Liverpool: a cidade dos Beatles

Liverpool, a quinta maior cidade da Inglaterra, possui diversos edifícios históricos na lista
de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Mas essa está longe de ser a razão pela qual é tão procurada pelos turistas. O lugar recebe visitantes do mundo inteiro por ser o berço da banda que revolucionou a história da música: os Beatles. Para os beatlemaníacos, Liverpool é um local de peregrinação. A história de John, Paul, George e Ringo está marcada em ruas, bares, restaurantes, pubs, hotéis, museus e até mesmo no aeroporto. Confira quais são os pontos imperdíveis da cidade para os fãs do fab four.

 

Cavern Club

Existem algumas controvérsias, mas diversas fontes indicam o Cavern Club como o local onde se iniciaram as apresentações da banda The Quarrymen, primeiro grupo musical de John e Paul. Mais tarde, os Beatles fizeram mais de duzentos shows neste endereço, até o momento em que foram descobertos por Brian Epstein e se tornaram um sucesso mundial. Apesar da fama do Cavern Club, ele foi fechado e demolido no ano de 1973. O fato causou tanta comoção que, durante os anos 80, o bar foi erguido novamente, no mesmo local e até mesmo com os tijolos originais. Atualmente, é uma das maiores atrações de Liverpool, e conta com apresentações de várias bandas novas da cena local (algumas fazendo cover de Beatles).

Beatles tocando no Cavern Club, 1961

Beatles tocando no Cavern Club, 1961

 

Penny Lane

Penny Lane é uma rua que fazia parte do dia a dia de todos os integrantes da banda. Nela, ainda podem ser vistos os traços descritos na música: um céu azul suburbano, uma barbearia e um banco Lloyds na esquina. A letra da canção In My Life também faz referência ao local. Durante muitos anos, a prefeitura de Liverpool precisou providenciar novas placas para a rua quase diariamente, pois estas eram roubadas por alguns fãs e guardadas como lembrança. Atualmente, as placas de Penny Lane foram praticamente abolidas, e o nome das ruas passou a ser pintado em prédios e casas do local. Quem visita a rua pode conhecer a Penny Lane Gallery, que conta com exposições de arte, um café e uma loja de produtos dos Beatles.

Penny Lane

Penny Lane

 

Strawberry Field

O lugar que deu nome à música era, na verdade, um orfanato do Exército da Salvação. Ele fica na subida da Beaconsfield Road, e era uma construção vitoriana com um jardim imenso e muito bonito. Lá eram realizados diversos festivais, aos quais John Lennon comparecia com sua tia Mimi. Durante as noites, John e seus amigos costumavam invadir o local e utilizá-lo como ponto de encontro. Nos dias de hoje, o que resta da casa são os portões vermelhos e as plantas, entre as quais pode-se encontrar um violão.

Strawberry Field

Strawberry Field

 

Mendips e 20 Forthlin Road

Mendips é o local onde John passou sua infância e adolescência. A casa ainda contém todos os móveis originais da família, então é possível visitar o quarto onde John dormia quando ele era apenas um garoto de dezesseis anos, época em que começou a sonhar com sua primeira banda. Já em Forthlin Road, os turistas podem conhecer a casa onde Paul McCartney vivia. Considerada o local onde os Beatles “nasceram”, era nela que Paul e John se reuniam para ensaiar e escrever músicas. Mas nem todos os fãs podem entrar nas duas casas: elas são protegidas pelo National Trust, órgão que toma conta do patrimônio histórico britânico, e os ingressos para a visita devem ser comprados com bastante antecedência.

 

The Beatles Story Museum

Localizado em Albert Dock, região portuária de Liverpool, é um lugar maravilhoso para aprender mais sobre a banda e a vida de cada um dos integrantes. Dividido cronologicamente, o museu mostra a cada um dos visitantes todas as peculiaridades e fatos que marcaram a carreira dos Beatles. Os fãs podem visitar o túmulo de Eleanor Rigby, o já citado Strawberry Field e até mesmo passear pelo interior do Yellow Submarine. O The Beatles Story Museum ainda traz um anexo com várias outras atrações, como um cinema 4D e mais peças únicas da história dos garotos. Uma das exposições mais emocionantes é a coleção da primeira família de Lennon. Nela, estão à mostra uma pequena motocicleta de Julian, roupas de John, fotos e diversos cartões postais trocados entre Lennon, sua esposa Cynthia e seu filho. Os ingressos normalmente variam entre £7 e £16, e você pode comprá-los no site do museu.

 

Magical Mystery Tour

Oferecido pela Cavern City Tours, o Magical Mystery Tour começa em Albert Dock (próximo ao The Beatles History Museum) e termina no lendário Cavern Club, no centro de Liverpool. Durante o passeio de duas horas, você pode andar confortavelmente em um colorido ônibus que imita o do filme. Ele passa por todas as localidades já apresentadas acima, onde os turistas podem descer para tirar fotos e analisar os lugares. No final, a entrada no Cavern é grátis, e, na mesma rua, há uma loja enorme de souvenires. Nela você pode encontrar de tudo: das básicas camisetas até itens mais inusitados, como tapetes dos Beatles. Os ingressos custam £15.95 por pessoa e é recomendado um agendamento prévio, feito por telefone ou no site da empresa.

 

Hard Day’s Night Hotel

Para completar a experiência, os visitantes podem se hospedar no Hard Day’s Night Hotel, o único do mundo inspirado pelos garotos de Liverpool. Ele conta com cento e dez quartos, todos decorados com referências aos Beatles. Cada um tem estilo único, e os mais famosos são as suítes de McCartney e de Lennon. O lobby também é um tributo ao quarteto, assim como a fachada, os restaurantes e os diversos bares (Blake’s Restaurant, Bar Four, The Lounge & Bar e The Live Lounge). Ele está localizado na esquina da Matthew Street, bem perto de outras atrações como o Cavern Club e o museu. O preço pode chegar ao dobro dos outros quartos comuns na cidade.

Hard Day’s Night Hotel

Hard Day’s Night Hotel

 

Como chegar lá …

… a partir de Londres

Ônibus

  • Estação: Victoria Coach Station
  • Duração da viagem: de 5h10min a 5h50min
  • Custo: de £7 a £20
  • Companhias: Megabus e Eurolines

Trem

  • Estação: Euston
  • Duração da viagem: de 2h10min a 2h30min
  • Custo: a partir de £35
  • Companhias: National Rail e Virgin Rail

 

Dicas

Quem está em Londres e não vai ter tempo de visitar Liverpool, ainda pode conhecer mais sobre os Beatles em locais como Abbey Road e Apple Studios.

Para ver outros passeios que podem ser feitos à pé, confira o site London Walks, que tem uma pequena página especial sobre os Beatles.

Não se esqueça de preparar uma playlist especial: a viagem pede os clássicos, como I Saw Her Standing There, Please Please Me, Love Me Do, e é claro que não podem faltar Penny Lane e Strawberry Fields Forever!

Compartilhe este artigo

Artigos Recentes

Comente!

© 2017 Guia Viajar. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie