• Menu
  • Menu
Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, iluminado pelo sol em um dia de verão

São Francisco de Paula: pontos turísticos, hotéis e pousadas

São Francisco de Paula é única e cheia de encantos. Localizada a uma hora de Gramado e Canela, a pequena cidade tem um charme pitoresco que faz o turista se desconectar do agito das grandes metrópoles.

A visita é a oportunidade perfeita para abandonar o ritmo frenético do dia a dia urbano, sentir os pulmões encherem com o ar fresco da Serra Gaúcha e apreciar momentos de uma vida mais simples.

E claro que também não faltam hospedagens e atrações para relaxar, comer bem e se divertir! Veja nosso guia de pontos turísticos, hotéis e pousadas para descobrir.

O que fazer em São Francisco de Paula: 5 pontos turísticos

Grande parte dos visitantes da Serra Gaúcha são adeptos do ecoturismo, mas a cidade também possui restaurantes e outras atrações para curtir o centro da cidade.

Abaixo, trouxemos o que não pode faltar no seu roteiro:

1. Lago São Bernardo

Essa atração é muito acessível, já que fica bem pertinho do centro de São Chico e tem bastante lugar para estacionar nas redondezas.

Também existem muitas pousadas ali por perto, se você quiser se hospedar por lá. E a verdade é que você vai se sentir em um cenário de filme no Lago São Bernardo!

O Hotel Cavalinho Branco fica ao final da clareira e se impõe em branco em meio ao verde. Entretanto, o verdadeiro espetáculo é a vista ao redor, onde as águas turvas refletem as cores das árvores que cercam o lago.

Vale programar a visita no outono para ver as folhas amarelas, vermelhas e laranjas colorirem a paisagem. Também não deixe de alugar o pedalinho, que custa em média R$ 20 por 30 minutos, e conheça os 4 cantos do lago de pertinho

2. Parque das 8 Cachoeiras

Bem do ladinho do Lago São Bernardo, você também encontra esse parque. Dá até para combinar de ver as duas atrações em um dia, ou se hospedar por lá mesmo, nas pousadas ou no camping!

O único problema: quem é amante das trilhas não vai querer ir embora do Parque das 8 Cachoeiras.

No total, são 4 caminhos possíveis para percorrer a extensão da área preservada e conhecer todas as quedas d’água.

A distância e o nível de dificuldade são diferentes em cada uma das rotas. Por isso, dê uma pesquisada para escolher por onde você vai ficar.

Ou capriche no condicionamento físico e separe dois dias para visitar todas as atrações com calma!

3. Livraria Miragem

Quando você conhece a Livraria Miragem, é como se entrasse em uma fenda no tempo e voltasse para o passado.

Esse oásis literário é abrigado em um prédio de 3 andares na Av. Júlio de Castilhos, a principal via de São Francisco de Paula. E não precisa nem saber o endereço: quando você se deparar com a esquina da Livraria Miragem, vai reconhecer mesmo se nunca tiver visto.

Lá dentro, você encontra uma infinidade de livros novos e antigos, presentes, obras de arte, revistas, itens de decoração e muito mais.

Vale gastar umas horinhas imerso no silêncio do ambiente para observar todos os objetos com calma.

4. Reserva Ecológica Terra do Sempre

Outra opção para os trilheiros! A Reserva Ecológica Terra do Sempre brinca com a “cidade natal” de Peter Pan e tem duas opções de trilhas que passam por 11 atrações naturais, entre cachoeiras, cascatas e cabeceiras.

Para passar o dia, você encontra infraestrutura básica como churrasqueiras e banheiros

E ainda tem uma pousada muito charmosa para quem quiser se hospedar em meio à Mata Atlântica!

5. Templo Budista de Três Coroas

O Templo de Khadro Ling não é exatamente em São Francisco de Paula, mas fica tão pertinho que vale muito a pena incluir no roteiro! Ele está localizado a 22 km da cidade e é facilmente acessível pela RS-020.

Você vai se encantar com as cores radiantes que adornam os prédios e outras estruturas do Templo.

Durante a visita, mantenha o silêncio para contemplar o ambiente e absorver toda a energia que ele tem a oferecer.

Onde ficar em São Francisco de Paula: 5 hotéis e pousadas

Assim como outros destinos da Serra Gaúcha, São Chico é cheia de hotéis sofisticados e pousadas charmosas que combinam com o ar invernal da região.

Para ajudá-lo a decidir onde ficar, trouxemos as hospedagens mais amadas pelos turistas:

1. Hotel Cavalinho Branco

Este hotel fica em um imponente edifício em frente a um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco de Paula: o Lago São Bernardo. Outras atrações bastante populares, como o Parque das 8 Cachoeiras, também ficam nas redondezas.

Tente se hospedar em um apartamento com vista para o lago para aproveitar a paisagem ao máximo.

​​Todos os quartos do Hotel Cavalinho Branco possuem ar-condicionado, wi-fi e TV. Além disso, a reserva inclui café da manhã e acesso a salas de reunião, TV, jogos e descanso. Também há um restaurante para almoçar e jantar no hotel.

2. Hotel Village da Serra

O Village da Serra é um hotel na área central de São Chico. Ele fica em uma das pontas da avenida principal, junto à entrada norte da cidade.

Para quem tem integrantes peludos na família, é uma das poucas opções de hospedagem pet-friendly.

Uma grande sacada é que o hotel possui aquecimento em todos os ambientes. Acredite — você vai precisar se visitar São Francisco de Paula nos dias mais frios do inverno! Também há opções de apartamento com lareira e banheira.

O café da manhã está incluído na tarifa, e ainda existe um restaurante para quem quer experimentar mais da culinária serrana.

3. Pousada dos Cataventos

A Pousada dos Cataventos fica em uma casa de madeira charmosíssima nos arredores de São Francisco de Paula.

A paisagem é marcada pelas araucárias que dominam a área de 2,5 hectares da pousada. Lá, você encontra espaço para trilhas e caminhadas, um pequeno lago e um bosque para fazer piqueniques.

Uma ótima opção para quem não se importa de ficar um pouco mais longe das principais atrações para aproveitar a imersão na natureza.

4. Parador Hampel

O Parador Hampel também fica afastado de São Chico, mas não perde em nada para outras hospedagens mais centrais.

As acomodações variam entre chalés, studios e suítes. Todas incluem TV, secador, wi-fi, aquecedor e edredons de lã. Tem até Netflix para assistir aquele filminho antes de dormir!

O hotel também possui restaurante próprio, liderado pelo Chef Marcos Livi. A propriedade ainda conta com um lago e trilhas que levam a três cachoeiras.

5. Pousada do Engenho

Não há lugar mais romântico em São Francisco de Paula do que a Pousada do Engenho! Essa hospedagem foi pensada para proporcionar uma experiência única a casais que querem comemorar uma data especial ou somente escapar da rotina por um final de semana.

São 15 cabanas, sendo que cada uma tem uma proposta diferente de decoração.

A infraestrutura também é super completa, com restaurante, opções de passeios e até um centro de lazer com salão de jogos e eventos, cafeteria, piscina e mini-spa.

São Chico está esperando por você

Garanto que você já está se coçando para marcar a viagem para São Francisco de Paula! Afinal, o charme dessa região encanta qualquer um mesmo por foto, não é mesmo?

E atenção: se for até lá, não deixe de considerar incluir outras cidades no seu roteiro! Em Cambará do Sul, estão os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, duas joias naturais do estado do Rio Grande do Sul.

Ah, e ainda tem o Vale dos Vinhedos, uma região conhecida como Toscana Brasileira que abriga tradições italianas como a fabricação de alguns dos melhores vinhos do mundo.

Seja quais forem as suas preferências, saiba que a Serra Gaúcha tem atrações para todos os tipos de visitante 🙂

Isadora

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 comentário