• Menu
  • Menu
Glasgow

O que fazer em Glasgow: roteiro de 1, 2 ou 3 dias na cidade escocesa

Decidir o que fazer em Glasgow não é tarefa fácil! E não é porque faltam lugares interessantes para visitar por lá, viu.

Na verdade, são muitos os pontos turísticos dessa cidade escocesa. A apenas uma hora de Edimburgo, você encontra uma atmosfera vibrante em cultura, arte e gastronomia.

Por isso, separamos algumas dicas de atrações para ajudar você a construir o seu roteiro. Vem com a gente para descobrir!

Pontos turísticos e atrações de Glasgow

Essas são as atrações de Glasgow que você não pode deixar de fora do seu itinerário!

O que fazer no centro de Glasgow

As principais opções de o que fazer em Glasgow ficam no centro da cidade, o que facilita bastante a vida de quem vai passar apenas alguns dias por lá.

Centro de Glasgow
Centro de Glasgow (Fonte: Unsplash)

Comece pela George Square, a praça central que é cercada de prédios históricos, como a Câmara Municipal de Glasgow. Por lá, também há muitas opções de restaurantes e cafés para dar uma recarregada nas energias.

Ao lado, siga pela Queen Street e pegue a direita na Royal Exchange Square. Você chegará à Galeria de Arte Moderna, também chamada de GoMA.

A entrada é gratuita e garante o acesso a todas as exposições temporárias e permanentes. Além de uma cafeteria, uma loja de presentes e uma biblioteca.

Saindo em direção à Buchanan Street, pegue a Mitchell Lane para chegar ao The Lighthouse. Esse museu dedicado ao design e à arquitetura também é gratuito e fica dentro de um farol.

The Lighthouse
The Lighthouse (Fonte: Unsplash)

O que fazer nos arredores do centro de Glasgow

Os arredores do centro da cidade de Glasgow são divididos em quatro distritos:

  • East End (leste);
  • West End (oeste);
  • North Glasgow (norte);
  • e South Side (sul).

No East End, a principal atração é a Catedral de Glasgow. Construído em 1197, o  prédio é o mais antigo de Glasgow e possui influências arquitetônicas medievais. Também é a catedral mais antiga da Escócia Continental.

Glasgow Cathedral
Glasgow Cathedral (Fonte: Unsplash)

Ao lado, fica Glasgow Necropolis, um grande cemitério a céu aberto. Lá, estão enterrados aproximadamente 50 mil corpos de membros da elite vitoriana.

O destaque é um pequeno memorial dedicado a William Wallace, líder da Guerra de Independência da Escócia. Ele ficou conhecido entre o grande público através do filme Coração Valente (1995).

No West End, está localizada a Universidade de Glasgow. O campus é amplo e está recheado de prédios históricos, compondo um cenário que parece saído de algum filme medieval.

Como é de se esperar, toda a região do West End é populada por universitários. Ou seja, há várias lojinhas e restaurantes descolados com um feeling local.

É uma ótima opção para sair do turismo tradicional e descobrir o que fazer em Glasgow como um nativo!

Universidade de Glasgow
Universidade de Glasgow (Fonte: Unsplash)

Por lá, também fica o Museu de Arte de Kelvingrove. Ele possui um dos acervos mais diversificados da cidade, com itens que vão desde esculturas e pinturas, até móveis e outros objetos históricos.

O museu fica dentro do Kelvingrove Park, uma boa atração para quem curte passear ao ar livre. Por lá, você encontra:

  • quadras esportivas e pista de skate;
  • um anfiteatro;
  • um lago com patinhos;
  • uma ponte que atravessa o Rio Kelvin;
  • e outros monumentos.

O que fazer em Glasgow à noite

Glasgow tem uma vida noturna mais vibrante e diversificada do que Edimburgo, a capital da Escócia. Então, saiba que não é o lugar para se recolher para o hotel para o sono de beleza!

Uma das melhores regiões para sair à noite é o Merchant City, que fica no centro da cidade. Por lá, você encontra muitos bares, pubs e restaurantes para visitar.

Vale fazer um pub crawl para experimentar cervejas de vários lugares diferentes!

Como é esperado em uma região universitária, o West End também se destaca pelas muitas opções de boates. Na divisa com o centro de Glasgow, fica a Sauchiehall Street, um ótimo ponto para quem quer curtir sem gastar tanto.

Não deixe de dar uma passada lá se as festas forem a sua praia! E, se a grana não estiver curta, a Byres Road fica mais a oeste e tem opções mais sofisticadas para comer e festejar.

Onde fazer compras em Glasgow

O melhor lugar para fazer compras em Glasgow é no centro da cidade, apesar de existirem outras opções nos arredores.

A Argyle Street e a Sauchiehall Street abrigam as marcas mais em conta. Mas que, muitas vezes, são consideradas de luxo no Brasil!

Na Buchanan Street, por sua vez, os preços são mais salgados e inacessíveis. Entretanto, vale a visita para dar uma babada nas vitrines!

Buchanan Street
Buchanan Street (Fonte: Unsplash)

Nestes pontos, a maior parte das lojas fica na rua, mesmo. Se os shoppings são a sua praia, o Princes Square Shopping Center também fica no centro.

Em qualquer um desses lugares, você encontra uma infinidade de roupas, acessórios, maquiagens, perfumes e itens de decoração.

Roteiros: o que fazer em Glasgow em 1, 2 ou 3 dias

Trouxemos algumas sugestões de roteiro, mas a verdade é que você precisa avaliar os prós e contras dos pontos turísticos de Glasgow. Considere aqueles lugares que você realmente quer visitar para incluir no itinerário!

1️⃣ Ficando 1 dia em Glasgow, a recomendação é que você passeie pelo centro.

Dá para visitar a George Square e escolher o GoMa ou o The Lighthouse para dedicar algum tempo aos museus. Depois, você pode fazer compras e, à noite, ficar em um pub no Merchant City!

2️⃣ Para visitar Glasgow em 2 dias, dedique metade do tempo aos pontos turísticos do centro.

No restante, escolha entre o West End e o East End para conhecer os arredores da cidade.

O East End é mais legal para quem curte atrações históricas, como a Catedral de Glasgow e o Glasgow Necropolis.

Agora, dedique seu tempo ao West End se você está mais pela curtição de visitar lojas e bares. Ou de passar tempo ao ar livre no Kelvingrove Park!

3️⃣ Agora, com 3 dias em Glasgow, é possível visitar a maior parte das atrações da cidade. É só dividir os passeios em um dia para o centro, outro para o West End, e o último para o East End!

Aproveite outras atrações do Reino Unido

Se você está buscando o que fazer em Glasgow, provavelmente já vai dar uma passada em outras cidades do Reino Unido!

Edimburgo é logo ali, e dá para se aventurar nas Terras Altas da Escócia para conhecer Inverness e o Lago Ness!

A um voo de distância, também estão cidades conhecidas da Inglaterra, como Manchester, Liverpool, Sheffield e Leeds. E, é claro, a apaixonante Londres, que eu imagino que já deva estar no seu roteiro.

No meio de todas essas opções, tenha certeza de uma coisa: você pode contar com a gente para ajudar a planejar sua viagem para a Europa 🙂

Isadora

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *