• Menu
  • Menu
O que não pode levar na mala de mão

O que não pode levar na mala de mão: confira a lista completa

Saber o que não pode levar na mala de mão é fundamental para tornar a sua experiência nas viagens aéreas a mais tranquila possível. E, pode acreditar: mesmo as pessoas mais acostumadas a viajar de avião às vezes ainda precisam de uma ajudinha para ter certeza se um ou outro item são liberados para transporte a bordo pelas companhias aéreas.

Antes de começar a falar de tudo o que não pode levar na mala de mão, e o que pode levar também, vamos fazer um esclarecimento: a bagagem de mão é aquela que vai junto com você na aeronave, cujo peso não pode ultrapassar 10 kg e que, geralmente, é acomodada no compartimento acima das poltronas. Caso você tenha uma bagagem despachada, na mala de mão costumam ser colocados itens como muda de roupa e calçado, e tudo mais que você precisa para sobreviver no seu destino de viagem caso a mala despachada se extravie.

Além da mala de mão, os passageiros podem levar também o chamado item pessoal, que é uma bolsa ou mochila pequena. Esta costuma ser acomodada sob a poltrona da frente, e costuma conter a carteira com documentos e dinheiro, passaporte, medicamentos, fones de ouvido, óculos de sol e outras coisas pequenas.

As regras do que não pode levar na mala de mão se aplicam, também, ao item pessoal. Para saber tudo o que é proibido e o que é permitido, continue acompanhando a leitura.

O que não pode levar na mala de mão

Embora muitas pessoas encarem a mala de mão como uma segurança, caso o pior aconteça com a mala despachada, há cada vez mais passageiros aderindo ao movimento de viajar leve, que consiste em levar o mínimo necessário para a viagem, evitando o transtorno com malas pesadas e volumosas demais.

Com isso, é fundamental saber o que não pode levar na mala de mão, ou você terá que jogar itens fora no momento da inspeção de bagagens, antes do embarque. Vale dizer que a lista de itens proibidos a bordo é definida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e seguida pelas companhias aéreas. Confira a lista a seguir.

Objetos cortantes e pontiagudos: facas, tesouras, estiletes, navalhas, alicates (inclusive os de unha) machados, equipamentos para prática de artes marciais.

Líquidos, aerossóis, géis: cremes, perfumes, pastas, desodorantes, água e outros líquidos são proibidos em quantidades superiores a 100 ml, e também quando acondicionados em embalagens que não sejam transparentes.

Substâncias perigosas: produtos químicos, como cloro, alvejante, mercúrio, ácido, baterias com líquidos corrosivos; e explosivos, incendiários ou inflamáveis, como munições, fusíveis, detonadores, pólvora, fogos de artifício, aerossóis, isqueiros do tipo maçarico, entre outros.

Armas de fogo e munições: incluindo réplicas, versões de brinquedo e objetos relacionados, armas de pressão, de choque elétrico e químicas, estilingues, sprays de pimenta, ácidos e neutralizantes.

Objetos de defesa pessoal: sprays, tasers, bastões retráteis e similares.

Ferramentas de trabalho: pés de cabra, alavancas, furadeiras, brocas, chaves de fenda, cinzéis, serras, maçaricos, martelos, marretas, pistolas de prego, dispositivos de alarmes.

O que pode levar na mala de mão

Alguns objetos, considerados seguros, podem ser levados na mala de mão ou no item pessoal. São eles:

aparelhos eletrônicos;

telefone celular;

leitor de livros;

fones de ouvido;

câmera fotográfica;

lápis e caneta;

bengalas;

raquetes de tênis;

guarda-chuvas;

caixa de fósforo ou isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm;

aparelho de barbear em cartucho;

termômetros;

relógio de pulso com alarme;

objetos com lâminas inferiores a 6 cm.

Pode levar remédio na mala de mão?

Diferentemente do que muita gente acha, que remédio se inclui no que não pode levar na mala de mão, é permitido, sim, levar medicamentos na mala de bordo, desde que você siga algumas recomendações, como a apresentação da receita médica. Isso é especialmente importante no caso dos remédios controlados e de uso contínuo, já que você terá que levar uma quantidade maior deles.

Lembre-se de que os medicamentos devem estar acondicionados em suas embalagens originais. Apesar de não ser obrigatório, você pode levar também a bula das medicações, a nota fiscal de compra e uma versão em inglês da prescrição médica.

Pode levar comida e bebida na mala de mão?

Alimentação para bebês e crianças e líquidos de dietas especiais podem ser transportados desde que em quantidade adequada ao consumo no período total do voo, incluindo escalas.

Comidas e bebidas para outros passageiros podem ser transportadas desde que acondicionadas em embalagens herméticas, com data de validade visível. Como as regras podem mudar de acordo com a companhia aérea, verifique com antecedência as permissões e proibições para não ter que se desfazer de nada no momento do embarque. Confira a seguir uma lista do que costuma ser permitido:

bala e chiclete;

bolo e biscoito;

chocolate;

iogurte (desde que até 100 ml);

salgadinhos;

queijo, patê e carnes embaladas.

Atenção: em viagens para o exterior as frutas, verduras, legumes, sementes e produtos de origem animal são proibidos, a não ser que haja uma aprovação prévia da vigilância sanitária local.

O transporte de bebida alcoólica também é permitido, mas a quantidade pode variar de acordo com a companhia aérea. Verifique as condições com antecedência para não se surpreender no momento da viagem.

Como levar líquido na mala de mão?

Nos voos nacionais não há restrição para o transporte de líquidos na mala de mão. Já nos voos internacionais, os líquidos que são permitidos a bordo devem estar acondicionados em embalagens transparentes, cuja capacidade não pode ultrapassar 100 ml cada uma.

Estas embalagens, por sua vez, devem ser colocadas dentro de sacos transparentes do tipo ziplock, com sistema que permite abertura e fechamento. No total, a quantidade de líquidos por passageiro não pode ultrapassar um litro.

O que não pode levar na mala de mão: cheque sempre com a companhia aérea

Como tudo o que envolve viajar, um bom planejamento e organização podem nos livrar de muitos problemas e dores de cabeça desnecessárias relacionados ao que não pode levar na mala de mão. Embora as regras da ANAC sejam claras, podem haver variações nas condições impostas pelas companhias aéreas, então é sempre bom fazer uma checagem antes mesmo de começar a arrumar as malas.

Caso você pretenda viajar levando itens alimentícios na mala, para presentear alguém no país de destino, por exemplo, verifique também as regras específicas da imigração, pois assim você garante que seus itens não sejam descartados logo assim que você chegar ao local.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *