• Menu
  • Menu
Colonia del Sacramento

O que fazer em Colonia del Sacramento: pontos turísticos inesquecíveis

Se você está buscando o que fazer em Colonia del Sacramento, saiba que as opções são muitas! Afinal, essa cidade charmosíssima é um pólo de história, cultura e gastronomia às margens do Rio da Prata.

Nesse post, vamos ajudar você a entender o melhor caminho para chegar nessa cidade turística do Uruguai e quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro.

Vem com a gente para descobrir!

Rio da Prata em Colonia del Sacramento
Pôr do sol sob o Rio da Prata em Colonia del Sacramento (Fonte: Pixabay)

Como chegar em Colonia del Sacramento?

Colonia del Sacramento possui um aeroporto próprio, o que facilita bastante a chegada dos turistas.

Entretanto, os voos para lá podem pesar um pouco mais no bolso, por serem mais escassos. Por isso, você pode optar por ir para um aeroporto próximo e fazer o restante do trajeto por outros meios.

Apesar de ser uma cidade uruguaia, Colonia del Sacramento está mais perto de Buenos Aires. Se você voar até a capital argentina, é só pegar a balsa para atravessar o Rio da Prata. O trajeto dura 2h, mais ou menos.

Também há a opção de descer em Punta del Este, no Uruguai. De lá, são pouco mais de 4h de viagem de carro.

Voando até Montevidéu, por sua vez, o percurso terrestre fica mais curto e gira em torno das 2h30.

O que fazer em Colonia del Sacramento? Atrações imperdíveis

Essas são algumas das atrações preferidas dos turistas em Colonia del Sacramento:

Explorar as vielas do Centro Histórico

O Centro Histórico é a alma e o coração de Colonia del Sacramento. As vielas são estreitas e possuem calçamento original.

As casas são uma mistura de arquitetura colonial portuguesa e espanhola, e são iluminadas por lamparinas à noite. É uma atmosfera incrivelmente aconchegante, que dá a impressão de estar em outros tempos!

O Centro Histórico
O Centro Histórico é recheado de construções restauradas (Fonte: Unsplash)

Aproveite para visitar os fortes da região e passear pela Calle de Los Suspiros. Lá, você pode fantasiar sobre as duas lendas que tentam contar a história do lugar.

Alguns dizem que os “suspiros” eram de tristeza, emitidos por condenados à morte que eram levados até o rio para serem fuzilados.

Outros, que eram gemidos de marinheiros que habitavam os prostíbulos da região.

Criar sua própria rota de museus

Por si só, os museus poderiam ter uma lista inteira sobre o que fazer em Colonia del Sacramento! Inclusive, são tantos que você vai ter que criar seu próprio itinerário.

Abaixo, trouxemos alguns dos mais populares para você tirar suas próprias conclusões:

Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo

O mais antigo e popular museu de Colonia del Sacramento foi inaugurado em 1951. Ele abriga objetos dos variados habitantes da região, desde a pré-história até o século XX.

Museu Espanhol

Traz um acervo com objetos das primeiras famílias espanholas que vieram para Colonia del Sacramento, lá pela década de 1970. Era onde morava o general Juan del Aguila, que também tinha um comércio na casa.

Museu Português

Como diz o nome, possui itens e mobílias dos habitantes portugueses de Colonia del Sacramento. Fica em uma linda casa de pedra do século XVIII, uma atração por si só.

Museu de Coleções Arenas

O museu mais inusitado de Colonia del Sacramento traz uma coleção de quinquilharias. Isso mesmo que você leu: tem porta-copos, latas, cinzeiros, chaveiros e outras miudezas. Alguns dos conjuntos estão no Guinness Book como os maiores do mundo.

Museu do Azulejo

Claro que as principais atrações deste museu são os azulejos franceses, espanhóis e uruguaios. Mas a própria casa já é uma atração, pois conserva paredes e assoalhos originais e totalmente restaurados.

Museu Indígena Roberto Banchero

Este museu conta a história dos povos indígenas que habitavam a região antes da colonização através de objetos do dia a dia, como instrumentos de cerâmica e caça.

Museu e Arquivo Histórico Regional

É o museu que abriga a história geral de Colonia del Sacramento, com documentos e objetos do Centro Histórico. Fica em uma casa portuguesa com assoalho, muro e paredes originais do século XVIII.

Subir no farol para observar a vista

O Farol de Colonia del Sacramento fica próximo ao Rio da Prata e se estende, imponente, com vista de qualquer lugar da cidade.

Farol de Colonia del Sacramento
Topo do farol de Colonia del Sacramento (Fonte: Unsplash)

Entretanto, a paisagem lá de cima pode ser ainda mais linda! Durante a noite, é possível vislumbrar as luzes de Buenos Aires do outro lado das águas.

Desde o século XIX, o farol auxilia barcos a navegarem pela região. É preciso comprar um ingresso para subir, mas de valor simbólico.

Sair do centro para visitar a Plaza de Toros del Real San Carlos

A Plaza de Toros del Real San Carlos é um anfiteatro de 1910, mas que só funcionou por 2 anos. Afinal, as touradas foram proibidas nacionalmente no Uruguai logo após a construção.

Fica um pouco longe do centro, mas é uma opção válida para conhecer os arredores de Colonia del Sacramento.

Infelizmente, não é possível acessar a área do anfiteatro devido às más condições da estrutura. Mas, mesmo de fora, já rende boas fotos e um ótimo passeio!

Basílica del Santísimo Sacramento

Você sabia que a igreja mais antiga de todo o Uruguai fica em Colonia del Sacramento? A Basílica do Santíssimo Sancramento foi construída em 1680.

Entretanto, passou por várias restaurações devido às disputas de domínio colonial da região.

A igreja é de arquitetura simples, que reflete o estilo rústico da época. Em meio aos conflitos, o prédio era usado para abrigar cidadãos que eram pegos no fogo cruzado.

Basílica do Santíssimo Sacramento

Estenda sua viagem pela América do Sul

Muitas vezes, os destinos da América do Sul passam despercebidos pelos viajantes por estarem pertinho do Brasil.

Mas eles não perdem em nada para outros continentes quando o assunto é arquitetura, cultura, história e belezas naturais!

Por isso, conte conosco para montar seu roteiro com as melhores atrações. Se estiver buscando economizar, uma dica é visitar lugares baratos na América do Sul!

Isadora

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.