Existe uma vasta gama de lugares incríveis para visitar no mundo todo. Se você tem vício de viagem e quer se aventurar em novas possibilidades, precisa conhecer os Destinos mais populares da África. Opções de turismo não vão faltar.
O maior motivo dessa afirmação, se dá pelo continente africano ser repleto de países e contar com terras extensas e belezas naturais. Além disso, há uma grande variedade de passeios e programas a se fazer por lá.
Quer conhecer um pouco dos Destinos mais populares da África? Continue a leitura deste artigo e anote tudo para não perder nenhuma oportunidade. Vamos lá?
Sumário
Sobre a África
Antes de tudo, é importante conhecer um pouquinha da África.
O continente africano, terceiro maior em extensão territorial, ocupa, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. Com seus mais de um bilhão de habitantes, ele é considerado o segundo mais populoso do mundo.
Além de toda a sua população, a África também é muito conhecida pela pluralidade étnica e cultural. Isso porque, ela consegue contar a história de toda a humanidade. Assim, se você gosta de conhecer as memórias de um lugar, há mais um grande motivo para visitá-la.
Vale dizer que os países africanos estão divididos em duas regiões principais: O norte da África e a África Subsaariana. No entanto, também são distribuídos em:
- África Central
- África Meridional
- África Setentrional
- África Ocidental
- África Oriental
Abaixo, você conhece os 54 países que a compõem:
- África do Sul (Cidade do Cabo);
- Angola (Luanda);
- Argélia (Argel);
- Benin (Porto Novo);
- Botsuana (Gaborone);
- Burquina Faso (Ouagadougou);
- Burundi (Gitega);
- Camarões (Yaoundé);
- Chade (N’djamena);
- Costa do Marfim (Abidjan);
- Djibouti (Djibouti);
- Egito (Cairo)
- Eritreia (Asmara);
- Etiópia (Addis Abeba);
- Gabão (Libreville);
- Gâmbia (Banjul);
- Gana (Acra);
- Guiné (Conacri);
- Guiné-Bissau (Bissau);
- Guiné Equatorial (Malabo);
- Ilhas de Madagascar (Antananarivo);
- Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia);
- Ilha de Comores (Moroni);
- Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé);
- Ilhas Seychelles (Victoria);
- Lesoto (Maseru);
- Libéria (Monróvia);
- Líbia (Trípoli);
- Malaui (Lilongwe);
- Mali (Bamako);
- Marrocos (Rabat);
- Mauritânia (Nouakchott);
- Moçambique (Maputo);
- Namíbia (Windhoek);
- Níger (Niamey);
- Nigéria (Abuja);
- Quênia (Nairobi);
- República Centro-Africana (Bangui);
- República Democrática do Congo (Kinshasa);
- República do Congo (Brazzaville);
- República de Maurício (Port Louis);
- Ruanda (Kigali);
- Senegal (Dacar);
- Serra Leoa (Freetown);
- Somália (Mogadíscio);
- Eswatini (Lobamba);
- Sudão (Cartum);
- Sudão do Sul (Juba);
- Tanzânia (Dodoma);
- Togo (Lomé);
- Tunísia (Tunes);
- Uganda (Kampala);
- Zâmbia (Lusaka);
- Zimbábue (Harare).
É importante destacar que, desses 54 países, 48 são continentais e 6 são insulares.
- Leia também: Destinos mais populares da Ásia
Os Destinos mais populares da África
Agora que destacamos alguns detalhes do continente africano, você, provavelmente, está ainda mais curioso para saber quais são os Destinos mais populares da África. No entanto, é importante dizer que fizemos uma seleção com base nos lugares preferidos de outros turistas.
Isso significa que, não é necessário montar o seu roteiro apenas com as nossas sugestões. Entretanto, se você está com dúvidas, pode apostar sem medo nas opções abaixo, pois são as queridinhas de muita gente.
Começamos pela África do Sul e finalizamos na Tanzânia. Assim, fica claro que alternativas para explorar não faltam. Acompanhe, a seguir, os Destinos mais populares da África e se organize para viajar.
África do Sul
Não poderíamos abrir a nossa seleção dos Destinos mais populares da África sem citarmos a África do Sul, não é mesmo? Isso porque, se trata de um país muito admirado pela sua diversidade de culturas, crenças, raças e também pela sua fauna e flora.
Localizado no sul do continente africano e banhado pelo oceano Atlântico e Índico, o país possui, aproximadamente, 2.800 quilômetros de litoral. As atrações turísticas mais cobiçadas são as belas praias, o ecoturismo e os safáris fotográficos.
O que fazer na África do Sul?
A África do Sul é o país mais desenvolvido da região. Além de ser famoso por suas belezas naturais, também já foi sede da Copa do Mundo. O lugar é, sem dúvida alguma, cheio de opções para agradar aos mais diversos gostos.
Começando pela Cidade do Cabo – Cape Town, um local repleto de praias e bons restaurantes. O indicado é separar, ao menos, 5 dias para conhecer todos os bairros e fazer passeios únicos.
Em Cape Town, você pode visitar os safáris que, inclusive, estão entre os melhores do continente e ainda conhecer parques nacionais e reservar naturais. Ou seja, se você tem interesse em animais selvagens africanos, esse é o melhor lugar para visitar.
Já se você tiver um espírito mais explorador, recomendamos que você conheça as populares “The Cango Caves”, cavernas repletas de grutas misteriosas. Além do cenário cinematográfico, você também terá a sensação de voltar no tempo, por conta das rochas antigas.
Por falar em cenário cinematográfico, não podemos deixar de citar a famosa Rota Jardim, localizada no litoral sul e a Chapman’s Peak Drive, rodovia muito badalada e considerada a mais bonita do mundo. Em ambas, você terá acesso a estradas largas e sem buracos, repletas de paisagens litorâneas.
Já no nordeste do país, você precisa visitar o Parque Nacional Kruger, um dos mais desejados pelos turistas. Isso porque, conta com uma excelente estrutura para viajantes e animais icônicos como elefantes, leões e rinocerontes.
Por fim, a África do Sul também é muito citada pelos seus populares mergulhos com tubarões-brancos. Inclusive, é uma aventura que já ganhou diversos documentários e reportagens pelo mundo.
Egito
Localizado no norte da África, o Egito faz fronteira com Sudão, Líbia, Israel e Faixa de Gaza. O país, banhado pelo Mar Vermelho e Mediterrâneo, tem muitas razões para fazer partes dos Destinos mais populares da África.
Com mais de 100 milhões de habitantes, o Egito só se tornou uma república em 1953, embora sua primeira dinastia tenha sido em 3.100 antes de Cristo. As Grandes Pirâmides é um dos lugares mais famosos do país. Inclusive, são consideradas uma das 7 maravilhas do mundo.
O que fazer no Egito?
Como dito acima, as Grandes Pirâmides, localizadas em Cairo, são as mais buscadas pelos turistas. Embora existam diversas delas, as de Gizé ganham destaque pelo seu tamanho e por continuarem em pé, mesmo tendo sido datadas em 2.700 a.C.
Entretanto, é importante mencionar que não se trata de uma atração gratuita. Além do ingresso para a visitação externa do complexo, é necessário pagar um adicional para conhecer o seu interior.
Mas a exploração do país não para nas Pirâmides, obviamente. Assim, na divisa do Egito com o Sudão, você pode visitar os templos situados em Abu Simbel. Eles também são considerados parada obrigatória dos turistas.
O percurso até os templos tem início às margens do Rio Nilo, ou seja, são 280 km de trajeto passando pelo deserto do Saara. Entretanto, o ideal é buscar por uma agência de turismo ou usar o transporte público para chegar lá. Caso prefira, também é possível alugar um carro para tornar o caminho mais flexível.
Nas paredes do templo, você vai conhecer a história de Ísis, a mãe de Horus. Isso porque, o local foi construído para homenageá-la.
Não podemos esquecer de indicar o passeio pelo Vale dos Reis, um sítio arqueológico, localizado em Luxor. Composto por, aproximadamente, 63 tumbas e construído sob uma montanha rochosa, o local armazena restos mortais de diferentes figuras egípcias famosas e imperadores.
É válido dizer que fazer o passeio por intermédio de uma agência de turismo é o mais indicado. Isso porque, é mais simples de aprender a história do lugar e compreender o seu contexto histórico.
Por fim, o Rio Nilo é outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de Destinos mais populares da África. Assim, você pode realizar cruzeiros por ele, seguindo para o norte ou sul do país. Contudo, a rota mais popular é entre as cidades antigas de Assuã e Luxor, situadas no sul do Egito.
Normalmente, o cruzeiro pelo Rio Nilo pode durar 3 ou 4 noites. No entanto, a rota completa – ida e volta, tem a duração de 7 noites.
Etiópia
Segundo país com maior população da África, a Etiópia conta com mais de 120 milhões de habitantes, sendo um dos países que compõem o conhecido Chifre da África. Embora seja muito lembrada por situações de fome e pobreza, tem recebido muitos incentivos para a melhoria do seu turismo.
Inclusive, é atualmente considerada um dos Destinos mais populares da África, com diferentes hotéis e parques nacionais. Para se ter uma ideia, o Museu Nacional da Etiópia, é muito famoso por seus fósseis admiráveis, com um esqueleto humano mais antigo já encontrado.
O que fazer na Etiópia?
A Etiópia é um país com muita riqueza histórica e cultural. Trata-se de um lugar muito desejado pelos turistas que buscam por beleza natural e pontos atrativos. Inclusive, é o único continente africano que ainda não foi colonizado.
Indicamos que o seu roteiro para a Etiópia seja de, ao menos, dois dias, para conseguir conhecer Adis Abeba, a capital e maior cidade do país. Depois, explore o interior do país, repleto de igrejas, lugares sagrados e cidadezinhas.
Por falar em igrejas, as Escavadas de Lalibela são paradas obrigatórias, combinado? Construídas em grandes rochas, elas estão localizadas há cerca de 700 km da capital do país e contam com um conjunto de 11 igrejas e um mosteiro.
Hoje o local, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, dispõe de lendas bem curiosas. A principal delas é de que foram necessários mais de 20 mil homens para a construção dessas igrejas, e que a obra durou 23 anos. Além disso, a história conta que os homens trabalhavam durante o dia e, enquanto descansavam, eram os anjos que davam segmento ao serviço.
Outra lenda diz que São Jorge fez uma visita ao Rei Lalibela e reclamou que não havia nenhuma igreja em sua homenagem. Por esta razão, o rei mandou que a maior e mais bonita fosse construída para ele.
Ainda em Adis Abeba, você precisa provar a culinária local com os pratos cheios de sabores e temperos diferenciados como o mitmita, o korerima e o berbere. O café etíope também precisa entrar na sua lista devido aos seus tons frutados e florais. Inclusive, é considerado um dos melhores do mundo.
Não se esqueça de visitar os castelos da cidade de Gondar, e conhecer as heranças deixadas desde os tempos que os reinados poderosos dominam o país. Além disso, se deseja voltar ao passado, você deve passar pelas ruínas maciças da antiga cidade de Axum. Elas contam com um grande acervo de túmulos reais e restos de castelos imperiais.
Marrocos
Cenário de novela brasileira, Marrocos, está localizado no Norte da África e conta com cerca de 37 milhões de habitantes. O turismo no país é um dos setores mais importantes, sendo, inclusive, o segundo maior rendimento da economia nacional. Não é à toa que está entre os Destinos mais populares da África.
Em linhas gerais, os pontos turísticos de Marrocos são concentrados na história do país e sua cultura. Os pontos de maior interesse dos visitantes são a Mesquita Hassan II, situada na Casablanca e o Deserto do Saara.
O que fazer no Marrocos?
Marrocos é um destino que costuma deixar os turistas encantados. Isso porque, há diversas atrações especiais, lindos templos, construções milenares, além de toda a beleza natural do lugar.
Começando por Casablanca, famosa por suas deslumbrantes mesquitas, a cidade é cheia de charme e conta com um enorme centro comercial. Inclusive, é considerada uma das principais do país e dispõe de atrações como a Mesquita Hassan II, como dissemos anteriormente. Uma construção com uma torre de 210 metros de altura.
Além disso, você pode conhecer a cidade e encontrar outros pontos turísticos, observando o quanto a cultura marroquina está presente em cada detalhe. Seja nas ruas, vielas ou no estilo de vida de seus habitantes.
Inclua em seu roteiro a Cathédrale du Sacré Coeur, o Royal Palace, o mausoléu Sidi Abderrahman e a torre do relógio Old Medina Clock Tower.
Você também precisa visitar Marrakech, uma das cidades mais conhecidas de Marrocos, muito popular pelo seu turismo. Não é para menos, uma vez que se trata de um lugar belo com construções em tijolos vermelhos. Razão pela qual também é chamada de “cidade vermelha”.
Em Marrakech, é essencial passar pela mesquita mais importante da região, a Mosquée de la Koutoubia. Além disso, não pode deixar o Bab Agnaou de fora, considerado uma das 19 portas da cidade. Inclua na sua lista, também, a praça Jemaa el-Fna, que hoje faz parte do Patrimônio Cultural da Unesco. O tipo de atração que fará com que você se apaixone.
Por fim, não podemos esquecer de Agadir, cidade situada na costa atlântica do sul do país. Por lá, você irá se deparar com atrações turísticas muito conhecidas como os campos de golfe e as praias. Inclusive, indicamos que você desfrute dos bares, cafés e restaurantes da orla e faça um passeio por Casbá, cidade que preserva ruínas da antiga muralha.
E, se deseja fazer compras, o mercado Souk El Had não pode ficar de fora do seu roteiro, combinado?
Leia também: Cidade Azul: tudo sobre Chefchaouen, parada obrigatória em Marrocos!
Tanzânia
Local onde nasceu Freddie Mercury, a Tanzânia está entre os Destinos mais populares da África por inúmeras razões. Composto por 26 regiões, o país, localizado no sudeste do Egito, tem um clima tropical e conta com diversos pontos turísticos.
Um desses principais pontos é o Catarata Kalambo, situado próximo ao lago Tanganica. Porém, além dele, há outros lugares que merecem destaque como o Arquipélago de Zanzibar e o monte Kilimanjaro.
O que fazer na Tanzânia?
A Tanzânia é quem encerra as nossas indicações de Destinos mais populares da África. Com toda a sua elegância, o país dispõe de inúmeras atividades interessantes que, inclusive, acolhe todo o tipo de perfil turístico.
Assim, se você quer aventura, precisa incluir o Parque Serengeti no seu roteiro. Localizado no norte da Tanzânia, a atração oferece tudo aquilo que um aventureiro procura. Começando pelo acesso feito por um pequeno avião monomotor de 12 lugares, ou seja, você vai conhecer diferentes parques de uma única vez.
No entanto, muito mais que o passeio em si, você vive uma experiência única, com milhares de animais selvagens à sua volta. Inclusive, você pode realizar um sobrevoo de balão e conhecer a fauna mais de perto.
Já na ilha de Zanzibar, um dos destinos mais importantes da região, você pode curtir praias paradisíacas e relaxar com um banho de mar. Ainda é possível fazer snorkel, uma atividade muito procurada pelos praticantes de kitesurf, especialmente nos dias mais quentes.
Se você escolher o Zanzibar como o seu destino de férias, também pode realizar outras atividades. Assim, além do banho de mar e do snorkel, é possível nadar com golfinhos, conhecer o santuário das tartarugas e ainda visitar a floresta dos macacos.
Em Arusha, cidade mais turística da Tanzânia, você deve visitar o Monte Kilimanjaro. A exploração pode ocorrer pelas trilhas e ainda subir a enorme e impressionante montanha do local. No entanto, para esse tipo de aventura, é recomendado contar com uma agência de viagens especializada para melhor experiência e segurança.
Por fim, se você está indo a Tanzânia porque ama os elefantes, não pode deixar de visitar o Parque Nacional Tarangire. Lá, você confere o ritmo da imigração desses animais e ainda pode acompanhar dentro do parque. Inclusive, é uma excelente oportunidade de conhecer os animais que habitam nessa região e contemplar o canto dos pássaros.
Tudo pronto para conhecer os Destinos mais populares da África?
E então, tudo pronto para conhecer os Destinos mais populares da África? Até aqui, você percebeu o quanto os passeios são diversos e atendem a todos os tipos de perfil turístico, não é mesmo?
Desde os mais aventureiros, até aqueles que estão atrás de uma viagem mais calma, a África é uma excelente opção. No entanto, vale lembrar que, exatamente pela vasta gama de alternativas, é fundamental preparar o seu roteiro e se organizar.
Isso porque, o ideal é aproveitar cada segundo do passeio e não ficar confuso sobre qual o próximo passo. Inclusive, indicamos, também, que você tenha um diário de viagens para registrar todos os momentos e rever sempre que quiser.
Se você já conhece o continente africano, não esqueça de deixar as suas impressões para ajudar outros viajantes. Lembre- se também de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas conheçam os Destinos mais populares da África.
Boa viagem e até a próxima!
Comentar