• Menu
  • Menu
Edimburgo

O que fazer em Edimburgo: roteiro de 3 dias na capital da Escócia

Se você está planejando conhecer a Inglaterra, que tal estender a viagem até a Escócia? O acesso a partir de Londres é fácil e tem muito o que fazer em Edimburgo, a capital do país! 

Edimburgo é uma cidade compacta comparada a outras capitais, sendo que os principais pontos turísticos ficam relativamente perto uns dos outros.

Isso quer dizer que você pode conhecer muito da cidade em apenas 3 dias. Separei um roteiro com as atrações que você não pode deixar de ver em Edimburgo. Vem conferir!

1 – Old Town, The Royal Mile e Castelo de Edimburgo

Old Town

A maior parte dos pontos turísticos e das atrações mais interessantes para fazer em Edimburgo fica na região de Old Town, que corresponde ao antigo centro da cidade.

É onde fica a Princess Street, uma longa avenida que atravessa o bairro com praças, músicos de rua e construções imponentes.

Na Princess Street você também encontra lojas de grandes marcas, ótimas para fazer compras a preços baixos, e cafés onde você pode parar e descansar.

Subindo a rua The Mound, você chega ao Castelo de Edimburgo, que fica em cima de uma colina (Castle Rock). A construção que serviu de fortaleza para a capital escocesa é hoje a principal atração turística da cidade.

Ainda nos arredores do Castelo de Edimburgo, você vê mais da história e arquitetura da Old Town na avenida Royal Mile. Lá você encontra bares, pubs e casas que oferecem verdadeiras experiências locais de acordo com as tradições e culinária escocesa.

2 – Calton Hill, Arthur’s Seat e Monumento Nacional

Calton Hill

Um pouquinho afastado de Old Town, também tem bastante o que fazer em Edimburgo na região de Calton Hill.

Separe um dia só para conhecê-la, porque Calton Hill fica em uma colina fora do centro da cidade, então é preciso caminhar bastante ou pegar um meio de transporte alternativo.

No alto da colina você vai encontrar monumentos importantes do país, alguns inclusive considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Um dos mais impressionantes é o Monumento Nacional da Escócia: uma enorme acrópole construída em homenagem aos soldados mortos nas guerras napoleônicas.

A vista a partir de Calton Hill já é incrível. Mas se você quer ter uma visão ainda mais privilegiada de toda Edimburgo, Arthur’s Seat é o lugar certo. Trata-se do ponto mais alto dentre as colinas da cidade, tendo origem em um vulcão extinto.

Existem linhas de ônibus, táxis e transportes de aplicativo que chegam lá, mas a maioria dos turistas fazem a subida a pé. No meio do caminho, você pode conferir ainda o Palácio de Holyrood, antiga residência de reis e rainhas da Escócia.

3 – Catedral de St Giles, Museu Nacional da Escócia e Cemitério Greyfriars

No terceiro e último dia, o que você não pode deixar de fazer em Edimburgo é conhecer o Museu Nacional da Escócia e a Catedral de St Giles — o mais importante templo dedicado ao santo padroeiro da cidade.

E se você é fã da saga de livros Harry Potter, vou dar a dica de duas parada imperdíveis em Edimburgo!

Elephant House, o pub onde a autora J.K. Rowling escreveu os primeiros esboços da história de bruxaria que ficou famosa mundialmente nos anos 2000; e o túmulo com o nome grafado que inspirou o personagem Tom Riddle (Voldemort) no Cemitério Greyfriars.

*Dica extra! Não deixe de passar também na Victoria Street. Você vai reconhecer a inspiração do Beco Diagonal, um dos cenários mais famosos dos filmes do bruxo!

Conclusão

O que você achou das dicas sobre o que fazer em Edimburgo em três dias? Pronto para embarcar nesta viagem?

Veja também o que fazer em Londres neste outro conteúdo aqui no Guia Viajar e programe as férias inesquecíveis no Reino Unido!

Júlia Burg

Jornalista em aventura no marketing digital, redatora de conteúdo e viajante nas horas vagas. Morei um ano e alguns meses em Londres, capital da Inglaterra, e conheci uma porção de lugares incríveis. Agora quero dividir todas as minhas experiências com vocês! :)

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.