• Menu
  • Menu
Waitomo Caves

Waitomo Caves: ponto turístico na Nova Zelândia

Já imaginou entrar em uma caverna de verdade? As colinas verdes de Waitomo, na Nova Zelândia, escondem cavernas e rios subterrâneos. Descubra o que há para explorar neste ponto turístico inusitado e como chegar até lá com as dicas do Guia Viajar.

O que são Waitomo Caves?

Caves (em inglês) significa caverna. As Cavernas de Waitomo, portanto, ficam na Ilha Norte da Nova Zelândia e é um destino pouco comum, mas muito interessante. O local atrai muitos turistas justamente por conta da formação de cavernas que há na região.

É legal saber que as cavernas foram formadas de forma natural, através de correntes subterrâneas que passavam pelo calcário macio durante milhares de anos. São diversos formatos de rochas formados dentro das caverna!

Cavernas que brilham?

Um dos maiores atrativos são as paredes: há galáxias de vaga-lumes/vermes nativos, encontrados apenas naquela região. Ao olhar, parece que é um céu estrelado dentro da caverna.

Caverna brilhante
Fonte: Pinterest

Alguns chamam de vaga-lumes, mas na verdade são uma espécie de vermes chamada de glowworms. Eles têm formato de colar de pérolas e justamente porque ficam pendurados nas paredes e no teto dão este efeito bonito.

Mas ah, os vermes não estão presentes em todos os salões. No passeio também é importante aproveitar a observação das formações geológicas e rochosas, que são super interessantes.

Para quem se interessa especificamente pelos animaizinhos, vale citar que eles também existem em outras regiões da Nova Zelândia. Independentemente de onde, com certeza é uma experiência única que explica porque o local é chamado de “cavernas que brilham”!

O que ver na região?

O principal conjunto de cavernas é o Waitomo Glowworm Caves, mas há também a Ruakuri Cave e a Aranui Cave. O mais legal é que há uma boa infraestrutura para receber turistas, não sendo necessário um guia, pois há bastante informação no local.

Turistas em Waitomo Caves
Fonte: Wikipedia

De qualquer forma, há diversos pacotes turísticos interessantes para aproveitar o passeio nas Waitomo Caves, mas não é preciso mais que um dia para ver tudo. Também não indicamos que você passe a noite na cidade, pois as opções são limitadas e não valem a pena.

Vale citar um detalhe muito importante: dentro das cavernas as fotografias não são permitidas. A luz não faz mal aos vermes brilhantes, mas atrapalha a visualização deles. Pensando numa melhor experiência de observação, o ideal é que o lugar esteja bem escuro.

Como visitar as Waitomo Caves?

Por último, vamos para a parte prática: a região de Waitomo fica a 195 quilômetros de Auckland e a 100 quilômetros de Matamata.

Vale a pena reservar um dia do roteiro na Nova Zelândia para quem está passando por cidades próximas ou para quem gosta especialmente de aventuras na natureza.

Chegando no local, é possível visitar as cavernas através de caminhadas ou de barco. E ah, para quem gosta de passeios radicais, também há a opção de fazer rapel, rafting ou tirolesa por lá!

Incrível, não é? Agora é só planejar a viagem para visitar as Waitomo Caves! Confira mais conteúdos do Guia Viajar para preparar tudo. Boa viagem!

Guia Viajar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *