Como organizar sua mochila

Se você irá sair para conhecer o mundo em um mochilão pela primeira vez, provavelmente precisará de alguma ajuda para arrumar sua bagagem. As mochilas, embora muito práticas, amassam um pouco as roupas e podem ser bem mais difíceis de organizar do que uma mala de rodinhas.

Mochileiro

Ainda assim, é possível usar alguns truques e dicas na hora de arrumar a mochila, tornando o processo um pouco menos cansativo. Uma das coisas mais importantes é lembrar do peso que será carregado e das distâncias que serão percorridas. Levando em consideração seu preparo físico, fica mais fácil escolher a mochila perfeita para você e organizá-la!

O que levar na mochila?

Para saber o que carregar em uma mochila, leva-se em consideração mais ou menos a mesma coisa que com as malas. O clima dos destinos que serão visitados e o tempo que você ficará neles são dois fatores muito importantes para decidir o que levar e em qual quantidade. Mas, para o mochileiro, menos é mais. Reduzir o volume da bagagem é essencial para não tornar as caminhadas muito cansativas. Nessa hora, é preciso ouvir os conselhos de viajantes mais experientes. Se o seu preparo físico é bom, é recomendado que você carregue ⅓ do seu peso. Porém, se você não está tão acostumado assim com o ato de carregar coisas pesadas, diminua o peso da mochila para ⅕ do seu. Além disso, é preciso ajustá-la bem rente ao seu corpo com ajuda das fitas.

Então, a maior dica é ser bem básico e, ao invés de levar muitas peças de roupa, preencher os espaços com objetos úteis para sua viagem. Canivetes, cadeados, adaptadores de tomada, lanterna e até papel higiênico são itens que você poderá precisar durante a estadia em um outro país.
Veja nesse vídeo alguns itens interessantes para quem vai fazer um mochilão urbano:

Como arrumar a mochila

Com a experiência, cada viajante acaba escolhendo o método que acha mais simples para organizar sua mochila. Se é seu primeiro mochilão e você precisa de ajuda, confira esse esquema.

Como organizar mochila

  • No teto da mochila, é necessário levar um isolante térmico ou uma capa de chuva, para proteger suas coisas durante o mal tempo.
  • Em uma das tampas superiores, leve itens pequenos e de fácil acesso. Esse é o espaço perfeito para GPS, bússola, mapas, pequenos guias e diários de viagem. Esse também é uma área ideal para levar seu dinheiro.
  • Na outra tampa superior, leve itens médios e, também, de fácil acesso. Papel higiênico, lenços, óculos de sol, protetor solar, remédios e alguns produtos para higiene pessoal (como pentes e desodorantes) devem ficar ali.
  • No bolso lateral direito, mantenha itens importantes como lanternas, canivetes, facas, tesouras, isqueiros, fita adesiva e pilhas.
  • No bolso lateral esquerdo, leve alguns alimentos como barrinhas de cereal, frutas, sanduíches e balas.
  • No corpo da mochila, carregue objetos pesados e itens que não serão usados durante a caminhada. Roupas, sapatos, frasqueiras e itens de acampamento ficam nessa área. Acima deles, deixe um casaco corta-chuva para eventuais emergências.
  • No acesso inferior – que é bem difícil de fechar -, deixa as coisas que você raramente precisará. Barracas dobradas, chinelos e roupas molhadas ou sujas podem ficar nessa área.

Outras dicas

  • Em alguma das áreas de fácil acesso, carregue um cantil ou uma garrafa de água.
  • Para que as roupas caibam com mais facilidade, enrole-as depois de dobrar.
  • Para proteger as roupas e os saco de dormir, procure manter itens líquidos bem fechados e em outra área.
  • Se possível, coloque os objetos que podem ser molhados em saquinhos plásticos.
  • Os sacos organizadores a vácuo, sacolas para calçados, porta camisas e porta sutiãs, já mencionados no outro post, também podem ser bem úteis para organizar melhor a mochila.
  • Se você tiver uma bolsa ou mochila auxiliar, guarde nelas o seguro de viagem, os documentos, o seu dinheiro e eletrônicos.
  • Na hora de escolher as toalhas, prefira as super absorventes. Feitas de microfibra, elas são vendidas em lojas de esportes. São ideais porque secam muito mais rápido do que aquelas de algodão.
  • Dependendo do destino, não esqueça de levar protetor ou bloqueador solar e repelentes.

E você, tem alguma dica para os mochileiros? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *