• Menu
  • Menu
É permitido usar maquiagem no avião

Usar maquiagem no avião

Viajar maquiada requer cuidados antes, durante e depois de embarcar. Saiba como mimar a sua pele para chegar ao seu destino sempre fresca e linda!

Depois de passagens compradas e malas prontas, uma dúvida surge no dia de embarcar: qual maquiagem é considerada correta para viajar?

E, antes de mais nada, deve-se usar maquiagem no avião?

Não existe uma contraindicação, mas quando for possível o melhor é deixar o estojo de maquiagem guardado na mala. É o que afirma Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“Algumas maquiagens podem obstruir os poros e deixar a pele prejudicada. Não é nenhum dano permanente, mas é evitável. Além do que, se a pessoa não tomar cuidados durante o vôo, a make fica toda craquelada e feia”

Qual maquiagem usar no avião?

No entanto, quem não consegue sair de casa sem o kit básico de base, pó, blush e batom não precisa se desesperar. Há alguns produtos que até hidratam a pele durante as horas de viagem. “Durante uma viagem de avião a umidade do ar cai 10% em relação à temperatura do ambiente, há pressurização e tudo isso deixa a pele ressecada. Portanto o hidratante específico para seu tipo de pele é fundamental”, indica Carolina.

Além disso, maquiagens de boa qualidade, sempre com filtro solar e princípio ativos também são indicadas.

Marli Soares, 33 anos, é comissária de bordo há 14 anos e chega a voar até nove horas por dia, sempre maquiada. Para isso ela não descuida da pele bem antes de entrar no avião. Ela lava e tonifica o rosto, passa o hidratante e o protetor solar e um primer para aumentar a fixação da make. Só depois desse ritual é que ela começa a aplicar os produtos.

Antes de viajar, Carolina também indica alguns cuidados. A pele seca é a que mais sofre com os efeitos de uma viagem de avião, portanto, segundo a dermatologista, o ideal é usar hidratante com vitaminas, ácido hialurônico e ceramidas.

No caso de fazer algum tratamento com ácido no rosto, a dermatologista recomenda suspender o uso três dias antes da viagem. “Esses produtos deixam a pele muito sensível e seca e durante o voo isso fica ainda mais acentuado. Portanto, nesse caso o ideal é viajar sem maquiagem e usar um hidratante e uma água termal, que tem propriedades anti-inflamatórias”, explica.

Durante e depois do vôo

“Durante o voo é necessário reaplicar a base hidratante, mas sempre com o produto específico para seu tipo de pele. Uma pessoa com acne não pode usar uma base muito oleosa, por exemplo, pois vai obstruir ainda mais”, ensina Marçon.

Enquanto estiver no avião, além de reaplicar a base, Carla Góes Pérez, médica-cirurgiã, pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy, indica reaplicar batons com filtro solar e hidratantes. “O voo deixa os lábios ressecadas, portanto prefira esses produtos e evite os batons de longa duração, pois eles vão aumentar ainda mais o ressecamento”, afirma.

Marli, que tem pele mista, faz simples retoques durante a viagem. “Aplico pó, lápis de olho, batom e blush. Se a pele fica ressecada também aplico a água termal em cima da maquiagem. Quando ela fica um pouco oleosa eu uso alguns lenços antibrilho para matificar a área”, ensina a comissária que também não abre mão do hidratante nas mãos e nos lábios. Uma dica das especialistas que é endossada por Marli é beber muita água. “Ela que vai ajudar a hidratar a pele do corpo como um todo”, afirma Marçon.

As olheiras também não devem ser esquecidas durante a viagem. “Se a pessoa já tem uma bolsa de olheira é comum que elas fiquem mais acentuadas. Portanto, é indicado deixar a água termal na geladeira do avião e usar algodões em formato redondo para fazer compressas no olho. Isso ajuda a diminuir esses efeitos”, ensina Marçon.

Ao chegar ao destino, para evitar que os poros fiquem obstruídos pela maquiagem, a comissária Marli retira tudo do rosto com produtos adequados assim que pode. “Depois de tirar a make com um demaquilante, eu lavo o rosto com um sabonete líquido, aplico um tônico e um hidratante para finalizar”, revela.

Ficou com dúvidas? Escreva pra gente aqui nos comentário.

Guia Viajar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *