• Menu
  • Menu
Torre de Belém em Lisboa

Viagem a Portugal: quais cidades visitar?

Pensando em sua viagem a Portugal? 🙂 O país tem sido um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e isso não é à toa: é o destino mais próximo em localização (fica na pontinha da Europa), tem os melhores preços de hospedagem e alimentação e ainda fala a mesma língua que nós!

Mas, não é por todas essas vantagens que você pode deixar de se organizar! E o primeiro passo é saber para onde ir, especialmente em um país cheio de opções.

Neste post eu vou dar dicas que são pouco faladas sobre Portugal e ajudar você a fazer uma viagem incrível. Confira! 🙂

Escolhendo as cidades: norte ou sul?

Portugal é um país pequeno, apenas um estado do Brasil já tem o tamanho do país inteiro, mas cada cantinho de lá é recheado de história e paisagens. Por isso é preciso escolher bem as cidades e poder aproveitar a experiência por completo!

A rixa entre o norte e o sul do país é uma brincadeira, mas demonstra como as regiões do país tem características próprias.

Para quem vai turistar e não sabe por onde começar o passeio, especialmente quem vai passar poucos dias, minha dica é que você escolha uma das “pontas” de Portugal para conhecer.

Isso é porque combinar as cidades do Norte e do Sul demanda mais dias, mas se você tiver disponibilidade também pode valer a pena! Contextualizando para quem sabe o nome das maiores cidades: Lisboa fica no Sul e Porto fica no norte:

Roteiro Portugal
Fonte: Pinterest

Norte de Portugal

O diferencial da região norte de Portugal — além do sotaque mais carregado — é especialmente o clima, que costuma ser mais frio e chuvoso. Muitas pessoas também comentam que os valores de hospedagem e alimentação do norte são mais baratos!

Foi lá também onde o país nasceu e as cidades mais conhecidas na região são o Porto, Braga, Lamego, Viseu, Guimarães, Vila Real e Viana do Castelo.

Norte de Portugal
Fonte: Pinterest

Sul de Portugal

O Sul é onde fica a capital do país (Lisboa) e as principais regiões de praias, sol e palácios imperiais. Além de Lisboa, a região do Algarve (principalmente Faro e Albufeiras), Setúbal, Estoril, Sintra e Cascais também são bastante conhecidas pelos turistas.

Detalhe: é claro que Lisboa não fica exatamente no Sul de Portugal, mas é considerada assim no meio da brincadeira de disputa entre as regiões.

Sul de Portugal
Fonte: Pinterest

Centro de Portugal

No meio do sul e do norte ainda tem as regiões centro-sul, que contempla de forma mais turística o distrito do Alentejo e as regiões centro-norte que tem como ponto principal as cidades de Coimbra e Aveiro.

Quais cidades visitar em Portugal?

Deu para perceber que são muitas opções, não é? Já citamos acima quais são as principais cidades de cada região e, se a sua ideia é explorar uma delas, já é uma lista super completa para se organizar.

Mas, se você quer fazer um tour completo pelo país, a minha dica é organizar seu roteiro pensando nessas sete cidades:

  1. Lisboa
  2. Sintra
  3. Évora
  4. Aveiro
  5. Coimbra
  6. Porto
  7. Braga

Essas são as principais cidades do país em aspectos históricos e econômicos, além de ter mais atrações turísticas e belezas naturais para você visitar.

O mais interessante é que Portugal tem vários tipos de transporte e vale viajar pelo país de comboio (trem), autocarro (ônibus) ou até alugando um carro. Mas, o transporte pelo país é assunto suficiente para mais uma postagem…

E então, quais são as cidades que você mais tem curiosidade de conhecer em sua viagem a Portugal? Vai explorar tudo ou escolher uma região? Me conta nos comentários e até a próxima!

Leia também: O que fazer em Londres: roteiro de 10 dias para conhecer a capital da Inglaterra!

Liandra Santana

Eu sou daquelas que toparia viajar pra qualquer lugar do mundo. Meus únicos requisitos são: economia, boas fotos e muuuitas memórias! Partiu?

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.