Maricá é uma cidade brasileira que fica no estado do Rio de Janeiro. Lá você vai encontrar lugares históricos, como suas fazendas de açúcar, belas praias, lugares em meio à natureza, lagos e lagoas.
É um ótimo lugar para passar as férias e feriados, feito para relaxar da agitação do dia a dia.
Quer saber mais sobre Maricá? Então confira seus pontos turísticos.
Fazenda de Itapeba
A origem da fazenda se dá por volta de 1593 quando Salvador Corre de Sá concedeu a sesmaria a João de São João, uma propriedade composta por 2 mil braças ao longo da lagoa de Maricá. Em 1830 a sede da fazenda foi reconstruída, sendo feita uma casa em estilo colonial, modificando completamente a primeira casa feita de pau a pique.
Atualmente a casa se encontra em ruínas, uma vez que suas paredes ruíram e ela não existe mais.
Fazenda do Pilar
De acordo com dados a fazenda sempre foi uma propriedade familiar. João Soares de Lemos Brandão teria recebido as terras por herança, adquirindo novas terras e enriquecendo com as atividades econômicas ligadas à produção canavieira.
Em 1803 ele faleceu e em 1839 seu genro, o Comendador Antônio Joaquim Soares Ribeiro se tornou o novo proprietário. Ele ampliou o engenho e construiu a casa grande, finalizando-a em 1848.
Ela foi ampliada mais com a compra das terras da fazenda de Ubativa, tendo dois engenhos de cana-de-açúcar. Consta que em 1868 a princesa Isabel e o Conde D´Eu ficaram hospedados na fazenda.
Igreja Matriz da Senhora do Amparo
Encontra-se no centro da cidade, sendo construída em 1815 em estilo barroco e rococó.
Farol de Ponta Negra
Foi ponto de referência para os antigos navegadores. De seu mirante é possível observar toda a cidade, suas praias, construções e lagoas. Ele tem esse nome, pois de acordo com a lenda os navegadores portugueses avistavam um imenso paredão negro em alto mar.
Cachoeira Pico da Lagoinha
Encontra-se no pico mais alto da cidade, no Espraiado, fazendo divisa entre Maricá, Tanguá e Saquarema.
Gruta de Ponta Negra
Formação rochosa formada através de Erosão, sendo um local de meditação, atraindo muitos visitantes durante todo o ano.
Cachoeira do Espraiado
Encontra-se no Vale de São Francisco de Assis, sendo um dos cartões postais de Maricá.
Gruta do Spar
É um belo lugar composto por duas cavernas, sendo que uma delas tem um lago artificial. Anteriormente foram minas e por isso sua visitação só é permitida com prévia autorização.
Pedra do Macaco
Pedra que tem a forma semelhante a um macaco sentado, tendo uma altitude de 300 metros. Dela é possível ver as Lagoas de Maricá e da Pedra de Inoã.
Serra do Camburi
Um belo lugar, caracterizado pela presença de uma densa Mata Atlântica que pode ser observada na trilha que leva a seu topo, a uma altitude de 400 metros. O nome Camburi é derivado do tupi e significa “mato flexível”.
Serra do Espraiado
Possui uma vegetação densa de Mata Atlântica com muitos córregos e rios. Sua trilha tem a intensidade moderada, sendo sua altitude de 600 metros. De seu topo é possível ver todo o Vale de São Francisco e o litoral de Maricá, até Ponta Negra.
Pedra do Silvado
Do cume da pedra é possível ter uma vista incrível de 360° para várias montanhas que dividem as cidades de Maricá, Itaboraí e Tanguá, além do litoral.
Rancho Guarany
Um lugar para toda a família com diversas atividades, entre elas cavalgadas ecológicas, escalada em parede, tirolesa, rapel, trekking, caminhadas na mata atlântica e voo livre.
Maricá – Guarapina
Um dos maiores complexos lagunares do estado, sendo formado pela lagoa Brav, de Maricá, da Barra, do Padre e Guaripina.
A cidade conta também com a Lagoa de Jaconé que fica na divisa com a cidade de Saquarema, o rio Ubatiba que tem 20 metros de largura e os canais artificiais que ligam o complexo lagunar ao mar, como os canais Ponta Negra e Itaipuaçu.
Estrada de Ferro de Maricá
Não se encontra mais em funcionamento, mas é possível ver suas estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã.
Praias
A cidade também possui suas praias que chamam a atenção dos turistas por serem limpas e bonitas. Embora sejam gélidas e de mar aberto são bem frequentadas. Entre elas temos Recanto, Itaipuaçu, Francês, Guartiba, Bambui, Cordeirinho, Barra de Maricá, Ponta Negra, Jaconé e Sacristia.
Na cidade ainda há praias lacustres, de águas esverdeadas e mornas, sendo muito procuradas por famílias com crianças, entre elas praia da Lagoa da Barra, Aralatiba e Jacaroa.
Como chegar
Maricá conta com um aeroporto que está autorizado a operar aeronaves de pequeno porte e jatos executivos leves. Ela pode ser acessada por ele, ou através de Niterói, passando pelo ponte Rio-Niterói, seguindo a Alameda Boa Ventura pela RJ104.
Espero que as informações tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar seu comentário, fique à vontade.
E se curtiu o artigo, dá uma força pra gente e compartilha com os amigos nas redes sociais.
Comentar