavam um imenso paredão negro em alto mar.

Cachoeira Pico da Lagoinha

Encontra-se no pico mais alto da cidade, no Espraiado, fazendo divisa entre Maricá, Tanguá e Saquarema.

Gruta de Ponta Negra

Formação rochosa formada através de Erosão, sendo um local de meditação, atraindo muitos visitantes durante todo o ano.

Cachoeira do Espraiado

Cachoeira do Espraiado, Maricá, Rio de Janeiro
Cachoeira do Espraiado, Maricá, Rio de Janeiro

 

Encontra-se no Vale de São Francisco de Assis, sendo um dos cartões postais de Maricá.

Gruta do Spar

É um belo lugar composto por duas cavernas, sendo que uma delas tem um lago artificial. Anteriormente foram minas e por isso sua visitação só é permitida com prévia autorização.

Pedra do Macaco

Pedra do Macaco, Maricá, Rio de Janeiro - Trilhas e Aventuras
Pedra do Macaco, Maricá, Rio de Janeiro – Trilhas e Aventuras

 

Pedra que tem a forma semelhante a um macaco sentado, tendo uma altitude de 300 metros. Dela é possível ver as Lagoas de Maricá e da Pedra de Inoã.

Serra do Camburi

Um belo lugar, caracterizado pela presença de uma densa Mata Atlântica que pode ser observada na trilha que leva a seu topo, a uma altitude de 400 metros. O nome Camburi é derivado do tupi e significa “mato flexível”.

Serra do Espraiado

Possui uma vegetação densa de Mata Atlântica com muitos córregos e rios. Sua trilha tem a intensidade moderada, sendo sua altitude de 600 metros. De seu topo é possível ver todo o Vale de São Francisco e o litoral de Maricá, até Ponta Negra.

Pedra do Silvado

Do cume da pedra é possível ter uma vista incrível de 360° para várias montanhas que dividem as cidades de Maricá, Itaboraí e Tanguá, além do litoral.

Rancho Guarany

Um lugar para toda a família com diversas atividades, entre elas cavalgadas ecológicas, escalada em parede, tirolesa, rapel, trekking, caminhadas na mata atlântica e voo livre.

Maricá – Guarapina

Um dos maiores complexos lagunares do estado, sendo formado pela lagoa Brav, de Maricá, da Barra, do Padre e Guaripina.

A cidade conta também com a Lagoa de Jaconé que fica na divisa com a cidade de Saquarema, o rio Ubatiba que tem 20 metros de largura e os canais artificiais que ligam o complexo lagunar ao mar, como os canais Ponta Negra e Itaipuaçu.

Estrada de Ferro de Maricá

Não se encontra mais em funcionamento, mas é possível ver suas estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã.

Praias

Praia de Ponta Negra, Maricá, Rio de Janeiro
Praia de Ponta Negra, Maricá, Rio de Janeiro

 

A cidade também possui suas praias que chamam a atenção dos turistas por serem limpas e bonitas. Embora sejam gélidas e de mar aberto são bem frequentadas. Entre elas temos Recanto, Itaipuaçu, Francês, Guartiba, Bambui, Cordeirinho, Barra de Maricá, Ponta Negra, Jaconé e Sacristia.

Na cidade ainda há praias lacustres, de águas esverdeadas e mornas, sendo muito procuradas por famílias com crianças, entre elas praia da Lagoa da Barra, Aralatiba e Jacaroa.

Como chegar

Maricá conta com um aeroporto que está autorizado a operar aeronaves de pequeno porte e jatos executivos leves. Ela pode ser acessada por ele, ou através de Niterói, passando pelo ponte Rio-Niterói, seguindo a Alameda Boa Ventura pela RJ104.

Espero que as informações tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar seu comentário, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, dá uma força pra gente e compartilha com os amigos nas redes sociais.

Guia Viajar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.