• Menu
  • Menu
Cachorro em cima de uma caixa de transporte

Melhor Caixa de Transporte para Cães

Realizar o transporte seguro do seu cachorro é muito mais que uma escolha, é obrigação. Isso porque, quando se tem um animal de estimação, o cuidado com a sua saúde e bem-estar deve estar a frente de tudo.

Neste contexto, é importante buscar pela melhor caixa de transporte para cães em caso de consultas ao veterinário, passeios e viagens, sejam elas de carro, avião, ônibus ou no caso do seu cachorro ter mobilidade reduzida. No entanto, para adquirir esse tipo de acessório, é importante buscar pelo que melhor se enquadra às necessidades do seu pet.

Atualmente, o mercado dispõe de inúmeros modelos deste tipo de produto, tanto para cachorros pequenos, como para os médios e os grandes. No entanto, ainda assim, algumas pessoas têm dificuldades na hora de comprar esse item, devido a certos detalhes como o tamanho, a altura e o diâmetro.

Pensando nas inúmeras dúvidas que cercam o assunto, neste conteúdo, você vai saber como escolher a melhor caixa de transporte para cães, com base nas características do seu bichinho. Acompanhe a leitura!

Para que serve a caixa de transporte para cães?

Basicamente, a função da caixa de transporte para cães é realizar o transporte do animal para qualquer lugar de forma segura e confortável. Ela é um item fundamental em caso de longas viagens de carro ou de avião. Inclusive, é obrigatória para a locomoção aérea.

Além do transporte seguro, a caixa também auxilia para que o pet não fuja durante o passeio e também o protege caso ocorra qualquer tipo de acidente. Uma outra finalidade é a de isolar os bichinhos que não podem ter contato com os outros, como os filhotes que ainda não tomaram as suas vacinas, por exemplo.

No entanto, o que a maioria desconhece, é que a caixa de transporte para cães é um acessório que além de oferecer conforto, também é adaptado à natureza dos pets, ou seja, pode ser utilizado também como casinha.

Por esta razão, o item não deve causar medo ao animal. Muito pelo contrário, pode ser transformado em uma espécie de abrigo onde o pet se sinta confiante, seguro e possa dormir tranquilo.

Quais são os tipos mais comuns de caixas para transporte para cães?

Caixa de transporte para cães
Melhores caixas de transporte para cães.

Como mencionamos, existem diversos tipos de caixas de transporte para cães e para escolher a melhor, é importante se atentar às necessidades de sua utilização. Abaixo, você confere quais são os modelos mais comuns.

Caixa de transporte padrão

O modelo padrão, como o próprio nome sugere, trata-se do tipo mais comum de caixa para transporte de cães. Ao adquirir modelos denominados como “padrão”, é fundamental ter atenção ao seu tamanho e limite de peso. O ideal é buscar por uma caixa maior que o seu cachorro, para não haver problemas na hora de acomodá-lo.

Esse tipo de caixa costuma ter uma alça para transportar o pet do carro para o avião, ou até mesmo para os momentos nos quais o passeio é realizado a pé. Caso o trajeto seja longo, é melhor apostar em modelos com rodas, como veremos a seguir.

Veja a nossas indicações de caixa de transporte padrão:

Gulliver 5 Chalesco para Cães
Gulliver 5 Chalesco para Cães
Compartimento Para Água ou Petiscos na Porta e no Teto; Premium-Line Com Rodrinhas; Freios nas Rodas e Porta de Aço
R$ 1.150,00
Furacão Pet Luxo Caixa de Transporte, Preto/Vermelho, 2
Furacão Pet Luxo Caixa de Transporte, Preto/Vermelho, 2
País de origem do produto: BR
R$ 95,60 Amazon Prime

Caixa de transporte com rodas

Se na sua viagem ou passeio for necessário andar por um longo período, é interessante buscar pela caixa de transporte com rodas. Existe também a possibilidade de adquirir duas em uma, ou seja, um modelo que pode ser usado com rodinhas ou somente com as alças.

Veja a nossas indicações de caixa de transporte com rodas:

Ferplast Trolley, Mochila de Transporte Para Animais Pequenos, com Rodinhas Ferplast para Cães, Variado
Ferplast Trolley, Mochila de Transporte Para Animais Pequenos, com Rodinhas Ferplast para Cães, Variado
Transportador de nylon para gatos ou cães pequenos, também pode ser usado como mochila;; Lados e frente de malha para ventilação interna ideal;
Mala Bolsa Mochila de Transporte Pet Viagem com Rodinhas para Cães e Gatos (Preta)
Mala Bolsa Mochila de Transporte Pet Viagem com Rodinhas para Cães e Gatos (Preta)
Material: Poliéster; Medidas: 48cm (altura) x 36cm (comprimento) x 32cm (largura) x 95cm (totalmente extendida)

Caixa de transporte com materiais mais flexíveis

Pensando em cães de pequeno porte ou em viagens curtas, as caixas de transportes feitas com materiais mais flexíveis costumam ser opções melhores.

Os acessórios produzidos com tecido, neste caso, também são chamados de bolsas de transportes e, embora seja uma boa alternativa, é importante destacar que, caso haja um impacto mais intenso, o cãozinho tende a ficar menos protegido e até sofrer algum dano.

Veja a nossas indicações de caixa de transporte flexíveis:

É importante destacar que alguns modelos ainda podem acompanhar comedouros, bebedouros, travas de segurança, tapete higiênico, piso acolchoado e até mesmo compartimento para ração e petiscos.

Como escolher a melhor caixa de transporte para cães?

Para escolher a melhor caixa de transporte para cães, é preciso considerar alguns pontos importantes. Dentre eles:

  • material da caixa: normalmente as caixas de transporte para cães são produzidas com um plástico mais rígido, o que auxilia com a segurança do animal. No entanto, existem algumas opções de tecido, que podem ser utilizadas para os pets que gostam de ser carregados no colo, como as bolsas de transportes. Esse tipo de modelo costuma ser indicado para os cães mais calmos e que costumam sair com frequência;
  • resistência do material: além de escolher entre o plástico e o tecido, também é importante verificar a resistência do material, ou seja, conferir sua espessura e analisar se a caixa fica bamba;
  • ventilação do produto: a caixa de transporte para cães deve ser ventilada. Ou seja, além das grades na porta, é importante que ela tenha aberturas em sua lateral. Isso é fundamental para garantir que o pet respire com qualidade;
  • segurança da porta: outro fator importante é a segurança da caixa. É essencial que a porta tenha travas bem seguras para que o bichinho não consiga abri-la com as patinhas.

É importante ressaltar que, caso você esteja procurando uma caixa para viajar com seu cãozinho de avião, algumas recomendações devem ser consideradas. Se o pet for fazer a viagem na cabine, o material da caixa deve ser mais flexível, já se ele for viajar no compartimento de cargas, é obrigatório que o material seja mais rígido. Ademais, é indicado que o fundo de ambas as caixas sejam revestidos com material impermeável.

Além dos pontos citados, também é necessário prestar atenção ao tamanho da caixa. Afinal, o espaço de um cachorro pequeno é bem diferente dos cachorros de grande porte, não é mesmo? No próximo tópico, você confere como saber o tamanho ideal da caixa de transporte para cães.

Como escolher o tamanho da caixa de transporte para cães?

Para escolher o tamanho da caixa de transporte para cães deve-se levar em consideração o conforto. Em outras palavras, é importante que ela comporte o pet em pé, sentado, e deitado com as patas esticadas.

A melhor forma de fazer isso, é usar uma fita métrica e seguir os passos abaixo:

  • deixe o animal em pé, com as quatro patas sobre o chão, erga o seu focinho e meça a altura do topo do nariz até o chão;
  • deite o cãozinho de maneira que ele fique com as patas dianteiras esticadas, após isso, meça a parte traseira até a ponta das patas.

Após a conclusão desse passo a passo, você já saberá quais são as medidas aproximadas da caixa de transporte para cães. Contudo, também é necessário conferir as especificações técnicas exigidas pelas companhias de transporte aéreo. Veja a seguir:

Normas da IATA e regulamento das companhias áreas para o transporte de cães

A caixa de transporte para cães deve respeitar as normas de IATA, além das regras estipuladas com cada companhia aérea.

A sigla IATA significa Air Transport Association, ou em português, Associação Internacional de Transportes Aéreos. A organização internacional das linhas aéreas regulamenta todo o transporte aéreo do mundo, inclusive o de animais.

A certificação da IATA auxilia para que as viagens de avião sejam mais confortáveis e seguras para os pets. Inclusive, cada uma das companhias aéreas possui as suas normas próprias que vão de acordo com a IATA, com as dimensões dos aviões e os procedimentos técnicos das equipes.

Vamos agora, saber um pouco mais sobre as orientações referentes às caixas de transportes nas principais empresas aéreas do Brasil.

Transporte aéreo de animais na LATAM

A LATAM Airline permite apenas o transporte de cães e gatos e toda a viagem pode ser feira na cabine com o tutor, no bagageiro do voo ou por meio da LATAM Cargo. Em qualquer um dos casos, a viagem deve ser feita com a caixa de transporte certificada e respeitando os limites de peso do animal e do acessório.

Na cabine, o peso da caixa e do pet não deve ultrapassar 7 kg. Já no bagageiro o peso do animal junto a caixa é de 45 kg. Ou seja, acima desses pesos, a LATAM não permite o transporte.

É fundamental que antes da viagem, você consulte o site da LATAM Airline, pois as regras podem ser alteradas sem aviso prévio.

Transporte aéreo de animais na Azul

A companhia aérea Azul autoriza o transporte de animais somente na cabine junto ao tutor. O peso da caixa de transporte com o animal não pode ultrapassar 10 kg e o pet pode estar tanto em uma caixa como numa mala flexível.

Em casos de malas flexíveis, o item precisa ter hastes internas de metal e ser produzido com material impermeável. As medidas não podem ultrapassar o limite de 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento.

Já nos casos das caixas de transporte, o material precisa ser de fibra ou plástico rígido e suas medidas devem ter até 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento. Além disso, a companhia aérea reforça que não aceita outros materiais de transporte.

Assim como recomendamos anteriormente, é importante acessar o site da Azul para se certificar que nenhuma mudança ocorreu.

Transporte aéreo de animais na GOL

A companhia aérea GOL realiza o transporte de animais de estimação junto ao serviço de Dog&Cat + Cabine, no qual permite que os passageiros levem seus cães e gatos dentro da caixa de transporte, somando o peso total de até 10 kg.

O serviço Dog&Cat + Espaço permite o transporte dos pets com a caixa de transporte somando até 30 kg. Ademais, as caixas precisam respeitar as dimensões de 82 cm de altura, 114 cm de largura e 142 cm de comprimento. Esses bichinhos realizam a viagem no porão do mesmo avião de seus tutores. Já os cães acima de 30 kg, podem ser transportados pelo serviço GOLLOG Animais.

Para todos os casos, as caixas de transporte devem ter, obrigatoriamente, o material rígido e a porta de plástico resistente com metal fixo na estrutura e travas e junções firmes. Além disso, devem contar com sistema de travamento e bloqueio eficiente. As partes superiores e inferiores precisam ser parafusadas e com ventilação adequada, sem abertura no teto.

A GOL também pode atualizar suas regras e, em razão disso, é indicado que você acesse o site da companhia antes da viagem para se certificar.

Afinal, qual a melhor caixa de transporte para cães?

A melhor caixa de transporte para cães é aquele capaz de oferecer conforto e segurança ao seu pet, por isso deve ser adequada para o porte e a idade do animal. Ademais, na hora da escolha, a funcionalidade do acessório deve ser levada em consideração.

Em outras palavras, no caso de viagens de avião, por exemplo, nem todas as caixas são permitidas pelas companhias aéreas. Além disso, se o pet for viajar no compartimento de cargas, a caixa precisa ser de material rígido. Já se a viagem acontecer na cabine, o recomendado é que o material seja mais flexível.

Independentemente do modelo escolhido, o indicado é que a caixa seja revestida com material impermeável, isso porque, se o bichinho não conseguir segurar a vontade de realizar as suas necessidades fisiológicas, não ocorrerão vazamentos. Vale lembrar que é aconselhável que pausas sejam feitas para que o animal possa se hidratar e se alimentar durante o passeio.

Chegamos ao fim, e caso você ainda tenha alguma dúvida sobre qual melhor caixa de transporte para cães, deixe seu comentário. Será um prazer ajudá-lo. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo para que ele ajude outras pessoas com os mesmos questionamentos que o seu. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o nosso conteúdo sobre como viajar com animais de estimação.

Vanessa Menegueci

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *