• Menu
  • Menu
Agência de Viagens Online

Como escolher a agência de viagens online ideal?

As agências de viagem online também conhecidas como OTAs (Online Travel Agencies) estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de turismo. Afinal elas reúnem serviços de diversas companhias de viagem, oferecem pacotes turísticos práticos e ainda facilitam o pagamento, dando oportunidade para que pessoas de diferentes classes sociais possam viajar e conhecer diferentes lugares pelo mundo.

Mas como escolher uma agência de viagem com tantas à disposição? É o que você vai descobrir através das dicas a seguir.

Pesquise muito

Antes de escolher uma agência de viagem é essencial que você faça uma boa pesquisa sobre as agências online existentes.

Não se preocupe em passar horas pesquisando ofertas e opiniões. Isso só vai te ajudar, pois dessa forma você poderá encontrar uma que seja confiável e adequada para você.

Defina o serviço que deseja contratar

Há agências online de diversos tipos, aquelas que oferecem serviços específicos e outras que apresentam uma grande variedade deles.

Por isso é importante que você tenha em mente os serviços que deseja contratar, se quer um pacote completo com passagens aéreas, traslados, transporte e hospedagem ou se prefere comprar os serviços separadamente.

Confira algumas das agências de viagem mais conhecidas e suas especialidades:

CVC – a maior agência de viagens física do Brasil. Conta com um site que oferece opções em pacotes de viagem que unem serviços como passagens aéreas, cruzeiros, hospedagem e passeios.

Decolar.com – agência argentina que se tornou líder no setor de OTAs no Brasil. Ela oferece pacotes, passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros.

Booking.com – pertencente ao Priceline Group é o maior site de reserva de hotéis do mundo, onde você encontrará opções de hospedagem em hotéis, casas, apartamentos, entre outros tipos de acomodações.

Hotel Urbano – empresa brasileira que tem muita relevância no país e oferece serviços de hospedagem em hotéis, pacotes e passagens aéreas.

Submarino Viagens – um dos maiores sites de vendas de serviços de viagem no Brasil, apresentando serviços como passagens aéreas e acomodação em hotéis em mais de 150 destinos.

Viajanet – o site preferido daqueles que querem economizar, pois oferece pacotes promocionais para diversos destinos, parcelando viagens em até 18 vezes.

Hoteis.com – um dos maiores sites de reserva de hotéis, oferecendo opções de acomodação no mundo todo. –

Airnib – agência que oferece aluguéis de quartos, casas e apartamentos em diversos destinos.

Hostels.com – uma das maiores agências online que oferece diversas opções de hospedagem em hostels (albergues).

Sites de comparação de preços – ainda existem sites que oferecem pesquisas especializadas para destinos e pacotes de viagem, tendo parcerias com as principais agências de viagem online, entre elas Kayak, Tripadvisor e Trivago.

Verifique a autenticidade e qualidade da agência

É extremamente importante que você verifique a autenticidade da agência e a eficiência de seus serviços para que assim tenha mais segurança ao contratá-la.

Algo que você deve saber é que de acordo com a lei 11.771/08, artigo 27, apenas agências cadastradas no Ministério do Turismo tem autoridade para operar.

Por isso para verificar se ela é autorizada, basta acessar o site do CADASTUR (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos), digitar o nome da agência em questão, CNPJ e conferir se o seu cadastro consta no portal.

Já para averiguar a eficiência e qualidade dos serviços da empresa é bom acessar sites como PROCON ou entidades de prestadores de serviços turísticos, como a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) e conferir se há queixas e denúncias contra a agência.

Outro site que é interessante verificar é o Reclame Aqui, que conta com a opinião de clientes e a resposta das empresas perante suas reclamações.

Fique atento à apresentação dos serviços

É bom ficar atento a todas as informações que o site da agência apresenta.

O ideal é que o site seja bem explicativo e ofereça detalhes sobre todos os serviços prestados, especialmente se tratando de pacotes de turismo para que você saiba tudo o que está adquirindo.

Por isso averigue se há informações sobre datas de partida e chegada, acomodações, transporte, traslados e passeios (se houver contratado) e também peça um detalhamento de todos os valores e serviços pagos.

Assim caso algum serviço não seja cumprido você tem o direito de exigir a prestação do serviço ou a devolução do valor pago por ele.

Os preços também devem ser apresentados de forma clara e precisa, dessa forma não há como você ter dúvidas ou se sentir enganado.

Por isso verifique se a agência apresenta informações como o preço à vista, o preço parcelado com o número e valor das prestações, assim como taxas de juros, acréscimos e o valor total a ser pago.

Leia o contrato com atenção

Antes de assinar ou concordar com o contrato da agência, leia com calma e observe se todas as condições oferecidas conferem com o mesmo. Dessa maneira você pode exigir da agência um esclarecimento ou correção caso note algo errado.

Nunca assine nada em branco, pois caso contrário você não poderá ter o direito de exigir qualquer serviço, mesmo que tenha sido apresentado durante a compra. Tudo tem que estar por escrito e muito bem explicado.

Dicas para evitar problemas

Confira algumas dicas que te ajudarão a evitar problemas com agências de viagem.

Saiba exigir os seus direitos

É importante que você saiba exigir seus direitos, assim se acontecer algum imprevisto você não sairá prejudicado. Veja algumas situações em que essa dica pode ser aplicada:

Cancelamento de Viagem

Algo que você deve saber é que se a agência cancelar a viagem, ela tem o dever de restituir o consumidor. No entanto se for o consumidor que desistir da viagem, ele deverá comunicar por escrito à agência de viagem, estando sujeito ao pagamento de uma multa prevista no contrato.

Desastres Climáticos

Se você passar por uma situação de emergência que te impeça de viajar como furacões, pandemias, enchentes, tempestades, entre outros, seja em sua cidade de origem ou destino, tem o direito de remarcar a viagem, sem qualquer custo adicional ou cancelar o contrato e pedir a restituição do valor pago pelo serviço.

Peça com antecedência

Há alguns itens que você deve pedir com antecedência às agências para ter tranquilidade em sua viagem, entre eles: documento de confirmação de reserva do hotel, recibo da fatura do hotel, passagens com assento marcado e roteiro e programação da viagem.

Passeios

Verifique se os passeios estão ou não incluídos no pacote de viagem.
Os pacotes turísticos podem vir com passeios incluídos. Geralmente as agências dão um ou outro como cortesia para os clientes, no entanto muitos passeios são cobrados à parte. Por isso é importante que você verifique se estes passeios estão incluídos ou não no pacote de viagem.

Dessa forma você pode optar se deseja ou não comprá-los, e assim não ser pego de surpresa durante a viagem.

Pois como explicamos em nosso artigo Comprar Pacotes de Viagem Vale a Pena?, muitas vezes as agências cobram mais caro pelo pacote com passeios para compensar a promoção do pacote de viagem e assim clientes desavisados podem se sentir obrigados a pagar por passeios por estarem no local.

Para evitar isso, a menos que você queira pagar por um pacote de passeios, o ideal é comprar separadamente somente aqueles que você deseja participar.

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas e que elas te ajudem a escolher a agência online certa para você.

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para comentar.

Mel Quincozes

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.